27 maio, 2013

Caixa admite ter disponibilizado saque do Bolsa Família

Em nota, a Caixa informou que, na última sexta-feira (17), disponibilizou o Bolsa Família, mas aguarda investigação da PF sobre origem dos boatos.



A Caixa Econômica Federal reconheceu hoje que depositou antecipadamente, no dia 17 de maio, o pagamento de todos os beneficiários do Bolsa Família. Há uma semana, milhares de pessoas correram para sacar o benefício e houve tumulto.
A confusão começou no sábado passado (18). Milhares de beneficiários do Bolsa Família, principalmente no Nordeste, lotaram agências da Caixa, movidos por boatos de que o programa iria acabar ou que haveria um pagamento extra pelo Dia das Mães. Houve filas, e caixas eletrônicos foram depredados. Em dois dias, 900 mil pessoas sacaram R$ 152 milhões.
Na segunda-feira (20), em entrevista ao Bom Dia Brasil, o vice-presidente da Caixa disse que a decisão de antecipar o pagamento foi tomada depois da confusão, para conter o tumulto.
“Em função do boato, o que nós fizemos no final de semana foi criar uma alternativa para que quem estivesse nas agências pudesse receber independentemente do calendário. Mas isso foi válido apenas para o final de semana em função daquele boato”, declarou José Urbano Duarte, vice-presidente da Habitação/Caixa, em 20/05/2013.
Mas, em reportagem publicada neste sábado (25), o jornal “Folha de São Paulo” revelou que a Caixa alterou o calendário de liberação do benefício no dia anterior aos boatos.
Normalmente, os pagamentos são feitos de forma escalonada ao longo do mês e de acordo com o número do cartão. Em maio, a Caixa liberou os recursos de uma só vez, para todos os beneficiários, a partir do dia 17.
Em Fortaleza, uma dona de casa confirma que no dia 17, véspera dos boatos, sacou, de uma só vez, os benefícios de abril e de maio.

“Eu fui à lotérica, como vou de costume fazer um depósito na poupança do meu esposo. Fui depositar o dinheiro. Como eu já estava lá, eu tinha que ir fazer isso, aproveitei, levei o cartão, e tirei o Bolsa Família. Quando eu tirei, saíram dois meses, de abril e maio”, conta a dona de casa Diana dos Santos.
Hoje a Caixa admitiu, por meio de nota, que por causa de “melhorias no cadastro, na sexta-feira, 17 de maio, primeiro dia do calendário de pagamentos no mês de maio, o banco disponibilizou o saque independentemente do calendário individual”. A Caixa afirmou ainda que tem total interesse na apuração dos fatos e que aguarda a investigação da Polícia Federal sobre a origem dos boatos.
Segundo o jornal “O Globo”, uma das linhas de investigação da polícia aponta uma central de telemarketing, no Rio de Janeiro, como uma origem dos boatos. Uma mensagem de voz distribuída pela central teria anunciado o fim do programa.
A Polícia Federal disse que a investigação sobre os boatos está em andamento e que não vai divulgar novas informações. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse que orientou o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, a oferecer todo apoio necessário às investigações da Polícia Federal.

Jornal Nacional mostra fraude na Bolsa Família.

Jornal Nacional deste sábado, dia 25 de maio: 

“Eu fui à lotérica, como vou de costume fazer um depósito na poupança do meu esposo. Fui depositar o dinheiro. Como eu já estava lá, eu tinha que ir fazer isso, aproveitei, levei o cartão, e tirei o Bolsa Família. Quando eu tirei, saíram dois meses, de abril e maio”, conta a dona de casa Diana dos Santos.

Como uma beneficiária da Bolsa Família deposita em poupança, como de costume? Isto significa que ela possui outra fonte de renda e bem considerável, para, como de costume, botar dinheiro na poupança do marido.E mais: deixou abril lá, paradinho, sem retirar. Se não retirou, obviamente, é porque não precisa. A Bolsa Família do PT virou uma fraude. Uma fraude eleitoral.


NOTA DA CAIXA

A Caixa Econômica Federal esclarece que vem realizando, desde março, diversas melhorias no Cadastro de Informações Sociais, conforme já divulgado. Em consequência desse procedimento, na sexta-feira (17), primeiro dia do calendário de pagamentos de benefícios do Bolsa Família do mês de maio, o banco disponibilizou o saque independentemente do calendário individual. A CAIXA informa que a antecipação de saques fora da data prevista pode ocorrer em situações específicas como casos de calamidade ou necessidade de melhorias de sistemas.

O banco informa que na sexta-feira (17) o volume de saques foi inferior ao mesmo período do mês anterior, com um total de 649.018 saques. Em abril de 2013, foram realizados 852.602 saques no primeiro dia do calendário. Portanto, os dados atestam a normalidade dos pagamentos realizados durante toda a sexta-feira (17) e na manhã do sábado (18).

A CAIXA ressalta que somente em torno das 13 horas do sábado (18) é que se verifica o início da anormalidade de saques em alguns estados, quando também começaram a circular notícias sobre os boatos em relação ao Bolsa Família. Para garantir o acesso aos benefícios e a integridade física das pessoas, o banco manteve o procedimento de disponibilizar os pagamentos, independente da data prevista, durante o final de semana.

A CAIXA é responsável pela gestão do Bolsa Família há dez anos. O Programa atinge 13,8 milhões de famílias brasileiras. O banco tem total interesse na apuração dos fatos e reafirma que aguarda as investigações da Polícia Federal em relação a origem dos boatos. Desta forma, a CAIXA prestará todas as informações necessárias às autoridades policiais para colaborar com a apuração.

De: CoroneLeaks (Coturno Noturno) < noreply@blogger.com >
Para: sulinhacidad3@zipmail.com.br
Assunto: Coturno Noturno

                                    Arte/Cultura/Educação!!! 
Sabedoria, Saúde e $uce$$o: Sempre. 
http://br.groups.yahoo.com/group/Cidad3_ImprensaLivre/