
Perfeito!!!
Na década de 90, um grupo de Japoneses vieram estudar o país e escolheram o Carnaval, por ser o maior Espetáculo da Terra.
Concluíram que se o País, agissem em todos os sentidos, como na Festa, Seriamos Imbatíveis!
Citaram até empresas que não cumprem prazos para entregar pedidos deveriam serem punidas como no Carnaval, que perde pontos valiosas no “quesito” Cronograma.
Sempre digo: Falar é fácil. Agitar é mais ainda, especialmente agora com tantas redes Sociais e tantos “salvadores da pátria”.
Antigamente o Metrô de SP era muito Limpo. Certa vez, uma pessoa jogou um papel de bala no chão, e todos olharam para ele e “se tocando” pegou o papel. O local estava Digno dos impostos que recebe e as pessoas tinham Educação/Respeito.
Todo mundo tem a receita. Vamos usar no nosso bolo primeiro.
Os demais seguem .
Ontem eu vi na TV algumas cenas das quais eu jamais admitiria participar, mas que milhões de pessoas protagonizam diariamente. Achei aquilo uma completa indignidade, mas a reportagem seguinte me mostrou que aquilo é o que o povo quer.
Era uma reportagem sobre algum metrô, sei lá eu se de São Paulo ou do Rio de Janeiro, que mostrava as condições nas quais as pessoas se colocavam para irem para o trabalho diariamente.
A reportagem mostrava os depoimentos de pessoas que já se feriram, que já caíram e foram pisoteadas, que já viram outras pessoas quebrarem uma perna… E mostrava também cenas parecidas com estas:
Sardinhas dirigindo-se para o local onde serão enlatadas
Sardinhas aguardando a abertura das latas
Sardinhas disputando vigorosamente para entrar nas latas
Sardinhas que ficaram com as barbatanas ou o rabo para fora das latas sendo comprimidas para dentro das latas por funcionários do enlatamento
Sardinhas enlatadas, prontas para transporte
Sardinhas durante o transporte
Eu achava que isso acontecia por causa do descaso dos governantes, da má administração, da ineficiência do Poder Público, do desvio de verbas, da corrupção…
Como eu fui tolo!
Isso acontece porque o povo escolheu viver assim.
Eu não entendo por que o povo brasileiro escolheu viver esmagado como sardinha em lata, governado pelos políticos corruptos que aí estão, ficando aleijado ou morrendo nas filas das emergências dos hospitais, com escolas de péssima qualidade, com baixa renda e alta criminalidade sendo parasitado pelos impostos e dizimado pela violência, mas sou obrigado a aceitar como um fato inequívoco que estas são as escolhas do povo brasileiro, verificáveis pelo comportamento diário dos brasileiros e por suas escolhas livres e soberanas nas urnas.
E a razão é muito simples: o carnaval me mostrou que eu estava errado.
O povo brasileiro é altamente capaz de organizar-se e obter aquilo que deseja, sem ficar esperando pelas autoridades, sem ficar reclamando que os outros não fizeram aquilo que deveriam, sem esperar as coisas caírem do céu.
Quando quer, o povo brasileiro produz aquilo de que vai necessitar, sem pedir para ninguém que o faça em seu lugar, mesmo que precise trabalhar o ano inteiro para isso, como faz para produzir as fantasias que irá usar no carnaval.
Quando quer, o povo brasileiro utiliza as mais variadas competências técnicas para produzir equipamentos complexos, como carros alegóricos multi-articulados, com capacidade para carregar diversas pessoas e leves o suficiente para serem empurrados com tração humana.
Quando quer, o povo brasileiro cria obras de arte impressionantes, com criatividade, sensibilidade e alta capacidade de realização dos projetos, como esta escultura que enfeitará um carro alegórico.
Quando quer, o povo brasileiro estuda logística, planeja instalações capazes de acomodar milhares de pessoas e monta e desmonta tudo isso com muita agilidade e segurança.
Quando quer, o povo brasileiro resolve problemas de espaço para armazenamento em boas condições de todos os equipamentos de que precisará utilizar.
Quando quer, o povo brasileiro armazena todos os materiais de que irá precisar com o cuidado e o zelo de um almoxarifado profissional, de modo que tudo esteja em perfeitas condições quando for necessário.
Quando quer, o povo brasileiro cuida de cada detalhe estético e funcional das instalações e de cada item de segurança para que tudo funcione como foi planejado, sem falhas e sem riscos.
Quando quer, o povo brasileiro ensaia diligentemente o que cada um deve fazer e a coordenação entre todos, de modo a obter o melhor resultado possível.
Quando quer, o povo brasileiro ensaia e volta a ensaiar aquilo que se propõe a executar, incansavelmente, para que o resultado seja perfeito.
Quando quer, povo brasileiro faz reuniões de planejamento, de avaliação, de replanejamento e de reavaliação, corrigindo cada erro, resolvendo cada problema, em busca da melhor qualidade, em busca do sucesso total.
Quando quer, o povo brasileiro constrói obras maravilhosas.
Quando quer, o povo brasileiro brilha.
Quando quer, o povo brasileiro se aproxima da perfeição. (As notas são do carnaval 2013. São 30 quesitos com nota de 0 a 10, então a nota máxima é 300.)
Quando quer, o povo brasileiro faz acontecer!
Então…
Dá licença, mas…
Isto é opção. Se o povo brasileiro quisesse lazer de qualidade, bastaria se organizar como faz para o carnaval e teria lazer de qualidade.
Isto é opção. Se o povo brasileiro quisesse reduzir a criminalidade, bastaria se organizar como faz para o carnaval e teria oportunidades de qualidade.
Isto é opção. Se o povo brasileiro quisesse transporte de qualidade, bastaria se organizar como faz para o carnaval e teria transporte de qualidade.
Isto é opção. Se o povo brasileiro quisesse transporte de qualidade, bastaria se organizar como faz para o carnaval e teria transporte de qualidade.
Isto é opção. Se o povo brasileiro quisesse organização de transporte de qualidade, bastaria se organizar como faz para o carnaval e teria organização de transporte de qualidade.
Isto é opção. Se o povo brasileiro quisesse estrutura urbana e moradia de qualidade, bastaria se organizar como faz para o carnaval e teria estrutura urbana e moradia de qualidade.
Isto é opção. Se o povo brasileiro quisesse serviços de saúde de qualidade, bastaria se organizar como faz para o carnaval e teria serviços de saúde de qualidade.
Isto é opção. Se o povo brasileiro quisesse educação de qualidade, bastaria se organizar como faz para o carnaval e teria educação de qualidade.
Isto é opção. Se o povo brasileiro quisesse cidadania de qualidade, bastaria se organizar como faz para o carnaval e teria cidadania de qualidade.
Bastaria o povo “se organizar como faz para o carnaval”, ou seja, com interesse e com participação ativa, com responsabilidade pelo planejamento, pela execução de cada detalhe e pelo resultado final, fazendo o que é necessário fazer com competência e com zelo, sem mendigar ajuda a corruptos e sem pedir bolsa-abadá, para resolver todos os problemas deste país. Todos.
Se o povo brasileiro não transforma o Brasil em um espetáculo de cidadania, tendo a capacidade de organização, planejamento e execução que mostra ter no carnaval, é porque não quer.
Arthur Golgo Lucas – www.arthur.bio.br – 05/03/2014
Pensar Não Dói
- De:
- Arthur.Esperanto@gmail.com
- Para:
- sulinhacidad3@zipmail.com.br