07 dezembro, 2012

O importante é a vida...Oscar Niemeyer

"Amo a vida e a vida me ama. Somos um casalzinho insuportável".
"Quando se vê um arvoredo o importante não são as árvores mais os espaços entre elas".

"Existem apenas dois segredos para manter a lucidez na minha idade:
o primeiro é manter a memória em dia. O segundo eu não me lembro".

“A vida não é justa. E o que justifica esse nosso curto passeio é a solidariedade.”
 
Sobre a ajuda que oferecia aos pobres, em entrevista em 2007.
 
  
    
 
 
“Sou pessimista diante da ideia de que o homem, quando nasce, já começa a morrer, como notou Jean Paul Sartre. Mas, na vida caminhamos rindo e chorando o tempo todo: é preciso, então, aproveitar o lado bom da vida, usufruir o melhor possível e aceitar os outros como eles são. Sempre digo: o importante é o homem sentir como é insignificante, é o homem olhar para o céu e ver como somos pequeninos. Ultimamente, no entanto, tenho me espantado como a inteligência do homem é fantástica! Tenho conversado sobre astronomia. Como é imprevisível o que ela pode criar!”
 
Sobre o dinheiro:
“Meu avô foi ministro do Supremo Tribunal, morreu sem um tostão. Achei bonito ele morrer assim. Já disse que teria vergonha de ser um homem rico. Considero o dinheiro uma coisa sórdida.” Leia mais aqui