21 janeiro, 2025

Le Monde

 


Donald Trump saúda enquanto ele e JD Vance ouvem a execução do hino nacional durante suas cerimônias de posse na Rotunda do Capitólio dos EUA em 20 de janeiro de 2025 em Washington, DC. Donald Trump toma posse para seu segundo mandato como o 47º presidente dos Estados Unidos. Chip Somodevilla/Pool via REUTERS

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteTrump promete devolver aos americanos 'sua fé, sua riqueza, sua democracia e, de fato, sua liberdade'

Em seu discurso, o sucessor de Joe Biden combinou uma visão sombria do país com otimismo proativo e novos planos abrangentes para a imigração e a gestão do governo federal.

Leia o artigoícone ler artigo

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, à esquerda, aplaude enquanto o presidente Donald Trump segura uma ordem executiva assinada durante o 60º desfile de posse presidencial na Capital One Arena em Washington, DC, EUA, na segunda-feira, 20 de janeiro de 2025. O presidente Donald Trump iniciou seu segundo mandato com um discurso inaugural estridente que prometeu priorizar os interesses dos Estados Unidos com uma "era de ouro" para o país, ao mesmo tempo em que enfrenta "um establishment radical e corrupto". Fotógrafo: Anna Moneymaker/Getty Images/Bloomberg via Getty Images

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteO segundo mandato de Trump começa com uma série de decretos executivos visando principalmente o clima e a imigração

Assim que tomou posse, Donald Trump assinou decretos executivos diante de seus apoiadores na Capitol One Arena, prometendo revogar as regulamentações climáticas e redobrar a atenção na imigração.

Leia o artigoícone ler artigo

FOTO DE ARQUIVO: O presidente dos EUA, Joe Biden, faz comentários no Museu Internacional Afro-Americano em Charleston, Carolina do Sul, EUA, 19 de janeiro de 2025. REUTERS/Nathan Howard/Foto de arquivo

Biden emite perdões de última hora para familiares

O presidente dos EUA, Joe Biden, emitiu perdões preventivos para o conselheiro médico Anthony Fauci, o general aposentado Mark Milley e membros do comitê e testemunhas dos tumultos de 6 de janeiro, bem como familiares próximos, para proteger os alvos de Donald Trump.

Leia o artigoícone ler artigo

FOTO DE ARQUIVO: Elon Musk gesticula em direção ao pódio dentro da arena Capital One no dia da posse do segundo mandato presidencial de Donald Trump, em Washington, EUA, 20 de janeiro de 2025. REUTERS/Mike Segar/Foto de arquivo

Celebração da posse de Trump: Elon Musk é acusado de fazer saudação nazista

No palco do Capitol One Arena, em Washington, o chefe do X fez um gesto de braço que lembrava uma saudação fascista.

Leia o artigoícone ler artigo



O presidente Donald Trump segura uma ordem executiva comutando as sentenças dos condenados pelos crimes de 6 de janeiro no Salão Oval da Casa Branca, segunda-feira, 20 de janeiro de 2025, em Washington.

EDITORIAL

A celebração da força de Trump por meio de palavras e ordens executivas

Leia o artigoícone ler artigo

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, se encontra com a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni em Mar-a-Lago, em Palm Beach, Flórida, EUA, em 4 de janeiro de 2025. Governo italiano/Divulgação via REUTERS ESTA IMAGEM FOI FORNECIDA POR TERCEIROS. SEM REVENDAS. SEM ARQUIVOS. CRÉDITO OBRIGATÓRIO.

ANÁLISE DE NOTÍCIAS

ícone de assinanteGiorgia Meloni, a nova amiga europeia de Donald Trump

Allan Kaval

Leia o artigoícone ler artigo

Da esquerda para a direita: O presidente eleito Donald Trump, Linda McMahon, Elon Musk e Vivek Ramaswamy comparecem a uma gala do America First Policy Institute em Mar-a-Lago, residência e clube privado de Trump em Palm Beach, Flórida, em 14 de novembro de 2024. McMahon é conhecida por seus muitos anos no mundo do wrestling. Embora sua experiência educacional seja mais limitada do que a de secretários anteriores, ela abraçou ideias conservadoras e bipartidárias. (Haiyun Jiang/The New York Times)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteEquipe de Donald Trump pretende realizar ruptura histórica

Arnaud Leparmentier

Leia o artigoícone ler artigo

LEITURA LONGA

ícone de assinanteComo a "liberdade de expressão" se tornou a arma dos conservadores nos EUA

Gilles Paris

Leia o artigoícone ler artigo

INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteProtecionismo, uma história política dos EUA de George Washington a Donald Trump

Pascal Riché

Leia o artigoícone ler artigo

ARTIGO DE OPINIÃO

ícone de assinante'Se fosse o 51º estado dos EUA, o Canadá se tornaria de longe o mais poderoso da federação'

Blandine Chelini-Pont

Leia o artigoícone ler artigo

ARTIGO DE OPINIÃO

ícone de assinanteEconomista Gabriel Zucman: 'O protecionismo de interposição oferece muito mais do que uma defesa contra o Trumpismo. Ele apresenta uma alternativa viável ao paradigma fracassado do livre comércio'

Gabriel Zucman -

Leia o artigoícone ler artigo

COLUNA

ícone de assinante'A história da Filarmônica de Paris é típica de uma França que resmunga antes de desistir'

Muito criticada antes de sua construção, a sala sinfônica se tornou uma das mais bem-sucedidas do mundo. Em dez anos, conseguiu atrair um público grande e diverso, escreve Michel Guerrin, do Le Monde.

Leia o artigoícone ler artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteJulgamento de oito ex-líderes armênios de Nagorno-Karabakh começa no Azerbaijão

Entre eles estavam três ex-presidentes da autoproclamada ex-República, acusados ​​de "crimes de guerra" e "terrorismo". Os armênios temem que Baku possa buscar vingança contra eles.

Leia o artigoícone ler artigo

SELEÇÃO

ícone de assinanteCinco exposições de moda em Paris para começar 2025 com estilo

A alta-costura da Dolce&Gabbana no Grand Palais, uma história costurada com fios de ouro no Quai Branly, uma jornada entre arte e vestuário no Louvre: com o início do ano novo, a moda assume sua residência de inverno nos museus de Paris.

Leia o artigoícone ler artigo

Colômbia declara estado de emergência após violência de guerrilha matar 100

O ELN, que tem cerca de 6.000 combatentes, teria atacado civis acusados ​​de colaborar com um grupo rival, as FARC-EMC, atirando neles nas ruas, enquanto em áreas rurais ocorreram tiroteios entre membros de ambos os grupos.

Leia o artigoícone ler artigo

Equipes de bombeiros no sul da Califórnia extinguem rapidamente incêndios florestais em meio a condições climáticas extremas

O governador Gavin Newsom disse que a devastação deixada pelos incêndios ressalta a necessidade de parceria entre os governos estadual e federal. "Estou ansioso pela visita do presidente Trump a Los Angeles", disse ele em uma declaração.

Leia o artigoícone ler artigo