| Caros entusiastas de Chaplin,
À medida que nos aproximamos do Natal e do ano novo, estamos animados para compartilhar os destaques dos últimos meses e dar uma prévia do que está por vir no início de 2025, desde restaurações de filmes até eventos especiais e novos produtos celebrando o brilhantismo atemporal de Charlie Chaplin.
Olhando para 2025, nós, junto com nossos distribuidores mk2 Films, já estamos planejando celebrações para o centenário de The Gold Rush, um marco na arte de Chaplin. Fique de olho em nossas mídias sociais para atualizações.
Agora você pode nos seguir no Threads e no Bluesky , além dos nossos canais de mídia social existentes.
Obrigado por manter o espírito da genialidade de Chaplin vivo conosco!
Atenciosamente, O Escritório Chaplin |
|
| Distribuição de filmes, documentários e exibições |
| |
Notícias emocionantes: A Criterion Collection anunciou que seu próximo lançamento nos EUA no catálogo Chaplin será A Woman of Paris , que chegará em março de 2025. Esta edição apresenta uma impressionante restauração 4K pela Immagine Ritrovata em colaboração com a Cineteca di Bologna e a Roy Export SAS
O lançamento incluirá a trilha sonora de Chaplin de 1977 junto com um arranjo orquestral alternativo. Este último, baseado nos esboços de composição originais de Chaplin (1951–1969), foi orquestrado e conduzido por Timothy Brock e executado pela Orchestra Città Aperta.
Os materiais bônus incluem um novo ensaio em vídeo de Jeffrey Vance, trechos de uma entrevista em áudio com o cinegrafista de Chaplin, Roland Totheroh, comentários de arquivo de Arnold Lozano da Roy Export, uma nova transferência digital de cenas deletadas e muito mais! Encomende sua cópia no site da Criterion com 30% de desconto até 23 de dezembro.
Como parte da preparação para a estreia irlandesa da restauração 4K de Uma Mulher de Paris no Festival de Cinema Francês do Irish Film Institute no mês passado, Timothy Brock apareceu no Culture File da Rádio RTÉ para uma entrevista esclarecedora em duas partes . |
|
| |
Chaplin: O Espírito do Vagabundo Um novo documentário dirigido por Carmen Chaplin, Chaplin: Spirit of the Tramp , que se aprofunda na herança romani de Chaplin, estreou no Festival de Cinema de San Sebastián e ganhou o prestigiado Prêmio Irizar Basque Film. Sua estreia francesa ocorreu em outubro no Festival Lumière em Lyon, junto com exibições de The Great Dictator e curtas selecionados de Chaplin. Os produtores ficaram emocionados em receber o apoio do BFI Global Screen Fund . O documentário estreou nos cinemas espanhóis na semana passada, com exibições agora ocorrendo em todo o país.
Slapstick Festival, Bristol O Slapstick Festival de Bristol homenageará Chaplin com uma exibição de The Great Dictator na quinta-feira, 13 de fevereiro, no Bristol Aquarium, com uma introdução especial de Alasdair Beckett-King e Robin Ince. O festival também incluirá The Immigrant e Oh! What a Nurse! — uma comédia travesti de Syd Chaplin envolvendo um esquema para frustrar um casamento indesejado, cheio de aventuras malucas.
Festival de Cinema Mudo da Holanda A oitava edição do Festival de Cinema Mudo da Holanda apresentará The Kid com Maud Nelissen fornecendo acompanhamento de piano ao vivo em 19 de janeiro no Parktheater Eindhoven.
Palazzetto Bru Zane, Veneza O Mascarado (1914) e Um Burlesco sobre Carmen (1915) serão exibidos em fevereiro com acompanhamento de piano ao vivo de Gabriele Dal Santo.
Giornate del Cinema Muto, Pordenone O festival deste ano incluiu uma exibição de O Vagabundo (1915), acompanhado por uma entusiasmada orquestra jovem composta por estudantes das escolas secundárias de Pordenone, Pier Paolo Pasolini e Centro Storico.
Estreia de Lille de The Great Dictator A estreia francesa de The Great Dictator com acompanhamento orquestral ao vivo ocorreu em outubro em Lille, com Timothy Brock conduzindo a Orchestre National de Lille. O fotógrafo Ugo Ponte capturou o evento lindamente (veja abaixo).
Para ver muitas outras exibições de Chaplin com acompanhamento orquestral ao vivo acontecendo no mundo todo, incluindo Berlim, Salt Lake City, Tucson, Lyon, Seattle, Nishinomiya, Bruxelas, Basileia, Londres, Paris e muito mais, visite nossa lista regularmente atualizada de exibições confirmadas para obter detalhes. |
|
| | | | A Shinchosha Publishing Co., Ltd. no Japão renovou os direitos de sua edição de dois volumes de Minha Autobiografia: " Early Years " e " Days of Glory, Days of Turmoil ".
