27 março, 2014

De Renato Russo para Gabriel o Pensador







Recebi esse cartão do Renato Russo quando eu tinha lançado meu primeiro disco e ainda nem sabia que ele tinha ouvido e gostado! Então ele me mandou da Itália um single do cantor Jovanotti, através do Jorge Davidson (diretor que descobriu a Legião Urbana na EMI e estava na Sony). Liguei pro Renato para agradecer e batemos um papo. Gente boa, inteligente, sensível e atencioso. Pena não termos convivido. Poderíamos ter feito umas músicas juntos!
Fiz uma parceria com ele e com a Legião, mesmo após sua morte, a música Palavras Repetidas, que canto em todos os shows, com a voz dele sampleada e as vozes de muitas pessoas na platéia, sempre numa vibe muito especial.
Amanhã no Kazebre, em São Paulo, vou ter esse prazer mais uma vez de cantar junto com ele e com a galera que é preciso amar as pessoas... como cantei hoje de tarde em uma festa fechada, com crianças na platéia cantando em coro o refrão de Pais e Filhos. Crianças que nasceram anos depois dele ter falecido. Fico feliz por poder dar eco a sua arte e ajudar humildemente a ampliar o seu alcance, como em Portugal e na África lusófona, onde muita gente passou a buscar informações sobre a Legião a partir da minha música. E como ele disse no recado que me mandou (e eu nunca esqueci): informação é sobrevivência.
Hoje seria o 54° aniversário desse cantor que me inspirou bastante e ainda me inspira. A mim e a tantas outras pessoas por aí. Parabéns, "parceiro", e OBRIGADO!