19 março, 2013

Família discorda da declaração de Mauro Moraes, filho do primeiro casamento, sobre estado de saúde de Dominguinhos.



O delicado estado de saúde do sanfoneiro Dominguinhos terminou deflagrando uma crise em família. Uma declaração de Mauro Moraes, filho do primeiro casamento, dizendo que o coma do cantor caminha para o irreversível magoou a cantora Liv Moraes, filha da atual união, com a cantora Guadalupe. Ela concorda que o pai vive um momento muito grave, mas exige cautela.
De acordo com o boletim assinado pelos doutores Antonio Carlos Onofre de Lira e Paulo Cesar Ayroza Galvão, o “Sr. José Domingos de Moraes (Dominguinhos) permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O paciente responde de forma satisfatória ao tratamento e apresenta melhora no padrão hemodinâmico e respiratório”. Postado na quinta-feira (14), no site do centro médico, foi a segunda informação oficial desde que Dominguinhos foi ali internado, no dia 13 de janeiro deste ano, onde permanece. A jornalista Maria Tereza Moraes, da assessoria de imprensa do hospital, afirmou, ontem, que um novo boletim será anunciado caso seja alterado o estado do paciente. Na quinta-feira, o filho mais velho do artista, num desabafo, garantiu que a situação do pai seria mais grave do que transparece nos boletins médicos. Segundo Mauro Moraes, a situação de Dominguinhos é irreversível.
Ontem, no Recife, a cantora Liv Moraes, que participou do programa Supermanhã, do apresentador Geraldo Freire, na Rádio Jornal, concordou que o estado do pai é muito grave, mas não pinta o quadro em cores tão pesadas quanto o irmão, Mauro: “Eu jamais diria que é irreversível. Acho que se tem que calcular as palavras porque você mexe com toda uma família. Além do mais só quem pode dizer isso assim, tão afirmativamente, é o médico”.
Conforme Liv Moraes, o pai ainda responde a estímulos: “Tem dia que está mais quieto, em outros mais agitado. Ele está com os pulmões, coração e rins funcionando bem. Agora, claro que é tudo muito difícil. Meu pai é um guerreiro. Acho que é raro uma pessoa passar sete anos fazendo sessões de quimioterapia, viajando e fazendo shows como ele estava. Há três meses ele não faz mais quimioterapia.
O problema é o cérebro, a gente não sabe se, mesmo que saia da UTI, ficará ou não com sequelas. A verdade é que a gente não sabe o desfecho. Por mim, quero que aconteça o que for melhor para ele”, comentou Liv Moraes, num depoimento muito emocionado nos estúdio da Rádio Jornal.
Em São Paulo, hospedado no apartamento do pai desde que ele foi transferido do Hospital Santa Joana, no Recife, para o Sírio-Libanês, na capital paulista, Mauro confirma as declarações: “Achei que havia chegado a hora de o Brasil saber como está meu pai. Ele é uma pessoa muito querida e ninguém estava sabendo notícias dele. Estou ao lado dele todos os dias e, o que falei à imprensa, o médico me disse ele está em coma, indo para o vegetativo.
O que incomoda é o lado neurológico, ele teve oito paradas cardíacas. Claro que desejo o tempo todo o melhor para ele. Por sua causa estou longe da família desde janeiro”, diz Mauro Moraes, em entrevista por telefone. Quanto as propaladas desavenças com a segunda mulher e a filha de Dominguinhos, Mauro pede para não comentar o assunto: “Só quero conversar sobre o estado de saúde do meu pai. Sobre outros assuntos, peço desculpas, mas prefiro não falar nada.”
Dominguinhos, 71 anos, foi internado no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Santa Joana, no Recife, no dia 17 de dezembro do ano passado, quatro dias depois de ter participado das comemorações do centenário de Luiz Gonzaga, em Exu, a 630 km da capital. O artista, que não viaja de avião, foi de carro até Exu, um dia depois de ter sido submetido a mais uma sessão de quimioterapia para tramento de câncer de pulmão. Além disso, ele é diabético.
DISCO
Em meados de 2013, Dominguinhos entregou 11 melodias inéditas ao poeta Xico Bizerra colocar letras. As parcerias foram gravadas pelo próprio Dominguinhos, Waldonys, Elba Ramalho, Guadalupe, Socorro Lira, Maria da Paz, André Rio, Paulinho Leite, André Rio. O disco, intitulado Lua agreste no céu do Cariri será lançado quinta (dia 21), na loja Passa Discos, no Shopping Sítio da Trindade. Do Jornal do Commercio.

De: "Montanhas em Ação" <donotreply@wordpress.com >