A Éditions Mimésis publicou um novo livro francês de Charlotte Servel, Le Cinéma burlesque, une autre origin du surréalisme, explorando as origens pastelão do surrealismo. O livro inclui fotografias de nossos arquivos. Recentemente, Servel participou de um episódio de podcast da Cinémathèque Française.
Após mais de 30 anos de consultoria e visita a arquivos de filmes e fotografias em aproximadamente 20 países para seus documentários, o premiado produtor e diretor Serge Viallet compilou um catálogo especial impresso e digital intitulado La mémoire du réel , publicado pela sociedade francesa de direitos autorais, La Scam. O catálogo compartilha a extensa rede de contatos de Viallet em aproximadamente 80 centros de arquivo. Como Viallet observa, para proteger o "tesouro da memória", ele deve ser usado, questionado, enriquecido e compartilhado. Em 2015, Viallet analisou as filmagens de arquivo de Roy Export feitas por Sydney Chaplin durante as filmagens de The Great Dictator para um episódio de Mystères d'archives, uma série de curtas-metragens documentais sobre momentos históricos significativos capturados em filme. O Chaplin Office tem o prazer de ser incluído na primeira edição de La mémoire du réel , que pode ser acessada pelo site da La Scam .
Markus Leyacker publicou um novo livro em alemão, analisando o sucesso de Chaplin .
O Gruppo Persiani Editore publicou um novo livro italiano, Charlie Chaplin a spasso tra i media: Il Vagabondo come personaggio seriale , que explora a evolução do personagem Tramp de Chaplin, o fenômeno Chaplinitis e as questões culturais e legais que surgiram com a popularidade global do personagem. Com base em pesquisas do Charlie Chaplin Archive e do Bill Douglas Cinema Museum, Christian Lovato analisa como Chaplin moldou e redefiniu o conceito do personagem fictício moderno e popular, destacando sua capacidade de transcender eras e mídias. |
| Novos produtos e ideias para presentes |
| | Apresentando o novo Funko Pop! Icon licenciado de Charlie Chaplin , retratado acima ao lado de um brinquedo de estilo vintage da licenciada espanhola Protocol SL . Nossa pequena árvore de Natal também é adornada com os deliciosos "fèves" de Chaplin (encantos tradicionalmente escondidos em bolos de Epifania), cortesia da licenciada francesa Prime .
Para aqueles que ainda estão procurando ideias de presentes, considere a deliciosa mistura de chá e as latas de chá recarregáveis inspiradas em Tempos Modernos de Chaplin, da empresa familiar de chá francesa Thés Christine Dattner .
Outras ótimas opções incluem bonecas e fantoches de dedo da Unemployed Philosophers Guild , bem como estatuetas de madeira da The Motleys .
Quebra-cabeças de madeira estão disponíveis para envio mundial na Craft Hub , e camisetas, artigos para casa e outros produtos com o tema Chaplin podem ser encontrados na loja oficial Redbubble . A Paperblanks oferece artigos de papelaria estilosos, enquanto a Marvel & Rosen apresenta flipbooks mecânicos exibindo a icônica dança do pãozinho de The Gold Rush. Máscaras de festa estão disponíveis na Mamelok . O Sr. Brainwash continua a criar designs licenciados de "arte de rua" de Chaplin para impressões de arte e outros itens.
Para comemorar o 50º aniversário do mk2, a FIP (a estação de rádio de música pública do grupo Radio France) se uniu à Warner Music France para criar um álbum de compilação, Une autre idée du cinéma en musique(s) , com músicas de filmes do catálogo mk2, incluindo seleções de filmes de Chaplin. Edições em CD e vinil estão disponíveis. Claro, vinis e CDs da trilha sonora de Chaplin também estão disponíveis na [ PIAS ], e as trilhas sonoras podem ser transmitidas em todas as principais plataformas. Para um deleite festivo, aproveite uma playlist de uma hora de músicas de filmes de Chaplin em nosso canal do Youtube . |
| O Mundo e Exposições de Chaplin |
| | O Chaplin's World está exibindo decorações festivas até 5 de janeiro, e os visitantes podem aproveitar passeios de balão de ar quente nos dias 27, 28, 29 e 30 de dezembro. Além disso, o museu está oferecendo uma surpresa diária por meio de seu calendário do advento online .
A próxima exposição da Fondazione Prada, A Kind of Language: Storyboards and Other Renderings for Cinema, incluirá storyboards de The Great Dictator e outros filmes icônicos. A exposição abre em 30 de janeiro em Milão.
