04 agosto, 2013

Atelier de Pintura de Roberto Burle Marx, no Rio de Janeiro, será reaberto ao público

arinsqn
Idealizado pelo próprio Roberto Burle Marx como um espaço para desenvolver seus trabalhos de pintura e escultura e para ser um lugar voltado para cursos de artes, botânica e paisagismo, o Ateliê do artista e paisagista será reaberto ao público e voltará a ser um local de difusão cultural, onde serão realizados concertos, saraus e outras atividades. A cerimônia de abertura que acontece no sábado, dia 3 de agosto, no Sítio Roberto Burle Marx (SRBM), em Guaratiba, no Rio de Janeiro, também celebra o aniversário de nascimento de Burle Marx, que completaria 104 anos no dia 4. O evento, para convidados, conta com a presença da presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Jurema Machado, e inclui a exibição, em pré-estreia, do primeiro filme da série Expedições Burle Marx, realizada pela produtora Camisa Listrada para veiculação pela TV Brasil. A partir de segunda-feira, dia 5 de agosto, o espaço será reintegrado ao roteiro de visitação do SRBM.
O trabalho de restauro durou quatro anos (2009-2013), e foi realizado com recursos do IPHAN e com o apoio do edital público Projetos e Acervos, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Foram recuperados cerca de 1,6 mil desenhos e 12 telas de Burle Marx. A obra incluiu também a reforma das principais partes do edifício.
Ao visitar o SRBM, além do generoso espaço arquitetônico com amplas esquadrias e iluminação zenital, o visitante poderá apreciar objetos das coleções de Roberto Burle Marx e também obras produzidas por ele especialmente para o Ateliê: um conjunto de quadros a óleo sobre tela, um painel de azulejos e uma grande tapeçaria. O edifício incorpora uma fachada com arcos e guarnições em cantaria que havia sido adquirida por Roberto Burle Marx de uma antiga construção oitocentista, demolida no centro do Rio de Janeiro, mantendo o desenho de sua construção original. O projeto de arquitetura, desenvolvido entre 1991 e 1994, é de Acácio Gil Borsoi e o interior foi decorado por Janete Costa. A restauração arquitetônica proporcionou ao edifício condições adequadas de preservação e conservação do acervo, garantindo a segurança e a qualidade ambiental ao local.
Burle Marx não chegou a utilizar o Ateliê como pretendia. Ele faleceu em agosto de 1994, antes da conclusão da obra.

Confira o convite [Aqui]
Serviço:
Reinauguração do Atelier Roberto Burle Marx
Data: 3 de agosto de 2013, às 14h
Local: Sítio Roberto Burle Marx
Estrada Roberto Burle Marx, 2019, em Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro - RJ. 
Visitas: A partir do dia 5 de agosto de 2013
Terça a sábado, às 9h30 e às 13h30, exceto aos domingos e feriados. 
As visitas devem ser agendadas, com antecedência, pelo telefone (21) 2410-1412.

Informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação SRBM
Simone Mourão - simone.mourao@iphan.gov.br
(21) 2410-3247



Sítio Roberto Burle Marx - casa ateliê

Este prédio foi construido padaser um ateliê com uma casa para Burle Marx, que desejava transformar tb em uma escola de artes. A construção era um prédio na praça Mauá no Rio de Janeiro que foi demolido. Burle Marx numerou as pedras e remontou em seu terreno.













Espaço interno
Esta escultura foi feito da madeira de um navio que afundou, e representa as pessoas mortas n o naufrágio agarrando-se nas barbas de Deus












 Arte / Cultura / Educação !!!