29 dezembro, 2012

Samba e artes plásticas estão agora no currículo de escolas da rede municipal de educação do Rio de Janeiro

Samba e artes plásticas estão agora no currículo de escolas da rede municipal de educação do Rio de Janeiro
 
Uma perspectiva de como será uma das salas de aula do Ginásio Experimental das Artes Visuais Uma perspectiva de como será uma das salas de aula do Ginásio Experimental das Artes Visuais Foto: Divulgação / Secretaria municipal de Educação
Bruno Rohde
 
 
As salas de aula tradicionais vão ceder lugar a ateliês e a estúdios, em duas escolas da rede municipal do Rio. No próximo ano letivo, começam a funcionar o Ginásio
Experimental do Samba Francisca Soares Fontoura de Oliveira e o Ginásio Experimental de Artes Visuais Vicente Licínio Cardoso.
Os colégios já existiam, mas, depois de passarem por reformas, vão começar a funcionar em horário integral e a ensinar música e artes para seus alunos. As unidades atenderão a estudantes do 7, 8 e 9 anos do ensino fundamental.
 
Em Ramos, a Escola Francisca Soares contará com o apoio de músicos da Imperatriz Leopoldinense e do Cacique de Ramos. Ali, além das aulas normais, os estudantes farão três disciplinas básicas: teoria musical, ritmo e harmonia. Depois, poderão optar por classes de partido alto, cavaquinho, repique, tamborim, pandeiro e violão. No futuro, outros instrumentos devem ser incorporados ao projeto, como violino.
 
— É um ginásio que vai trabalhar música. Se o aluno gostar de samba tudo bem, se gostar de música clássica também vai pode tocar — diz Heloísa Mesquita, gerente do projeto Ginásio Experimental, da Secretaria Municipal de Educação.
 
Na Escola Vicente Licínio Cardoso, na Saúde, as disciplinas básicas serão desenho, cor e pintura. Em seguida, os estudantes poderão participar de oficinas 3D, têxtil, de mídias, de artes gráficas, de instalações e de proporções. Cada uma das aulas dura, pelo menos, seis meses.
 
Enquanto isso, o Ginásio Experimental Anísio Teixeira, na Ilha do Governador, iniciará um projeto para tornar seus alunos poliglotas, em 2013. A unidade disponibilizará aulas de francês, mandarim e árabe, além de inglês e espanhol. A ideia é capacitá-los para os grandes eventos que acontecerão no Rio nos próximos anos.
 
Quem já é aluno de uma dessas três escolas tem vaga garantida no próximo ano. Atualmente a rede municipal tem 27 ginásios experimentais, em tempo integral.