19 março, 2013

Presidente do Uruguai não vai ao Vaticano 'por ser ateu'


Sulinha Imprensa Livre

Um exemplo de governo e de homem.
Se fosse outro, arrumaria qualquer desculpa pronta e iria passear com seus ministros e parentes.

O jardineiro uruguaio

http://sulinhacidad3.blogspot.com.br/2013/01/o-jardineiro-uruguaio.html




Ausente na primeira missa do papa Francisco, o primeiro latino-americano a assumer o cargo, o presidente uruguaio José Mujica justificou sua ausência por meio da primeira-dama e senadora Lucía Topolansky. Ela afirmou que o vice-presidente do Uruguai, Danilo Astori, foi enviado porque o chefe de estado não é católico.

“O Uruguai é um país absolutamente laico. A Igreja está separada do estado desde o século passado. Isso é um diferencial com o resto da América Latina. Temos um grande respeito, há liberdade religiosa, mas nós [Mujica e Lucía] não acreditamos. Como o vice-presidente é católico, achamos melhor ele viajar até o Vaticano”, afirmou a primeira-dama em entrevista à rádio Vorterix.

No Uruguai a ausência do presidente foi bem recebida. A imprensa local, inclusive, tem feito comparações entre Mujica e o papa Francisco desde a escolha do segundo por conta do estilo de chefe de estado, que já declarou em algumas oportunidades que vive apenas com o necessário para satisfazer seu estilo simples de vida, mesma postura adotada pelo argentino.

A Atea enviará uma carta de congratulações a ele. 
Parabéns, Mujica!
Presidente do Uruguai não vai ao Vaticano 'por ser ateu'
Presidente do Uruguai não vai ao Vaticano 'por ser ateu'