09 maio, 2013

arquivo travessia na baia de guanabara via Daniel Moreno


em 1835 a companhia de navegação nictheroy iniciava as operações na travessia entre rio de janeiro e a vila da praia grande que se passou a se chama de nictheroy no mesmo ano de sua inauguração.
em 1875 o imperador dom pedro II chegou a contratar um engenheiro inglês para projetar um túnel na baia da Guanabara a ideia não foi adiante por vários fatores da epoca e atravessia continuou por meio hidroviário agora ligando a praça 15 a ilha de paqueta em 1877.
depois de um acidente conhecido como revolta das barcas fato que teria irritado os clientes das barcas o aumentos das passagem .fazendo que o governo federal tomasse uma atitude em toma os bens da co barreto s/a passado controla as frotas e administração da companhia que se torno estatua.em 1967 stbg passo a transporta passageiro e carga veículos que antes era obrigado a contorna a baia de Guanabara passado pela cidade de Magé para chega ao rio de janeiro poderia atravessa e, mesmos tempo.
1963 foi criado um grupo de trabalhadores para estudar o projeto que 1965 uma comissão executiva definiu o projeto de construção de uma ponte sobre a baia de Guanabara. com aprovação do então presidente costa e silva idealizado por Mario Andreazza ministro do transporte se deu inicio a construção em 1969.
durante as  obras de construção a da ponte ocorreu muitos acidenteis fatais e mutilações de operários , afogamento ate mesmo soterração por cimentos.e atrasos que levo aumentos de custo e tempo foram cinco longos anos com fim de contrato com a empresa inglesa sento finalizada pela consorcio a construtora Guanabara.
em 1974 finalmente a conclusão das obras a ponte rio /Niterói estava pronta com extensão total de 13km sendo 8km por mar .hoje já se pensa em volta ao projeto de dom pedro II na construção de um túnel na baia de Guanabara.