23 setembro, 2013

Conceitos básicos para eliminar seu preconceito (fácil de ser compreendido por crianças a partir de 6 anos) via Adriana Pasquinelli

Adriana Pasquinelli
Adriana Pasquinelli compartilhou a foto de Ação Cidadão do Bem - Corrente do Bem.


Conceitos básicos para eliminar seu preconceito (fácil de ser compreendido por crianças a partir de 6 anos)


- Preconceito é um defeito. Jamais será visto como uma qualidade e apenas denota ignorância (falta de conhecimento) naquele que o possui. 

- Todos os seres humanos, absolutamente todos são diferentes. Mesmo gêmeos univitelinos são diferentes em algum nível, quer moral, físico ou emocional. Se fôssemos discriminar todos que são diferentes de nós, teríamos que viver isolados numa ilha.

- Ninguém é 100% homem ou 100% mulher. Todas as mulheres tem elementos masculinos e todos os homens tem elementos femininos.

- Gênero é algo que trazemos de nascença e não uma escolha, homens, mulheres, homossexuais, transexuais nascem assim, e isso faz parte da diversidade que somos. Isso já foi provado cientificamente e com certeza a 3000 anos ninguém tinha tais conhecimentos científicos. O humanidade evolui, as religiões deveriam seguir o mesmo exemplo.

- Todos somos deficientes em algum nível. Não é porque sua deficiência não é visível num primeiro olhar que deixa de ser deficiência. A pior que encontrei até hoje inclusive é deficiência de caráter, a qual só detectamos depois de certo convívio com a pessoa.

- Cor de pele indica somente a quantidade de melanina da pele. Características físicas como olhos, cabelos, traços de rosto e corpo são dados conforme a região de origem e determinados pelo clima, pelas necessidades de adaptação dos moradores daquela região para sua melhor adaptação e sobrevivência. A miscigenação no Brasil torna quase impossível dizer que alguém é 100% negro, 100% branco ou 100% amarelo. Por esse motivo, racismo no Brasil é uma piada de extremo mal gosto.

- Se em sua forma de pensar, ao falar de uma pessoa, você começa determinando quem ela é por sua aparência externa, por seu gênero, por sua deficiência visível, crença ou condição social, você é preconceituoso.

- O ser humano troca em média pelo menos três vezes de crença em sua vida. Isso se deve ao grau de maturidade, de experiências e conhecimento que vai adquirindo ao longo de sua existência. Muitas pessoas que se dizem católicas por exemplo, acreditam na vida após a morte e em espíritos. Ao discriminar uma religião por não ser a sua atualmente mostra somente sua falta de maturidade e sabedoria, já que amanhã, aquela religião discriminada por você pode ser sua futura crença.

- A mídia utiliza de vários recursos para perpetuar determinados preconceitos. Sabemos que a mídia manipula com a intenção de garantir o poder de grupos específicos. Esse grupos tem interesses de manter o seu poder econômico e de dominação. Somos programados pela mídia para fazermos exatamente o que esse grupo quer, portanto, toda vez que você concorda com algo que vê em algum programa ou comercial, você está sendo manipulado para manter o poder somente desse grupo. Tenha certeza de que você não se beneficiará com isso.

- Tudo o que temos em nossa sociedade hoje são convenções sociais e sua maioria foi formada por esses mesmos grupos para manter seu poder econômico e político sobre a maioria da população. Forma de viver que você acha normal e natural foram na verdade, pré-estabelecidos por esses grupos. Deixe de ser manipulado, pense por si mesmo, faça aquilo que beneficia a você e à todas as pessoas, absolutamente TODAS e não o que querem que você faça. 

- O conceito de bem e mal é muito mais simples do que se imagina e não precisa ser estabelecido por nenhuma religião complexa e livros sagrados. Se sua ação, suas palavras, seu modo de pensar prejudicam outras pessoas, isso é um mal. Se ao contrário, sua forma de pensar, agir e falar beneficiará a você e a todas as pessoas, mesmo que num primeiro momento elas acharem que é um mal, por suas convenções sociais e manipulações mentais que sofreram durante toda a sua vida, o que você está fazendo é um bem. O preconceito é uma prova de inferioridade, lutar contra o preconceito é obrigação de todos. Mesmo que alguns grupos se recintam num primeiro momento por terem que eliminar seus preconceitos e sair de seu estado mental letárgico e confortável, no futuro o fim do preconceito será responsável pela paz em todo o planeta. Não pode haver bem maior que esse.

Adriana Pasquinelli

O preconceito é uma prova de inferioridade. O combate ao preconceito é obrigação de todos!

Por um Brasil totalmente LAICO apoie essa ideia:

A favor da PL 122, contra discriminação da homofobia, deficiência física e idosos:PL 122: http://www.avaaz.org/po/homofobia_nao/




 Arte / Cultura / Educação !!!