25 dezembro, 2014

Senna servindo de exemplo à juventude



Senna servindo de exemplo à juventude! O campeão mundial de surfe, Gabriel Medina, 20 anos, também é fã do nosso Ayrton: "É um cara que era muito dedicado. Treinava muito, era focado e humilde. Infelizmente, eu não tive a oportunidade de conhecê-lo. (...) É um cara que levo como inspiração".
 

Senna do surfe? Fã do piloto de F-1, Medina é comparado a ídolo na web

Perto de feito histórico, jovem Paulista ganha montagem com tricampeão da Fórmula 1

Gabriel Medina nasceu em dezembro de 1993, poucos meses antes da morte de Ayrton Senna, ocorrida em maio de 1994. Mas apesar de não ter acompanhado a carreira do tricampeão mundial de Fórmula 1, o jovem surfista  já disse várias vezes que tem no ídolo brasileiro uma de suas grandes inspirações
De fã a ídolo: em 2014, Medina experimenta o outro lado da moeda. Com boas chances de se tornar o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe na etapa desta semana em Pipeline, no Havaí, o jovem paulista tem vivenciado um crescimento exponencial do assédio do público e da mídia. Tanto que, em uma montagem que corre nas redes sociais, Medina é comparado ao próprio ídolo Senna. 
Comparação Ayrton Senna e Gabriel Medina (Foto: Reprodução)Comparação Ayrton Senna e Gabriel Medina (Foto: Reprodução)
Em entrevista recente ao GloboEsporte.com, Medina falou sobre sua inspiração no ídolo das pistas. O surfista admitiu que alguns amigos dizem que a personalidade dele é parecida com a do piloto, mas disse que só haverá um Ayrton Senna na história.
- Falando de esporte solitário, o Senna é um bom exemplo. É um cara que era muito dedicado. Treinava muito, era focado e humilde. Infelizmente, eu não tive a oportunidade de conhecê-lo. O livro e o filme dele mostram um pouco dele. Eu ganhei o livro de aniversário e, quando estou com o filme, assisto direto. Ele te motiva e mostra que ele estava 100% focado. Independentemente do carro dele, ele fazia e era o melhor. O filme dele me motiva bastante, é uma inspiração. Um cara como ele não sei se já tem ou ainda vai existir, mas ele vai ser o único Ayrton Senna e ídolo eterno. É um cara que levo ele como inspiração. E muita gente já disse que a gente tem a personalidade parecida, depois disso que eu comecei a procurar mais a história dele. 
Gabriel Medina Maresias (Foto: Filipe Rodrigues)Em 2014, Gabriel Medina experimenta o crescimento do assédio dos fãs e da mídia (Foto: Filipe Rodrigues)

Um título mundial inédito para o país no surfe já garantirá para Medina um lugar na história do esporte nacional e o colocará como uma das grandes personalidades brasileiras da atualidade. Para chegar próximo de alcançar os feitos e a grandeza de Senna, porém, Gabriel ainda tem uma longa carreira pela frente para trilhar. Mas mesmo com as diferenças gigantes entre as modalidades praticadas, é possível identificar semelhanças entre o ídolo das pistas e o novo queridinho das águas. Paulistas, ambos tiveram grande apoio da família. A preocupação com a preparação física e mental é outro traço que os une. Medina também segue os passos de Senna quando o assunto é carisma. Atencioso, faz sucesso entre os fãs e arrebata corações femininos. E como o próprio surfista já admitiu, a personalidade dos dois também guarda semelhanças: determinados e focados em seus objetivos.
Se um dia Medina alcançará a mesma importância que Senna para o esporte brasileiro, só o tempo dirá. Com apenas 20 anos, o surfista ainda tem um longo caminho pela frente. E o primeiro passo rumo à consagração pode ser dado nos próximos dias.
Gabriel Medina na temporada 2014 no Havaí surfe (Foto:  Pedro Gomes Photography)Gabriel Medina no Havaí surfe para a decisão do Mundial de Surfe (Foto: Pedro Gomes Photography)

O que Medina precisa para ser campeão mundial:
- se for eliminado até a terceira fase, precisa que Kelly Slater não vença a etapa e que Mick Fanning não chegue às semifinais. Se Fanning for eliminado nas quartas, decide o título da temporada numa bateria homem a homem com o brasileiro. Se passar das quartas, Fanning será o campeão;
- se for eliminado na quinta fase, Mick Fanning não pode chegar à final;
- se for eliminado nas quartas ou nas semifinais, Mick Fanning não pode vencer a etapa;
- se chegar à final, conquista o título, independentemente da campanha de seus rivais
 
Saúde, Sorte e $uce$$o: Sempre.