Dentre todas as aberturas de filmes já realizadas na história do cinema, algumas são marcadas pela originalidade.  Nesse grupo, certamente "Shoulder Arms", de 1918, tem o seu lugar de destaque, vinda da mente criativa de Charles Chaplin.
No início do filme, vemos um cartaz com o título do mesmo e, abaixo, num espaço aparentemente livre, aparece uma mão de alguém que, com toda uma graça, parece ter vida própria. Seu dedo indicador perpassa por todo o título e, logo abaixo reservado para o "roteiro e produção de...", eis que a mão assina comicamente:
"Charles Chaplin"
Em seguida, se despede, ainda de forma cômica. Apesar de representar apenas alguns segundos do filme, essa abertura demonstra que, apesar de saber que o mesmo abordará um período sério que estava acontecendo no mundo (a Primeira Guerra Mundial), Chaplin não abrirá mão de imprimir sua característica maior: o humor. É o que todos irão perceber, conforme o filme se desenvolve.
Confira:
Abaixo, o registro do momento da gravação da abertura do filme:
Momento em que Chaplin assina o seu nome na placa
Sobre o filme
Conhecido no Brasil como "Carlitos nas trincheiras",  Shoulder Arms foi o segundo filme produzido por Charles Chaplin para a First National Pictures, em 1918. O filme conta a história de um recruta que vai à frente de batalha, na Primeira Guerra Mundial. Lá, ele tem pela frente a dura realidade da guerra, onde necessita se livrar dos inimigos. Na época, se tornou o filme mais famoso da carreira de Chaplin e, apesar de contar sobre uma época difícil para o mundo, não deixa de ter seu toque de humor.