27 março, 2013

Eles & Ela - Tributo a Elis via Allex Acioli

Em MPB Especial, de Fernando Faro, Elis Regina queixou-se do mutismo de alguns homens com os quais cruzou em sua breve estrada. A começar por seu pai, outros calados viriam. Entre eles, Chico Buarque que, ao apresentar suas primeiras canções à cantora, não abriu a boca levando-a acreditar que o compositor tinha por ela nada mais do que antipatia. Por isso, perdeu a oportunidade de lançá-lo. Outro grande autor, apesar de tímido e lacônico, ela não deixou escapar: em 1966, Elis lançou Milton Nascimento que, só depois de sete anos, disse-lhe que tinha gostado da gravação de "Canção do sal".
 
Idealizada a partir de entrevistas com homens músicos, produtores, compositores e, sobretudo, falantes, “Eles & Ela – Tributo a Elis" é uma série em três episódios que destaca alguns dos mais importantes aspectos da carreira da cantora gaúcha nascida em 17 de março de 1945 e morta aos 19 de janeiro de 1982.
 
No primeiro capítulo, são focalizadas duas facetas contrastantes da vocalista presentes nos álbuns “Falso brilhante”, de 1976, e “Elis”, de 1973. Com depoimentos do pianista e arranjador César Mariano, do compositor João Bosco e dos produtores Marco Mazzola e João Marcello Bôscoli, o programa de estreia de “Eles & Ela” ressalta dois tipos de canto, bem diferentes entre si, que a intérprete de “Como nossos pais” e “Folhas secas” praticava com tranquilidade.

  • Eles & Ela - Tributo a Elis - Teaser (1)
 
O segundo capítulo dedica-se a gravações realizadas ao vivo em que Elis Regina, muito à vontade, demonstra seu domínio do ritmo, além do poder de comunicação com plateias brasileiras e estrangeiras. Neste episódio, o crítico Zuza Homem de Mello, o percussionista Chico Batera e o multi-instrumentista e compositor Hermeto Pascoal são unânimes ao considerar a cantora um “músico”. É curioso notar que todas as faixas presentes neste segundo programa vêm de discos não autorizados, póstumos, que não passaram pelo crivo de Elis. Assim, a trilha musical, baseada em shows gravados no Festival de Jazz de Montreux, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, e na estreia do televisivo “O Fino da Bossa”, demonstra o alto nível de exigência da cantora que queria muito mais do que almejam aqueles que hoje lançam produtos “ao vivo” pós-produzidos em estúdio.
 
  • Eles & Ela - Tributo a Elis - Teaser (2) 

Fechando esta trilogia para Elis Regina, o terceiro e último episódio de “Eles & Ela – Tributo a Elis” destaca o histórico “Elis & Tom”, além de tocar algumas parcerias do letrista Paulo César Pinheiro imortalizadas pela cantora. Sobre o álbum gravado com Jobim, em Los Angeles, César Mariano revela detalhes dos arranjos e sublinha a convivência da intérprete com o compositor durante a empreitada. Amigo de Elis, Paulinho lembra seus clássicos compostos com Baden Powell, que ganharam dela  gravações definitivas, e garante que Clara Nunes foi a única cantora com quem Elis Regina travou amizade.

  • Eles & Ela - Tributo a Elis - Teaser (3) 
 
Com entrevistas compiladas do arquivo de TodaMúsica, programa que foi ao ar semanalmente do Finados de 1994 à Independência de 2011, a trilogia “Eles & Ela – Tributo a Elis” não dispensou depoimentos de três mulheres que não silenciam: a musa inspiradora, a compositora escolhida e a cantora fã. Quem são elas? Quem ouvir, saberá.
  
  • Eles & Ela - Tributo a Elis (Íntegra 1)
_______________

Especial
Eles & Ela  – Tributo a Elis

http://www.culturabrasil.com.br/especiais/eles-ela-tributo-a-elis
Elis Regina durante a gravação do programa MPB Especial, em 1973, mesmo ano de seu álbum, "Elis". Armando Borges / CEDOC FPA