20 novembro, 2012

# Notícias de Samba & Choro: 20 de novembro

Logo da Agenda do Samba & ChoroNotícias de Samba & Choro
www.samba-choro.com.br


Shows e Rodas (Escolha seu estado)
  1. (RJ) Diogo Nogueira canta Candeia terça no Samba na Gamboa Leia mais »
  2. (RJ) Veja a programação do Trem do Samba. A Agenda vai ter vagão! Leia mais »
  3. (RJ) Lelê Carlos às segundas no Bar Bom Boteco, em Realengo Leia mais »
  4. (RJ) Reizilan, neto de Cartola, se apresenta quinta de graça no Centro Leia mais »
  5. (RJ) Paulão 7 Cordas recebe Ivy Morais dias 20 e 27 no Carioca da Gema Leia mais »
  6. (RJ) Homenagem a Silas de Oliveira terça, 20, no Imperator Leia mais »
Comentários dos leitores
  1. Seleção de comentários dos leitores Leia mais »
Enviada para sociedadevivaclaraclaridade@yahoo.com.br
 
 
 
Apoio Cultural
Logo Unisys
Logo Uninet
Versão especial para Amigos do Samba-Choro. Este é um EXEMPLO do informativo dos Amigos do Samba-Choro, onde todo o texto das notícias vem junto com o email. Este sítio é mantido apenas por seus leitores. Torne-se um Amigo com uma pequena colaboração anual. Para saber mais, visite a página: http://www.samba-choro.com.br/amigos
 Shows e Rodas
  1. (RJ) Diogo Nogueira canta Candeia terça no Samba na Gamboa

    Por Eugênia Rodrigues

 
    
Candeia era um negro politizado e serviu de exemplo para muitos. A escolha de seu nome é natural para o Dia da Consciência Negra. Assim, Diogo Nogueira fará uma homenagem ao mestre no programa Samba na Gamboa desta terça (20), às 22 horas, na TV Brasil, tendo como convidados Wilson Moreira e Teresa Cristina. "Candeia me colocou no samba e fez parte da minha vida artística. Ele me trouxe uma vaidade, um amor próprio que eu, quando criança, não enxergava em horizonte nenhum" conta Teresa.
Selecione para imprimir
 
Foto: Há 34 anos atrás  ,  16 de novembro de 1978 o Samba perdia um dos mais ilustre sambista ,Antonio Candeia Filho o  Mestre Candeia  cantor compositor Portelense um dos fundadores do "Granes Quilombo"   era defensor da cultura afro Brasileira , Mestre Candeia partiu muito jovem aos 43 anos , mas deixou uma obra rica em sambas que hoje é cantada em rodas de sambas de norte a sul deste pais ....Mestre Candeia jamis passara em branco em nossa pagina e a chama não se apagou e nem apagar....Viva Candeia
 
 

 
topo da página
  2. (RJ) Veja a programação do Trem do Samba. A Agenda vai ter vagão!
    Por Eugênia Rodrigues
    
Pessoal, mais uma vez, a Agenda do Samba e Choro foi convidada para ter um vagão no Trem do Samba. Abaixo tem a programação; você que é de outro Estado já pode programar a viagem! :) Quando estiver mais perto divulgaremos exatamente qual será o vagão da nossa página e quem irá tocar nele. Só digo que é uma galera muito amada pelos cariocas :)

Observação: embora o Dia do Samba seja 2 de dezembro, as festas irão do dia 29 ao dia 1º! Não vá chegar atrasado :)

Eis as infos enviadas pela produção:
"No dia 1º de dezembro, 36 vagões saem da Central do Brasil com destino a Oswaldo Cruz, reunindo uma extensa programação de shows dedicados ao samba. Festejos começam no dia 29 de novembro homenageando os grandes artistas que construíram esse legado

Da Central do Brasil a Oswaldo Cruz não há nada igual no calendário da Cidade Maravilhosa que inspire mais a cultura do samba. Criado em função do Dia Nacional do Samba, festejado anualmente em 2 de dezembro, o Trem do Samba chega a sua 17ª edição levando três dias de muita alegria, arte e, claro, música para os cariocas. O evento começa nos dias 29 e 30 de novembro, quando uma série de shows, incluindo, entre outros, Fundo de Quintal, Orquestra Tabajara e Jorge Aragão, agitará dois palcos montados nas ruas João Vicente e Átila da Silveira, em Oswaldo Cruz. Mas é no dia 1º de dezembro que a festa tem seu auge: nesta data, quatro trens e 36 vagões já estão reservados para levar o público ao bairro que viu nascer grandes cantores e compositores das mais variadas gerações.