Uma réplica de uma fotografia de Mei Lan-Fang e Charlie Chaplin está atualmente em exposição na Biblioteca do Leste Asiático da USC, Reunião: Mei Lan-Fang e os Estados Unidos , que termina hoje.
No Mémorial de Caen, você pode ver uma jaqueta Adenoid Hynkel de The Great Dictator e um chapéu e bengala Chaplin originais, emprestados do Chaplin's World, como parte da exposição The Dawn of the American Century, 1919-1944 - Under the Red White and Blue . Esta exposição, aberta até 5 de janeiro de 2025, também inclui fotografias de Chaplin licenciadas pela Roy Export e um clipe de The Great Dictator licenciado pela mk2. |
| | | Um grande agradecimento ao jornalista Timothy Rooks da Deutsche Welle, que recentemente visitou nosso escritório e entrevistou o diretor administrativo, Arnold Lozano, sobre nosso trabalho - Charlie Chaplin: mantendo um gênio da comédia no mercado .
Os concursos de sósias de celebridades têm tomado conta da internet ultimamente, com relatos de Timothée Chalamet fazendo uma aparição especial em seu próprio concurso na cidade de Nova York, e Drake oferecendo um prêmio em dinheiro de US$ 10.000 para um vencedor de Toronto. Muitos artigos mencionam uma história famosa de Charlie Chaplin participando de seu próprio concurso de sósias e perdendo... mas isso realmente aconteceu? Descubra em nosso artigo recém-publicado: Charlie Chaplin perdeu seu próprio concurso de sósias?
Após uma longa pausa devido à pandemia, Chaplin: The Musical, de Chris Curtis e Tom Meehan estará de volta aos palcos. Uma versão em alemão será apresentada na Suíça no verão de 2026 no Walensee-Bühne . Reserve seu FLEXTICKET agora e garanta um desconto de 25% para inscrições antecipadas e flexibilidade máxima na escolha da data até julho de 2026. Oferta válida até 31 de dezembro de 2024.
Este mês, o Teatro Dramático de Belgrado está encenando uma reprise da adaptação de Luzes da Cidade do Teatro Nacional da Grécia.
Na Turquia, outras apresentações de CHAPLIN , uma peça teatral que conta a história de vida de Chaplin, acontecerão em 21 de dezembro no Zorlu Performing Arts Center, em Istambul.
O Lappeenranta City Theatre, na Finlândia, continua as apresentações da adaptação teatral de Monsieur Verdoux de Juha Luukkonen até janeiro.
Lady Gaga lançou um álbum complementar ao filme Harlequin, que inclui uma versão recém-gravada do icônico Smile, de Chaplin .
Smile também foi tocada pelo trompetista e compositor americano Chris Botti na 47ª edição anual do Kennedy Center Honors em 8 de dezembro. O evento irá ao ar no domingo, 22 de dezembro, às 20h30, horário do leste dos EUA, nas plataformas da CBS e da Paramount Network.
O histórico lote do Jim Henson Studio, anteriormente Charlie Chaplin Studios em Los Angeles, foi comprado por John Mayer e o produtor McG. A estação membro da NPR LAist publicou uma breve história do antigo Chaplin Studios enquanto o local começa um novo capítulo. Arnold Lozano falou com a jornalista Josie Huang sobre a era Chaplin.
O calendário de advento de filmes do The Observer New Review inclui uma seleção de favoritos de filmes festivos escolhidos por figuras da indústria cinematográfica, com The Kid recomendado por Paul King, diretor de Wonka e dos dois primeiros filmes de Paddington. Qual é o seu filme favorito de Chaplin para as férias?
O crítico de cinema Jean Narboni foi entrevistado recentemente em um podcast da France Musique , onde discutiu a intuição excepcional de Chaplin para música no cinema.
A France 24 publicou recentemente um artigo sobre as atividades do Kennington Bioscope , que se reúne no Museu do Cinema, localizado no antigo Lambeth Workhouse, onde Charlie Chaplin passou parte de sua infância com seu irmão Syd e sua mãe Hannah.
Estamos um pouco atrasados em compartilhar esta notícia divertida de 2022, mas acabamos de descobri-la: Sree Raj de Tamil Nadu criou um retrato de Charlie Chaplin usando impressionantes 357.216 palitos de fósforo! Este trabalho foi oficialmente reconhecido pelo Guinness World Records como o “ maior mosaico de palitos de fósforo ”. Parece, no entanto, que o título já foi concedido a outra criação.
Desejamos a você um feliz feriado e tudo de bom para 2025, enquanto celebramos o 100º aniversário da Corrida do Ouro! |
| | | |
|
|
|
|