04 agosto, 2013

Beasts of Burden – Animal Rites


Se um conto de terror tem o objetivo de assustar e causar medo, fazer o leitor rir pode ser considerado um grande fracasso. Histórias de terror em quadrinhos são feitas com frequência, mas isso não quer dizer que elas alcancem seu o objetivo primário.
Diferente dos filmes – que contam com auxílio visual e auditivo -, o “susto” nas HQs – tal qual na literatura – é dificilmente provocado. Eu mesmo não consigo me recordar de nenhuma história de terror que tenha me assustado. E o objetivo dos artistas de terror é provocar medo.
Beasts of Burden é uma história de terror que alcança o objetivo. Usando cachorrinhos. Sério. Em 2003 o editor Scott Allie pediu que o autor Evan Dorkins escrevesse um pequeno conto a ser publicado em uma das antologias de terror da Editora Dark Horse. Surgia ali, mesmo sem o nome, Beasts of Burden.
As histórias giram em torno de um grupo de animais domésticos de Burden Hill, cidadezinha de subúrbio americana que, tal qual Tóquio nos filmes de monstro, torna-se alvo de uma série de ataques sobrenaturais. Os cachorros (e um gato de rua) se veem forçados a combater tais ameaças invisíveis aos seus donos.
A arte é belíssima. Jill Thompson, que desenhou e pintou as histórias, passou um tempo considerável pesquisando os animais. É importante notar que trata-se de uma história com cachorros, então não se pude usar do auxilio de gestos nem expressões faciais comuns aos humanos. Desenvolver uma história em que os personagens tornem-se figuras reconhecíveis, desenvolvam personalidades e cativem o leitor é uma tarefa árdua.
Os dois primeiros contos servem para apresentar os personagens e situações que ocorrem na cidade. A terceira história curta, Let Sleeping Dogs Lie, provoca arrepios. Começando com um “verso canino”, os personagens enterram um cão vira-latas atropelado numa rodovia. Uma cena que beira ao gore. E se desesperam quando descobrem que ele saiu de sua cova.
Outra história que me deixou com medo foi Lost. Já famosos na cidade como os “novos detetives sobrenaturais”, os cães atendem um chamado de uma mãe que alega que seus filhotes foram roubados. A história é triste do começo ao fim. E, devo admitir, assustadora.
Angariando fãs famosos como Neil GaimanEric Powell e Mike MignolaBeasts of Burden te provoca a sair do lugar-comum e divertir-se na viagem. O próprio Mignola, criador de Hellboy, afirma: “o maior investigador paranormal do mundo foi substituído”.
A coleção “volume 01″, publicado em 2010 pela Dark Horse Books contém os primeiros contos do grupo e os quatro primeiros números da série regular além de vários extras de Evan Dorkin e Jill Thompson. Se você é fã de séries de terror e/ou “A Incrível Jornada”, leia Beasts of Burden.
Abaixo assistam o trailer francês para promoção da série lançada na europa.
Beasts of Burden – Volume 01 – Animal Rites
Roteiro: Evan DorkinArte: Jill ThompsonDark Horse Books181 páginas2010