Símbolo da independência do Brasil, o Museu do Ipiranga vai passar o primeiro sete de setembro fechado desde que foi inaugurado, há quase 120 anos. Visitar o grande acervo com obras que retratam a história do país só será possível em 2022. O museu fechou em agosto para a maior reforma já feita no local e só vai reabrir daqui a oito anos. É muito tempo.
Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), no início do século XIX, e a instituição do Império do Brasil (1822-1889), no mesmo ano. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembrode 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente do Brasil, entãoD. Pedro de Alcântara de Bragança (futuro imperador Dom Pedro I do Brasil), terá bradado perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!". Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores em nossos dias.
A moderna historiografia em história do Brasil remete o início do processo de independência àtransferência da corte portuguesa para o Brasil, no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808.
Transferência da corte portuguesa para o Brasil, em 27 de novembro de 1807.Gravura de Henri l'Évêque (1768-1845).
Independência do Brasil: óleo sobre tela por François-René Moreaux (Museu Imperial de Petrópolis). Foi executado em 1844, a pedido do Senado Imperial.
Príncipe Pedro (direita) ordena o oficial português Jorge Avilez(esquerda) retornar a Portugal após sua rebelião malsucedida. José Bonifácio (em roupas civis) pode ser visto ao lado do príncipe.


Arte / Cultura / Educação!!!
