13 agosto, 2013

Dossiê Sérgio Maldito Sampaio.





Sérgio Moraes Sampaio, membro da Sociedade da Grã-Ordem Kavernista, ao lado de Raul Seixas, Míriam Batucada e Edy Star; nascido em Cachoeiro de Itapemirim, em treze de abril de 1947, filho do maestro de banda, compositor e dono de tamancaria, Raul Gonçalves Sampaio e da professora primária Maria de Lourdes Moraes; primo de Raul Sampaio Cocco, compositor de sucesso e integrante da segunda formação do Trio de Ouro, com Herivelto Martins. O "Maldito" deixou um legado de belas canções, lindas melodias e letras de expressivo lirismo, algumas inéditas, que aos poucos são descobertas por cantores das novas e novíssimas gerações.

O documentário Cachoeiro em Três Tons, gravado nos anos 1990, conta a história desse clã de compositores Cachoeirenses. O documentário aparece completo no vídeo  a seguir, uma curiosidade extramusical nele é o registro raro de imagens do, também cachoeirense, Demisthóclides Baptista, o Batistinha, ferroviário, líder histórico da classe trabalhadora brasileira. Uma biografia sobre Sérgio Sampaio foi escrita por Rodrigo Moreira e lançada pelas  Edições Muiraquitã, em 2000, com título “Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua”. A idéia aqui é ir reunindo material sobre ele; imagens, vídeos, shows, canções, documentários e entrevistas gravadas; preservar a memória de um ótimo artista, para o conhecimento das novas gerações. Vou começar pelo seu primeiro LP, depois vou acrescentando outros trabalhos de gravação e participações, na medida que for aumentando minha pesquisa; quem quiser adiantar contribuições, sintam-se à vontade, desde já agradeço, obrigado pela leitura e colaboração.





Um Sampaio Teimoso - Documentário de Nayara Tognere




Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua (LP, Philips, 1973) (reeditado como CD em 2001 pela Mercury/Universal Music, sob número 73145429932)


1. Leros e Leros e Boleros




  2. Filme de Terror




Filme de Terror -Homenagem Banda Pedra




3. Cala a Boca, Zebedeu (Raul Sampaio)






4. Pobre Meu Pai




Na casa de amigos




No Cabaré Mineiro




5. Labirintos Negros




6. Eu Sou Aquele que Disse




VI Festival Sergio Sampaio 13-04-2012 Carlos Rabello e Julio Cavanhaque Estacao Porto, Vitoria-ES




7. Viajei de Trem com participação de Raul Seixas




8. Não Tenha Medo, não (Rua Moreira,65)




   9. Dona Maria de Lourdes




Fragmentos raros de um show e entrevista. (Ao Vivo 1990 - Segredo De Itapuã -- BA)


  10. Odete




Marcia Castro canta "Odete" - Uma Homenagem a Sergio Sampaio




  11. Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua






  12. Raulzito Seixas






Tem que Acontecer (LP, Continental, 1976, reeditado em CD pela Warner Music em 2002)

1. Até Outro Dia

2. Que Loucura

3. Cada Lugar na Sua Coisa

4. Cabras Pastando




Apresentação no Cabaré Mineiro - 1986




5. Velho Bode (Sérgio Sampaio/Sérgio Natureza)




6. O que Pintá, Pintô


7. A Luz e a Semente


8. Quanto Mais


9. Tem que Acontecer


10. O Filho do Ovo


11. Velho Bandido


12. O Teto da Minha Casa


13. Ninguém Vive por Mim


14. Quatro Paredes


Sinceramente (LP, 1982)

1. Homem de Trinta

2. Na Captura

3. Tolo Fui Eu

4. Só para o Seu Coração

5. Essa Tal de Mentira

6. Meu Filho, Minha Filha

7. Cabra cega (S. Sampaio/S. Natureza)

8. Sinceramente

9. Nem assim

10. Doce Melodia

11. Faixa Seis

Cruel (CD, 2006)

1. Em Nome de Deus

2. Roda Morta (Reflexões de um Executivo) (S. Sampaio/S. Natureza)

3. Polícia Bandido Cachorro Dentista

4. Brasília

5. Magia Pura

6. Rosa Púrpura de Cubatão

7. Muito além do Jardim

8. Real Beleza

9. Pavio do Destino

10. Quero Encontrar um Amor

11. Quem É do Amor

12. Cruel

13. Uma Quase Mulher

14. Maiúsculo


Antologias e participações


Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10 (LP, CBS, 1971)


(reeditado em CD pela Sony Music em 2010) (com Raul Seixas, Miriam Batucada e Edy Star)

1- Êta Vida - (Raul Seixas/ Sérgio Sampaio)

2- Sessão das Dez - (Raul Seixas)

3- Eu Vou Botar Pra Ferver - (Sérgio Sampaio/ Raul Seixas)

4- Eu Acho Graça - (Sérgio Sampaio)

5- Chorinho Inconsequente - (Miriam Batucada)

6- Quero Ir - (Raul Seixas/ Sérgio Sampaio)

7- Soul Tabarôa - (Antônio Carlos/Jocafi)

8- Todo Mundo Está Feliz - (Sérgio Sampaio)

9- Aos Trancos E Barrancos - (Raul Seixas)

10- Eu Não Quero Dizer Nada - ( Sérgio Sampaio)

11- Dr. Paxeco - (Raul Seixas)



O álbum completo:


Carnaval Chegou (LP, 1972) (Philips, 6349.058)

Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua (primeira gravação)


Phono 73 (LP, 1973) (Philips)


Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua (ao vivo)


Convocação geral nº 2 (LP, 1975) (Som Livre)


Cantor de Rádio

Balaio do Sampaio (CD, 1998) (MZA/Polygram)

Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua - Sérgio Sampaio

Em Nome de Deus - Chico César

Feminino Coração de Deus - Erasmo Carlos

Rosa Púrpura de Cubatão - João Bosco

Tem que Acontecer - Zeca Baleiro

Meu Pobre Blues - Zizi Possi

Pavio do Destino - Lenine

Até Outro Dia - João Nogueira

Velho Bode - Eduardo Dusek

Que Loucura - Renato Piau

Velho Bandido - Jards Macalé

Cala a Boca, Zebedeu - Luiz Melodia

Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua - Elba Ramalho


Sergio Sampaio (CD, 2002) (Série Warner 25 Anos)

Até Outro Dia

Que Loucura

Cada Lugar na Sua Coisa

Cabras Pastando

Velho Bode

O Que Pintá, Pintô

A Luz e a Semente

Quanto Mais

Tem que Acontecer

O Filho do Ovo

Velho Bandido

O Teto da Minha Casa

Ninguém Vive por Mim

Quatro Paredes


Compactos simples


Coco verde/Ana Juan (1971) CBS

Classificados nº 1/Não adianta com participação de Raul Seixas (1972) 33745

Eu quero é botar meu bloco na rua (1972) Phillips/Phonogram

Meu pobre blues/Foi ela (1974) 6069 090

Velho bandido/O teto da minha casa (1975) 1-01-101-155

Ninguém vive por mim/História de boêmio (Um abraço em Nélson Gonçalves) (1977) 101-101-264




De: Mensagens de blog de todos - Portal Luis Nassif <>
Assunto: Mensagens de blog - Portal Luis Nassif
Para: sulinha13@hotmail.com