21 março, 2013

Todos ligados pela #Força de Dominguinhos


Autor de clássicos da música popular brasileira e herdeiro legítimo de Luiz Gonzaga, o cantor, compositor e sanfoneiro José Domingos de Moraes, 72, pernambucano de Garanhuns, permanece internado no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo. Em coma há cerca de três meses, o estado de saúde de Dominguinhos é grave, porém estável, e seu diagnóstico levanta divergências entre familiares: de acordo com Mauro Moraes, o mais velho do artista, os médicos informaram que "o quadro dele é irreversível". Já a cantora Liv Moraes, filha do segundo casamento, garante que o músico continua reagindo aos tratamentos e que em nenhum momento os médicos disseram "acabou".
aldair dantas
115331Filho do forrozeiro desabafa: Meu pai é uma pessoa muito querida, não podemos esconder seu real estado de saúde, disse Mauro Moraes, ao Viver. O artista permanece em coma, e fãs mandam mensagens através do twitter
Dominguinhos luta contra um câncer no pulmão há mais de sete anos, e quando foi internado no Recife em 17 de dezembro do ano passado, com início de pneumonia, sofreu oito paradas cardíacas e chegou a passar quase cinco minutos com coração sem bater - o artista foi transferido para São Paulo no dia 13 de janeiro. O show que fez em Natal com Elba Ramalho dia 1º de dezembro, no Forró da Lua, foi sua penúltima apresentação; a derradeira aconteceu dia 13 do mesmo mês em Exu (PE), terra de Luiz Gonzaga, em homenagem ao parceiro e padrinho.
O fato é que o músico deixou de usar o marca passo que controlava a arritmia cardíaca, não precisa mais se submeter a hemodiálise pois um os rins voltou a funcionar e já não respira com o auxílio de aparelhos: "O único problema agora é a parte neurológica, que não está respondendo", disse Mauro Moraes por telefone ao TRIBUNA DO NORTE. "Meu pai é uma pessoa muito querida em todo o Brasil e não podíamos (os parentes mais próximos) mais ficar escondendo seu real estado de saúde. Os fãs e a própria família não estavam sabendo de nada, não falavam nada na televisão nem no rádio".
Mauro mora no Rio de Janeiro e contou que está dois meses em São Paulo acompanhando o tratamento do pai. "Não consigo dormir direito, e chegou uma hora que não dava mais para aguentar, por isso quis dar a entrevista", justificou ao comentar a entrevista publicada ontem no blog Play do Diário de Pernambuco, onde revela que o médico Paulo Marchiori, do hospital Sírio-Libanês, havia informado em 25 de fevereiro que Dominguinhos "não deve mais acordar".
Mauro Moraes afirma que a família tem retardado a divulgação de notícias para preservar o artista. "Estou resguardando ao máximo, respeito muito meu pai, mas tem uma hora que você não aguenta", desabafou o filho ao VIVER. A notícia se espalhou rapidamente nas redes sociais, e o Ministério da Cultura divulgou através da perfil no Twitter a campanha #ForçaDominguinhos.
Diante da divergência criada pelos filhos quanto ao real estado de saúde de Dominguinhos, a assessoria de imprensa do Hospital Sírio-Libanês não confirma que a situação seja irreversível. A última informação oficial é um boletim médico divulgado dia 14 de janeiro. Na ocasião, o balanço era positivo: "O paciente responde de forma satisfatória ao tratamento médico e apresenta melhora no padrão hemodinâmico e respiratório", diz o documento.
BRIGA JUDICIAL
Apesar do momento delicado, a família de Dominguinhos está dividida e uma disputa antecipada por sua herança está em curso na justiça: de um lado Mauro, do outro a ex-mulher Guadalupe Mendonça e a filha Liv Moraes. Elas acusam Mauro de ter "se apossado" do apartamento do pai em São Paulo, e estaria proibindo Guadalupe e Liv de entrarem na residência. Guadalupe possui uma procuração para administrar os bens do ex-marido desde 1994.
Por sua vez Mauro, filho de Janete, primeira esposa de Dominguinhos falecida em maio do ano passado aos 70 anos, move duas ações contra as duas: uma corre em segredo de justiça e diz respeito a uma procuração pedida por ele para administrar os bens do pai; na outra ele alega que foi impedido de entrar no apartamento onde está hospedado desde que Dominguinhos foi internado - Guadalupe e Liv estão exigindo que ele deixe o imóvel. "Todo mundo sabe que quem cuida das coisas do meu pai há mil anos sou eu. Quando meu pai ainda estava consciente, resolveu que minha mãe seria sua procuradora e que nós cuidaríamos das coisas dele", declarou a filha de Dominguinhos.

De: "Montanhas em Ação" < donotreply@wordpress.com >