Eventos históricos
- 305 - Diocleciano e Maximiano, imperadores de Roma, deixam de governar.
- 880 - A Igreja Nova é inaugurada em Constantinopla, servindo de modelo para as posteriores igrejas ortodoxas.
- 1328 - A Guerra da Independência Escocesa termina: Tratado de Edinburgo-Northampton - O Reino da Inglaterra reconhece o Reino da Escócia com um estado independente.
- 1045 - Gregório VI é eleito Papa.
- 1500 - Pedro Álvares Cabral toma posse da "Ilha de Vera Cruz" (hoje Brasil) em nome do rei de Portugal.
-
- 1576 - Estêvão Báthory, Príncipe da Transilvânia, se casa com Anna Jagiellon e eles se tornam co-regentes da Comunidade Polaco-Lituana.
- 1625 - A armada luso-espanhola da Jornada dos Vassalos reconquista Salvador na Baía aos holandeses.
- 1707 - Entra em vigor o Tratado de União unindo o Reino da Inglaterra ao da Escócia para formar o Reino da Grã-Bretanha.
- 1769 - Após semanas de discussão, o Conselho Privado decide manter o imposto sobre o chá nas colónias americanas.
- 1776 - É fundada a sociedade Illuminati
- 1785 - Kamehameha I, rei do Havaí, derrota Kalanikupule e estabelece o Reino do Havaí.
- 1786 - Estréia a ópera As Bodas de Fígaro, de Wolfgang Amadeus Mozart, em Viena.
-
- 1834 - A escravatura é abolida nas colónias inglesas
"Patrulhadores de escravos", compostos majoritariamente de brancos pobres, tinham a autoridade de parar, revistar, torturar e até matar escravos que violassem os códigos do escravo americano. Acima, caricatura nortista dos patrulheiros capturando um escravo fugitivo, em um almanaque abolicionista.
- 1851 - João Carlos de Saldanha de Oliveira e Daun, o Duque de Saldanha, substitui António Severim de Noronha como primeiro-ministro de Portugal
- 1860 - Joaquim António de Aguiar substitui António Severim de Noronha como primeiro-ministro de Portugal
- 1865 - O Império do Brasil, Argentina e Uruguai assinam o Tratado da Tríplice Aliança.
- 1886 - Início da greve geral nos Estados Unidos e manifestação nas ruas de Chicago. Os eventos que se seguiram motivaram a criação do Dia do Trabalhador.
- 1897 - Em uma sessão de 16 "filmetes" (curta-metragem) ocorrido no Cassino Fluminense, em Petrópolis, constituiu-se na primeira apresentação de filmes, produzidos e dirigidos no Brasil, em território nacional. Entre estes, encontram-se filmes como: "Uma artista trabalhando no trapézio do Politeama", "Chegada do trem em Petrópolis" e "Bailado de Crianças no Colégio, no Andaraí"1 .
- 1906 - São Pio X eleva as dioceses de Mariana e Belém à categoria de arquidioceses por meio da bula Sempiternam humani generis.
- 1912 - É fundado o Operário Ferroviário Esporte Clube, em Ponta Grossa no Paraná.
- 1931 - Inauguração do Empire State Building, em Nova Iorque
- 1932 - É fundada a cidade brasileira de Assaí, no Paraná.
- 1943 - É sancionada o Decreto-Lei 5452 pelo presidente Getulio Vargas unificando as leis do trabalho existentes no Brasil criando a Consolidação das Leis do Trabalho.
- 1945 - Os Partisans Iugoslavos libertam Trieste.
- 1948 - A República Democrática Popular da Coréia (Coreia do Norte) é criada, com Kim Il-sung como presidente.
- 1960 - Um avião espião norte-americano U-2 pilotado por Francis Gary Powers é abatido sobre a União Soviética, provocando uma crise diplomática.
- 1961 - O então primeiro-ministro de Cuba, Fidel Castro, proclama o país como nação socialista e abole as eleições.
- 1967 - Casamento de Elvis Presley com Priscilla Beaulieu.
- 1974 - O chamado 1º Primeiro de Maio, um grande comício "em liberdade" no Dia do Trabalhador, em (Lisboa. O evento foi marcado pela presença de Mário Soares e de Álvaro Cunhal, regressados do exílio.
- 1994 - Ayrton Senna sofre acidente grave no Grande Prêmio de San Marino e morre no mesmo dia.
Mudanças feitas no autódromo Enzo e Dino Ferrari depois dos acidentes de 1994.
Monumento a Ayrton Senna, de Melinda Garcia, instalado na entrada do túnel sob oParque Ibirapuera, São Paulo.
Feriados e eventos cíclicos
História do Dia do Trabalho
O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.
A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.
Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.
Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores
condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.
Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.
Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:
Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)
Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.
Dia de Beltane, a deusa da fertilidade.
Beltane, Beltain ou Bealtaine é um festival celta, ainda comemorada nos dias atuais, reconhecido nas comemorações da Festa da Primavera, mas que originalmente marcava o verão. Devemos, entretanto, deixar claro que há uma grande discrepância entre as comemorações contemporâneas (que primam a sensualidade humana) e a comemoração em tempos remotos (que tinham um enfoque maior na fertilidade da Terra). O Beltane é o mais alegre dos Festivais Celtas, onde os participantes dançam, e se alegram nas voltas da fogueira. Oposto ao festival Samhain, o Beltane é um festival da fertilidade, simbolizando a união entre as energias masculina e feminina, a fertlidade da Terra e os fogos do Deus Celta Bellenos, e toda sua energia e luz.3 4
Durante o Festival, eram acesas fogueiras nos topos dos montes e lugares considerados sagrados, sendo um ritual importante nas terras Celtas. E como tradição, as pessoas queimavam oferendas como, por exemplo, totens para que o poder do fogo fosse passado ao rebanho e, pulavam as fogueiras para que se enchessem das mesmas energias poderosas. (Fonte: Wikipedia)
Brasil
Viva Clara Claridade!!! Viva Arte / Cultura!!!
|
|
|