24 junho, 2013

Alan Turing - Sociedade Racionalista




Há 101 anos nascia Alan Turing, um dos cientistas mais importantes do século XX.
Morreu aos 41 anos.



:: Biografia:

Matemático britânico nascido em Londres e formado nas universidades Cambridge e Princeton, reconhecido como pioneiro na teoria da computação. Filho de um oficial britânico, Julius Mathison, e de Ethel Sara Turing, desde cedo, logo que aprendeu a ler e escrever, demonstrou interesse pela ciência da computação numérica. Concluiu o mestrado no King's College (1935) e receber o Smith's prize (1936) com um trabalho sobre a teoria das probabilidades. Neste mesmo ano publicou seu primeiro paper chamado On Computable Numbers (1936), em um jornal chamado On Computer Numbers, no qual introduzia o conceito de uma computação teórica, um hipotético aparelho computacional hoje conhecido como Turing Universal Machine ou máquina de Turing. 

Este conceito, que suponha a resolução de qualquer cálculo matemático pela máquina, hoje é considerado como fundamental para o desenvolvimento do computador digital. Durante a II Grande Guerra (1939-1945), trabalhou como criptógrafo para o serviço de espionagem do British Foreign Office, na Government Code and Cypher School, em Buckinghamshire. Ainda durante a guerra, foi enviado aos USA a fim de estabelecer códigos seguros para comunicações transatlânticas entre os aliados. Em Princeton, NJ, que conheceu Von Neumann e participou do projeto do ENIAC na universidade da Pensilvânia. 

Terminada a guerra, juntou-se ao National Physical Laboratory para desenvolver um computador totalmente inglês que seria chamado de Automatic computing engine, o ACE. Decepcionado com a demora da construção da máquina, mudou-se para Manchester, onde se dedicou ao estudo da inteligência artificial e de formas biológicas. Foi nomeado fellow da Royal Society (1951) e iniciou a publicação de trabalhos matemáticos sobre o desenvolvimento dos organismos vivos (1952). 

Propôs um método denominado o Teste de Turing para determinar se as máquinas tinham a capacidade de pensar. Por sua reconhecida homossexualidade foi preso como indecente (1952), sendo obrigado a se submeter à psicanálise e a tratamentos que visavam sua cura. Tragicamente suicidou-se em Manchester, durante uma crise de depressão, numa provável reação aos tratamentos médicos forçados, comendo uma maçã envenenada com cianureto de potássio, aos 41 anos (1954). 

Doodle do Google em comemoração ao seu centenário:


BC


--