31 maio, 2013

"Não lutávamos pela democracia, mas pela ditadura comunista", afirma Gabeira



Fernando Gabeira.
Imagem: "Acerto de Contas"

Fernando Gabeira, escritor, jornalista e político brasileiro, afirmou, em entrevista aoUOL Conteúdo e à Folha de São Paulo, que a luta armada, a despeito do que dizem alguns egressos nos dias de hoje, não lutava pela democracia, mas pela ditadura do proletariado (comunismo).

Isto contraria o contumaz discurso de determinados setores políticos do país, os quais, pelo fato de terem se contraposto ao Regime Militar, afirmam que isto se deveria ao caráter ditatorial do período, o que demandaria a luta armada e guerrilheira pelo restabelecimento da democracia.

Fernando Gabeira frisou que havia muitos que lutavam pela democracia, mas isto não ocorria no meio da luta armada (marxista).




De: Folha Política <noreply@blogger.com>
Assunto: Folha Política

http://youtu.be/vgfuYv2yq18


Publicado em 03/04/2012
EU PROTESTO PELO BRASIL E AMIGOS
Gabeira diz que guerrilheiros não lutavam pela democracia 25.08.2010
O candidato do PV ao governo do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira, disse nesta quarta-feira 25, em entrevista promovida pela Folha/UOL que os grupos de luta armada contra a ditadura não lutavam pela liberdade, mas pela ditadura do proletariado.
"Todos os ex-guerrilheiros que entram para a política dizem que lutavam pela democracia, mas, avaliando o programa político de todos os grupos de luta armada, vemos que o que eles tentavam não era democracia, mas a ditadura do proletariado [...] havia muita gente lutando pela democracia no Brasil, mas a luta armada não estava lutando pela democracia [...] eu não posso dizer que, naquele momento, estivesse lutando pela democracia", falou.
Gabeira deu essa declaração ao ser lembrado na sabatina de hoje que a candidata do PT ao Senado Marta Suplicy comentou que se falava muito do passado da Dilma, mas pouco do dele como guerrilheiro.