25 abril, 2012

25/Abril - Paulo Vanzolini

Ele será eternamente lembrado, quer queira quer não, como o autor da imortal Ronda. O que não deixa de ser uma injustiça. Por essas e outras é que o título da caixa de quatro CDs celebrando a obra de Paulo Vanzolini é 100% coerente - Acerto de Contas, box recém-lançado pela Biscoito Fino, passa a limpo a importância do compositor em releituras de suas obras. Artistas do quilate de Paulinho da Viola, Carlinhos Vergueiro, Chico Buarque e suas irmãs Cristina, Ana de Hollanda e Miúcha foram reunidos num majestoso songbook, uma obra de referência (e reverência) que a história da MPB devia a Vanzolini.

Há uma história no mínimo incomum por trás deste Acervo de Contas, um projeto concebido pelo próprio Vanzolini há cerca de seis anos. O nome da caixa faz supôr que o compositor, hoje aos 78 anos, considera-se subestimado pela História. "Marketing não é comigo. Eu não faço a menor questão de ser lembrado", sempre afirmou Vanzolini. Ainda assim, o compositor tomou a tarefa de organizar sua antologia, como forma de registrar de forma definitiva suas canções. "Acho muito ruins quase todas as gravações de minhas músicas", diz Vanzolini. "O drama não é o cantor, mas o arranjador. Em geral, o sujeito não entende a minha cabeça."

Junto a sua esposa, a cantora Ana Bernardo, Vanzolini ruminou seus arquivos para decidir quais canções deveriam entrar no pacote - que teria de ser o mais abrangente possível. Com a ajuda de amigos e da mulher, chegou ao número de - relativamente baixo - de 65 músicas compostas, algumas inéditas, que representariam a totalidade de seus quase 60 anos de produção. Parece pouco, mas deve se levar em consideração a história de vida atípica de Vanzolini. O paulistano sempre esteve à beira do diletantismo, ganhando a vida trabalhando na área biomédica (é formado em Zoologia e desenvolveu destacadas pesquisas no campo). Seus esparsos discos pessoais nunca fizeram muito sucesso e de hit mesmo em sua carreira só Ronda e Volta por Cima, outra das músicas que o "perseguem" até hoje. "Nunca quis ser compositor. Música era algo que eu fazia só para os amigos", diz Vanzolini.

Com rigor e modéstia quase ranzinzas, Vanzolini chegou, junto ao produtor Ítalo Peron, a uma lista de 52 canções. Peron foi escolhido para coordenar a transcrição das partituras e produzir os intérpretes, que foram escolhidos pessoalmente por Vanzolini. E aí entram mais idiossincrasias do compositor; o parceiro Toquinho (com quem fez Noite Longa e Boca da Noite) ficou de fora da seleção, por "motivos particulares". Noite Ilustrada, o sambista que lançou em 1963 Volta por Cima, também foi ignorado, junto com uma série de nomes graúdos da MPB que se ofereceram ao projeto. "Penso que é preciso um pouco de cara de pau para cantar minhas músicas", declara Vanzolini.

A seleção final de artistas virou uma curiosa mistura de gente consagrada e outros virtualmente desconhecidos. Aos parceiros Paulinho Nogueira e Eduardo Gudin, junta-se sua intérprete favorita (Cristina Buarque), a esposa Ana, Elton Medeiros, Martinho da Vila, Virgínia Rosa e os já citados Chico Buarque e Miúcha. Entretanto, o que mais chama a atenção são nomes como João Macacão, Maria Marta, Edu Maia, Ventura Ramirez e os grupos Bando de Macambira e Trovadores Urbanos. As gravações, realizadas de março a outubro do ano passado em São Paulo, privilegiaram a instrumentação básica do samba boêmio dos botecos paulistas - uma profusão de cordas (cavaquinho, violão, bandolins) e sopros, em contraposição ao samba com mais ênfase na percussão que se toca na noite carioca. "O velho chorão paulista, com aquele violão de sete cordas e aquele bandolim, isso é que é fundamental para minha música", considera Vanzolini.

Concebido inicialmente como um brinde para os clientes da BR Distribuidora (patrocinadora do projeto), o box Acerto de Contas ganhou as lojas graças à intervenção de Homero Ferreira, que fez a ponte entre a BR e a Biscoito Fino. Para o encarte, um texto de Antonio Candido foi escolhido para retratar, em palavras, a estatura única de Vanzolini. "Mestre de muitas faces, que sabe modular a expressão desde a caudal da conversa até a elipse das composições carregadas de expressão contida", resume Candido.
 

--
Sulinha

Sabedoria, Saúde e Sucesso: Sempre para todos Nós.
@SulinhaSVO

Fotografia Sempre Fiel de seu tempo