A programação começa a partir das 15h, na Central do Brasil, com shows das Velhas Guardas dessas e outras tradicionais escolas — como Mangueira, Salgueiro e Vila Isabel —, além de Delcio Carvalho, Noca da Portela, Serginho Procópio, Monarco, Surica, Wilson Moreira, Baianinho, bateria do Mestre Faísca e Marquinhos de Oswaldo Cruz, este último, músico e idealizador do projeto. Partindo de lá, é no bairro de Oswaldo Cruz que, mais uma vez, o público encontrará outros quatro estrelados palcos. Estes recriarão a raiz do samba com alguns de nossos bambas: Arlindo Cruz, Martn’Alia, Martinho da Vila, Dona Ivone Lara, entre outros.

Além disso, uma novidade promete atrair muitos estudiosos e intelectuais à Zona Norte este ano. Foi criada uma Lona do Conhecimento, que abrigará, nos dias 29, 30 e 1º, sempre às 18h, palestras ministradas com a temática do gênero musical.

"O Trem do Samba nasceu com o objetivo de promover a interação entre os grandes nomes do samba e o público, além de levar conhecimento por meio do resgate dessa cultura. O que nós estamos fazendo é uma recriação das rodas de samba tradicionais", afirma Marquinhos de Oswaldo Cruz, contando que, em 2012, o grande homenageado será o Chico Santana, representante da Velha Guarda da Portela e autor do hino da Portela entres tantas outras canções como"Saco de feijão".

Trens rumo a Oswaldo Cruz e muita música no bairro dos bambas

No dia 1º de dezembro, a partir das 18h, os trens começam a sair da Central do Brasil em ritmo de samba com destino a Oswaldo Cruz. Cada composição terá cerca de oito vagões com diversas atrações como o Clube do Samba, Sambalegre, Bloco Manga Preta, Pagode do Balde, Nossa Arte, entre outras. "Como em todas as ações, no trem a participação do público é muito importante. Incentivamos todos a levarem os seus cavaquinhos, banjos, pandeiros, cuícas e tamborins para fazermos uma grande festa do samba", diz Marquinhos.

Já em Oswaldo Cruz as atrações começam também a partir das 19h, como nos dias anteriores. Nos palcos Candeia e Alcides Malandro Histórico (ruas João Vicente e Átila da Silveira), Pagode da Tia Doca, Marquinhos Diniz, Ernesto Pires, Mauro Diniz, Marcelinho Moreira, Toninho Geraes e Zé Luiz do Império. E para fechar com chave de ouro esses espaços, os consagrados Arlindo Cruz e Mart´nália.

Para um dia especial, uma programação especial: outros dois palcos estarão montados (Praça Paulo da Portela e na Rua Adelaide Badajós) e emocionarão o público com o samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz, as Velhas Guardas da Portela, Império Serrano, Mangueira, Salgueiro e Vila Isabel, Jongo da Serrinha e Dona Ivone Lara. Haja coração e samba no pé, pois nesse dia o público irá conferir ainda os shows de Martinho da Vila e Quinteto em Branco e Preto.

Além disso, rodas de samba em diversos pontos em Oswaldo Cruz vão animar o bairro a partir das 19h. Os bambas da vez são Batuque na Cozinha, Tania Machado, Galocantô, Grupo Autonomia, Grupo Manga Preta, Sobral da Serra, Parados na Ponte, Quintal do Samba, Renascença, Pagode do Nelsinho e Wilma, Grupo da Analimar, Grupo Regente, Democráticos de Guadalupe e Bloco dos Cachaças"
.

Selecione para imprimir
topo da página  3. (RJ) Lelê Carlos às segundas no Bar Bom Boteco, em Realengo
    Por Eugênia Rodrigues
    
O cantor Lelê Carlos e seus convidados realizam uma roda de samba no Bar Bom Boteco, em Realengo, toda segunda. Ele já tocou com nomes como Mauro Diniz, Monarco, Dorina, Marcelinho Moreira, Dunga e outros representantes do samba de raiz.

Repertório: "Espelho (João Nogueira), "Todo menino é um rei" (Zé Luiz e Nelson Rufino) e outros. Os músicos para acompanhar Lelê Carlos (voz) são Bruno Mendonça (cavaco), Michael Sapienzza (violão), Quirininho (percussão geral), Juninho (pandeiro) e Jamaica (surdo e tantã).

