02 fevereiro, 2014

Desenhista, você é jovem ainda?

Chaves
Cena do seriado Chaves / Episódio: Uma aula de canto
Pode ser que você já esteja relacionando o título desta postagem com a idade do corpo não é mesmo? Ou ainda, para quem já é “velho”, poderá encarar esse tema com preconceito, por associá-lo com ingenuidade ou criancice, principalmente para aqueles que possuem mais idade. Bem, vou aos poucos explicar onde quero chegar.
É fato que à medida que vamos crescendo, vamos amadurecendo, largando alguns hábitos para começar a se adaptar ao mundo dos adultos; assim vamos adquirindo responsabilidades, ocupando-se de tarefas que demandam uma postura mais firme. Além disso, as circunstâncias que nos circundam vão nos forçando a se adequar aos padrões dos adultos; que muita das vezes, por falta de reflexão ou até consciência, começa a inibir alguns valores dos quais cultivamos durante a infância e até da adolescência.
Existem algumas coisas que realmente nos prejudicam, das quais vamos aos poucos, nos libertando, como alguns medos, apatia, timidez, o egocentrismo, dispersão, entre outras coisas; mas, há também alguns valores que muita das vezes são tachados de criancices e que pela falta de estimularmos vão caindo no esquecimento. É durante a transição de criança para adolescente ou até de adolescente para adulto que muita gente tende a deixar de lado a sua identidade para ser aceito em um grupo.  Seja para se integrar ao mundo dos adultos ou mesmo para ser aceito dentro de uma “tribo” (grupo formado por adolescentes), muitos valores passam a ficar de lado. O que muitos não se dão conta, é que estes valores são fundamentais ao nosso desenvolvimento, se distanciamos deles, vamos ficando rígidos, ranzinzas; o que com certeza fecham inúmeras portas na nossa vida, diminuindo as chances de vivermos ainda mais felizes.

Os valores dos jovens

Vou começar citando a própria curiosidade que manifesta muito cedo em nós. Ela desperta um incessante desejo de saber e buscar a verdade, seja conhecendo objetos, o nosso entorno e principalmente o porque das coisas, nos fazendo incessantemente buscar respostas; como até o próprio Leonardo da Vinci defendia.
Os sonhos também são uma grande característica que se aflora em nós desde cedo, e que cumprem um papel fundamental em nossas vidas, já que através deles, passamos a ter um propósito de vida, e assim dar sentido no porque caminhar, no porque lutar. As crianças e os adolescentes são grandes sonhadores.
Imaginação é uma das coisas mais importantes das quais estimulamos durante a infância; com ela tudo que era simples podia se tornar algo grandioso e funcional; seja uma cadeira que virava carro, um lençol apoiado sobre cadeiras que formava uma cabana, etc.
A pureza é outra coisa valiosa nas crianças. Crianças não guardam raiva por muito tempo, e  ainda enxergarem graça em coisas simples (porque veem o que está por detrás da aparência). Já viu que as vezes uma criança se contenta mais brincar com apenas uma garrafa pet do que um brinquedo eletrônico caro?
Os adolescentes geralmente se identificam com os ideais, e logo se incomodam com injustiças e as falhas do sistema; assim querem logo lutar por aquilo que sonham e acreditam, buscando assim viver os seus ideais.

O que isso tem a ver com os desenhistas?

Tudo! Desenhistas precisam exercitar sua imaginação para desenhar e criar seus personagens (tem muita gente que mal consegue mentalizar uma cor ou forma em suas mentes). Precisam ser curiosos para poder buscar novas técnicas, investigar o que há por trás de cada estilo, de cada material ou mesmo a cor; precisam sempre vislumbrar  o conhecimento sem achar que chegou no topo. Há que acreditar em seus sonhos, esforçando para que um dia eles se tornem realidade. Com pureza poderão ser mais autênticos, fazendo-os enxergar e curtir os valores que o desenho pode oferecer, como as virtudes; algo que está para além do que as pessoas comumente dão valor (a fama e o dinheiro). Com sua arte poderão defender e expressar seus ideias, um meio de transmitir através da sua arte o seu protesto, a sua mensagem.
Quem já viu algumas imagens dos estúdios de animação da Disney, deve ter achado engraçado o modo que os desenhistas agiam durante a criação das animações, já que as expressões e poses que os artistas fazem para encontrar o traço certo pode fugir da seriedade que grande parte das pessoas comuns costumam levar a vida, seja no trabalho ou em casa. Se fossem muito “certinhos”, com certeza não encontrariam os elementos necessários para realizar o grande trabalho que realizaram.
Mickey e Walt Disney
Todo este sucesso se deve em grande parte a Walt Disney. Se você observar cada desenho animado dos estúdios Disney, irá perceber como cada detalhe foi minuciosamente inserido com base a linguagem dos jovens, com princípios extremamente valorizados e preservados pelo mestre.

Conclusão

Seja velho ou jovem, o fato é que há pessoas que já ficaram velhas; afinal deixaram morrer dentro de si os valores; portanto, independente da idade, busque sempre olhar para dentro de si para resgatar o espírito jovem que mora dentro de você. Deste modo, ainda que a velhice do corpo chegue, não irá abalar os seus anseios, os seus sonhos e assim você caminhará feliz. Por sorte nossa, grande parte dos desenhistas possuem este espírito jovem, mesmo sendo velhos no corpo, continuam expressando este valores; seja em seu modo de trabalho, no seu desenho, na sua animação, em seus quadrinhos, ou em qualquer outro tipo de arte que o faça. Para aqueles que ficaram velhos, procurem olhar para dentro de si, e assim trazer de volta tudo aquilo que um dia o fez ser verdadeiramente jovem de espírito.
Para finalizar esta postagem, vou deixar alguns trechos da música eterno seriado do Chaves, tem tudo a ver com esta postagem…

“Se você é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda,
Amanhã velho será, velho será, velho será!
A menos que o coração, que o coração sustente
A juventude, que nunca morrerá!

Existem jovens de oitenta e tantos anos,
E também velhos de apenas vinte e seis.
Porque velhice não significa nada,
E a juventude volta sempre outra vez!”

“E você é tão jovem quanto sente
Pode apostar: é jovem pra valer
E velho é quem perde a pureza
E também é quem deixa de aprender!

Não diga não à vida que te espera,
Pra festejar a alegria de viver,
Pra agradecer a luz do seu caminho,
E você vai com isso entender!”



Para: <
 ​SulinhaCidad3
>

--