26 maio, 2013

Tiroteio atrasa corrida no Complexo do Alemão

Largada do Desafio da Paz, que teve o início atrasado devido troca de tiros (Foto: Erbs Jr./Estadão Conteúdo)
Um tiroteio promovido por traficantes às 7h30 deste domingo na Vila Cruzeiro, na Penha, zona norte do Rio, assustou moradores e atrasou o início do Desafio da Paz, uma corrida promovida anualmente pela ONG AfroReggae. Não há registro de feridos. Marcada para as 8h, a disputa só começou às 9h. 

O secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, participou da corrida, que reuniu 2.000 participantes e tem percurso de 5 km. O trajeto corresponde àquele percorrido por criminosos flagrados em fuga durante operação policial promovida em 2010.
Logo após o tiroteio, policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope)vasculharam a área, uma região da Vila Cruzeiro conhecida como Campo da Ordem. Ninguém foi preso. O início da corrida foi autorizado depois dessa vistoria da polícia.
"O que aconteceu foi uma ação que infelizmente é irresponsável e criminosa, resquício de admiradores de uma facção que se pautou pela banalização da violência. Esta facção reinou por aqui absoluta por 30 anos, mas agora a Polícia Civil, a PM e o Estado estão aqui e não sairão. Isto é óbvio que foi uma facção, que, mesmo enfraquecida, acha que com atos assim pode afastar a polícia e o Estado, mas nós não sairemos", declarou Beltrame sobre o tiroteio.

Beltrame vai investigar tiros que assustaram participantes de corrida no Alemão
RIO - O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, afirmou que vai se reunir com outros representantes do poder público para traçar uma investigação para saber de onde partiram os tiros que adiaram em cerca de uma hora a largada da corrida Desafio da Paz, no Alemão. Beltrame quer ainda tentar identificar pontos onde ainda pode haver resquícios de uma facção de tráfico que ainda poderia estar atuando na região.

— Essa ação infelizmente demonstra a irresponsabilidade que tem uma idolatria oriunda de um resquício de uma facção que reinou absoluta aqui nesse lugar durante anos. Mas hoje o estado ocupou essa área, e daqui não sairemos - afirmou o secretário, que disse que dependendo do resultado por ainda aumentar o número de policiais na região.

No início da manhã deste domingo, corredores que se preparavam para a terceira edição da corrida se assustaram com pelo menos dois tiroteios na Vila Cruzeiro, por volta das 7h40m. Quem estava na Rua José Rucas, onde estava marcada a largada da corrida, teve que se proteger dos tiros debaixo dos carros. Não há informações de feridos. O evento, cuja largada seria às 8h, foi remarcado e começou uma hora depois, às 9h. A região, que durante a semana passada, já havia sido cenário de conflitos com policiais e teve o comércio fechado por ordem do tráfico, contou com reforço policial.

De acordo com o coordenador das Unidades de Polícia Pacificadora, coronel Paulo Henrique de Moraes, foram registrados tiros em duas localidades do Complexo do Alemão antes da realização da corrida: na Vila Cruzeiro, na localidade conhecida como Treze, e no Alto da Pedreira. Segundo o coronel, não houve confronto. Os disparos foram dos traficantes em direção ao contêiner da UPP, que fica no Treze.