O portal MaisPB descobriu que o site esportivo espanhol “Marca.com” deu destaque aos títulos de “persona non grata” direcionados ao jogador Neymar pelas Câmaras de João Pessoa e Campina Grande, em resposta à forma preconceituosa com que usou o termo “Paraíba’ para agredir um jogador do Flamengo de Piauí.
Em um dos parágrafos da matéria do site, ele explica que a expressão “Paraíba” é usada no sudestedo país como uma forma do povo daquela região se referir ao brasileiros naturais da Região Nordeste, “a mais pobre do Brasil”, como destaca o site madrileno.
Abaixo, o print da notícia e, na sequência, sua tradução (livre)
Duas cidades brasileiras se manifestam contra Neymar
Duas cidades brasileiras se manifestam contra Neymar
As autoridades das cidades de João Pessoa e Campina Grande, a maior do Estado da Paraíba, no nordeste do Brasil, aprovou manifestações contra o jogador de futebol Neymar por supostas palavras xenófobas, as quais nega ter dito.
A Câmara Municipal de João Pessoa, a Capital do Estado, julgou Neymar “persona non grata” e Campina Grande emitiu uma declaração de “divórcio”, como informou a imprensa local.
A reação de ambas as cidades se deu porque Neymar teria chamado de “Paraíbas” jogadores de uma equipe rival, o Flamengo do Piauí, em uma partida da Copa do Brasil.
O termo “paraíba” é usado no sudeste do Brasil como um apelido pejorativo para se referir aos habitantes do Nordeste, a mais pobre do país e também da Paraíba, abrangendo oito Estados, incluindo o Piauí.
A acusação veio do jogador rival Bala, mas Neymar negou ter proferido tais declarações por meio de um comunicado publicado em seu site oficial.
De: "Montanhas em Ação" < donotreply@wordpress.com >
Para: Sueli Vicente Ortega <cidad3@yahoo.com.br>
Viva Clara Claridade!!! Viva Arte / Cultura!!!
Sabedoria, Saúde e $uce$$o: Sempre.
http://br.groups.yahoo.com/group/Cidad3_ImprensaLivre/
http://br.groups.yahoo.com/group/Cidad3_ImprensaLivre/