27 dezembro, 2013

Pawel Kuczynski e suas ilustrações geniais by Lucas Lucena Sonda


Detentor de diversos prêmios internacionais, incluindo um Eryk da Associação de Cartunistas Poloneses, o ilustrador Pawel Kuczynski pode ser considerado um célebre artista contemporâneo. Notadamente, sua capacidade de carregar uma única imagem com tamanha crítica social faz dele referência mundial no ativismo artístico.
Natural da Polônia e com graduação em Ciências Artísticas pela Academia de Belas Artes de Poznam, Pawel é reconhecido por combinar elementos econômicos, sociais, culturais e políticos em belíssimas gravuras, alcançando, repetidas vezes, participação em publicações críticas ao redor do mundo.
Preocupado com a alienação proveniente das redes sociais, constatou-se uma série de ilustrações voltadas a essa temática nos últimos meses, sem, de forma alguma, ter abandonado as demais críticas que se propõe a realizar. Vejamos, abaixo esse trabalho genial:
Facebook alvo de críticas
A hipocrisia política
A exploração econômica e a faceta podre capitalista
O falso moralismo e a desolação social
A partir do teor presente nas imagens acima, vemos uma clara repulsa ao modelo exploratório proposto pelo capitalismo: o esgotamento do trabalhador; o abuso ambiental; os discursos democráticos recheados de falsas promessas; as viseiras que as redes sociais nos impõem e, finalmente, as práticas sociais individualistas. Pawel é um crítico da humanidade, um crítico dos costumes, um inconformado que renuiu na expressão de sua arte a indignação.

Site oficial do artista: http://pawelkuczynski.com/index.php