05 março, 2012

Gabriel Garcia Marques-85 anos



Agora em Março Gabriel Garcia Márquez completará 85 anos de idade.

Conhecido por Gabito, nasceu em 6 de março de 1927, na cidade de Aracataca, Colômbia.

Em 1967 publica Cem anos de solidão, livro que narra a história da família Buendía na cidade fictícia de Macondo, desde sua fundação até a sétima geração. Este livro foi considerado um marco da literatura latino-americana e exemplo único do estilo a partir de então denominado "Realismo Fantástico".

Cem Anos de Solidão" é a obra mais famosa do colombiano Gabriel García Márquez ganhador, em 1982, do Prêmio Nobel de Literatura. Escrita na década de 1960 e publicada em 1967, esta narrativa do gênero Realismo Fantástico conta a história dos Buendía, fundadores da mítica cidade de Macondo, condenados a "cem anos de solidão".

Além da obra ser uma metáfora do isolamento e da esperança da América Latina, traduz-se ao longo da narrativa e, mais especificamente, na passagem "o coronel Aureliano Buendía promoveu 32 revoluções armadas e perdeu todas", uma referência à impotência dos Homens.

Macondo é uma alegoria da América Latina, tanto no que se refere ao aspecto do conformismo e imobilismo social, visto que o homem aceita passiva e alienadamente os fatos ocorridos, como quando a cidade é invadida e devastada pelos americanos mas o povo, apesar de incomodado, mantêm-se inerte aos fatos, quanto à característica de sociedade patriarcal, pois confere a José Arcádio Buendía a idealização e fundação da cidade, além de ter em sua figura admiração e respeito de todos.



De:
"Mensagens de blog de todos - Portal Luis Nassif" oscar.alarcon@gmail.com
Para:
cidad3@yahoo.com.br

http://br.groups.yahoo.com/group/Cidad3_ImprensaLivre/message/13899

Nenhum comentário:

Postar um comentário