Serviço

À 20 horas, na Av. Santa Cruz, 1820. Em frente àa Guandu Veículos, próximo à Universidade Castelo Branco.
Capacidade: 300 pessoas.
Faixa etária: 18 anos.
Informações: 7820-0751
Selecione para imprimir
 
 
 
 

topo da página  4. (RJ) Reizilan, neto de Cartola, se apresenta quinta de graça no Centro
    Por Paulo Eduardo Neves
    
Neto do mestre Cartola, o cantor estreante Reizilan apresenta o show de seu primeiro disco: Desde crianças sou Mangueira. Além das canções de sua autoria e bambas mangueirenses, Reizilan reservou os sucessos do "vô" Cartola para o espetáculo.

O show é gratuito e acontece nesta quinta (22), ás 19h, dentro do projeto Quintas do BNDES. O auditório fica na Av. Chile, 100, ao lado do metrô da Carioca.

Tocam no show:
Reizilan dos Santos – voz e violão
Alan Rocha Ferreira - cavaquinho
Julião Rabello Pinheiro – violão de sete cordas
Marcelo Vasconcelos Moreno - flauta
Michel Oliveira dos Passos Feliciano – caixa, prato, ganzá, reco-reco e outros
Pedro Arthur Tinoco Santos – surdo
Cássio Luis Barros Acioli – percussionista

Anote o repertório:
1. Berço de poetas e sambistas (Reizilan/Reinaldo)
2. Coração menino (Toninho Vargas)
3. Dora, Dora linda (Mariana Blanc/Marcelo Miranda)
4. Transformação (Jurandir/João Boa Gente)
5. Luz negra (Nelson Cavaquinho)
6. Poesia, cerveja e amor (Reizilan/Rose Maia)
7. A nossa amizade (Reizilan/Marcos Quintanilha)
8. Preciso me encontrar (Candeia)
9. As rosas não falam (Cartola)
10. Desde criança sou Mangueira (Reizilan)
11. Ensaboa (Cartola/Monsueto)
12. Pranto de um poeta (Nelson Cavaquinho/Guilherme de Brito)
13. Amor proibido (Cartola/Elton Medeiros)
14. Compasso brasileiro (Reizilan)
15. Sei lá Mangueira (Hermínio B. de Carvalho/Paulinho da Viola)
16. Tive sim (Cartola)
17. Meu samba é das rocas (Carlos Zens)
18. O Sol nascerá (Cartola/Elton Medeiros)
19. Exaltação à Mangueira (Enéas Brites da Silva/Aloísio Augusto da Costa)
20. Monteiro Lobato (Hélio Turco/Darci/Jurandir/Batista/Luiz)
Selecione para imprimir
 
 

 
topo da página  5. (RJ) Paulão 7 Cordas recebe Ivy Morais dias 20 e 27 no Carioca da Gema
    Por Eugênia Rodrigues
    
Nas próximas terças-feiras, dias 20 e 27/11, a jovem cantora Ivy Morais é a convidada de Paulão 7 Cordas e grupo Pé de Moleque no Carioca da Gema.

Ivy conta: "No Dia de Zumbi, o repertório terá sambas sobre a história do negro, que se confunde com a do samba, que, misturando índio, branco, baião, canção e tantos outros tons e ritmos, cantaremos Brasil!"

Serviço

21 horas
21 reais
End.: Rua Mem de Sá, nº 79 • Lapa • Rio de Janeiro • Tel.: 2221-0043
É proibido a entrada de menores de 18 anos.
Selecione para imprimir
topo da página  6. (RJ) Homenagem a Silas de Oliveira terça, 20, no Imperator
    Por Eugênia Rodrigues
    
"O Poeta dos Carnavais - Quarenta anos de Saudade" é o nome do show que acontecerá terça, 20, no Imperator - Centro Cultural João Nogueira. Participações especiais de D. Ivone Lara, Monarco, Velha Guarda do Império Serrano, Sombrinha, Luiza Dionizio, Dudu Nobre, Ana Costa, João Martins, Lula Matos e Renato da Rocinha.

Silas foi um dos fundadores da escola de samba Império Serrano e autor de mais de 16 sambas de enredo pela escola, além de canções eternizadas por grandes intérpretes como Dalva de Oliveira, Cartola, Elizeth Cardoso e Martinho da Vila.

Serviço

Dia: 20/11/2012
Terça: 20h
Inteira: R$ 20. Meia: R$ 10
Local: Imperator - Centro Cultural João Nogueira - Rua Dias da Cruz, 170 - Méier.
Informações: (21) 2596-1090. Classificação: 16 anos
Selecione para imprimir
topo da página