Idealizado pelo próprio Roberto Burle Marx como um espaço para desenvolver seus trabalhos de pintura e escultura e para ser um lugar voltado para cursos de artes, botânica e paisagismo, o Ateliê do artista e paisagista será reaberto ao público e voltará a ser um local de difusão cultural, onde serão realizados concertos, saraus e outras atividades. A cerimônia de abertura que acontece no sábado, dia 3 de agosto, no Sítio Roberto Burle Marx (SRBM), em Guaratiba, no Rio de Janeiro, também celebra o aniversário de nascimento de Burle Marx, que completaria 104 anos no dia 4. O evento, para convidados, conta com a presença da presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Jurema Machado, e inclui a exibição, em pré-estreia, do primeiro filme da série Expedições Burle Marx, realizada pela produtora Camisa Listrada para veiculação pela TV Brasil. A partir de segunda-feira, dia 5 de agosto, o espaço será reintegrado ao roteiro de visitação do SRBM.
O trabalho de restauro durou quatro anos (2009-2013), e foi realizado com recursos do IPHAN e com o apoio do edital público Projetos e Acervos, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Foram recuperados cerca de 1,6 mil desenhos e 12 telas de Burle Marx. A obra incluiu também a reforma das principais partes do edifício.
Ao visitar o SRBM, além do generoso espaço arquitetônico com amplas esquadrias e iluminação zenital, o visitante poderá apreciar objetos das coleções de Roberto Burle Marx e também obras produzidas por ele especialmente para o Ateliê: um conjunto de quadros a óleo sobre tela, um painel de azulejos e uma grande tapeçaria. O edifício incorpora uma fachada com arcos e guarnições em cantaria que havia sido adquirida por Roberto Burle Marx de uma antiga construção oitocentista, demolida no centro do Rio de Janeiro, mantendo o desenho de sua construção original. O projeto de arquitetura, desenvolvido entre 1991 e 1994, é de Acácio Gil Borsoi e o interior foi decorado por Janete Costa. A restauração arquitetônica proporcionou ao edifício condições adequadas de preservação e conservação do acervo, garantindo a segurança e a qualidade ambiental ao local.
Burle Marx não chegou a utilizar o Ateliê como pretendia. Ele faleceu em agosto de 1994, antes da conclusão da obra.
Confira o convite [Aqui]
Serviço:
Reinauguração do Atelier Roberto Burle Marx
Data: 3 de agosto de 2013, às 14h
Local: Sítio Roberto Burle Marx
Estrada Roberto Burle Marx, 2019, em Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro - RJ.
Visitas: A partir do dia 5 de agosto de 2013
Terça a sábado, às 9h30 e às 13h30, exceto aos domingos e feriados.
As visitas devem ser agendadas, com antecedência, pelo telefone (21) 2410-1412.
Informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação SRBM
Simone Mourão - simone.mourao@iphan.gov.br
(21) 2410-3247
Sítio Roberto Burle Marx - casa ateliê
Arte / Cultura / Educação !!!
Sabedoria, Saúde e $uce$$o: Sempre.
http://br.groups.yahoo.com/group/Cidad3_ImprensaLivre/
http://br.groups.yahoo.com/group/Cidad3_ImprensaLivre/