01 março, 2012

Arcebispo convoca missa em homenagem a padre condenado por abuso sexual

Arcebispo convoca missa em homenagem a padre condenado por abuso sexual

Monsenhor Edgardo Storni cumpria prisão domiciliar e faleceu na última segunda-feira

A Igreja Católica da cidade de Santa Fe, na Argentina, homenageou com honras no domingo (26/02) um bispo morto na última segunda-feira (20/02) e condenado por assediar sexualmente jovens seminaristas.


A missa em louvor ao monsenhor Edgardo Storni, que cumpria prisão domiciliar pelo abuso de 47 adolescentes foi idealizada por José María Arancedo, atual arcebispo da cidade, que disponibilizará a igreja central da cidade para o evento

Storni foi condenado em 2009 pela Justiça argentina a oito anos de prisão por assédios que praticou no início da década de 1990. As denúncias partiram de um estudante do Seminário Metropolitano de Santa Fe, aonde o religioso lecionava.

O caso tornou-se público em 1994, quando o Vaticano ordenou que o atual arcebispo de Mendoza, José María Arancibia, investigasse as denúncias dos supostos abusos sexuais. Naquele mesmo ano, diversas lideranças políticas redigiriam uma carta de apoio à decisão do clero.

Em 2002, o escândalo ganharia ainda mais repercussão com o lançamento do livro Nuestra Santa Madre, uma investigação conduzida pela jornalista Olga Wornat, que dedica um extenso capítulo ao caso.


Leia mais
Vítimas de abusos sexuais cobram indenizações da Igreja Católica na Alemanha
Vaticano reconhece 4.000 denúncias de pedofilia e admite negligência
Igrejas evangélicas ganham terreno na França em tempos de crise econômica
"Sentimos que o vagão subia no outro", diz ferido do acidente na Argentina

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/20119/arcebispo+convoca+missa+em+homenagem+a+padre+condenado+por+abuso+sexual.shtml

De:
"Opera Mundi" operamundi@operamundi.com.br
Para:
cidad3@yahoo.com.br

http://br.groups.yahoo.com/group/Cidad3_ImprensaLivre/message/13744

Nenhum comentário:

Postar um comentário