04 dezembro, 2024

Le Monde

 

Marine Le Pen, na Assembleia Nacional, Paris, 2 de dezembro de 2024.

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteA questionável arte de Le Pen em fazer acordos

Ao afirmar que seu grupo votaria a favor da moção de censura apresentada pela esquerda, apesar das concessões obtidas do primeiro-ministro, a líder de extrema direita corre o risco de alienar o eleitorado de direita que ela tanto cobiça.

Leia o artigoícone ler artigo

Paris, França, 2 de dezembro de 2024 - Discussão na Assembleia Nacional Francesa, sobre o relatório da comissão mista, do projeto de lei do orçamento da seguridade social para 2025. No banco, o relator, Yannick Neuder, o presidente da comissão de assuntos sociais, Frédéric Valletoux, o primeiro-ministro, Michel Barnier, seu diretor de gabinete, Jérôme Fournel, a ministra responsável pelas relações com o Parlamento, Nathalie Delattre, e o ministro responsável pelo orçamento e contas públicas, Laurent Saint-Martin.

ícone de assinanteDa utilização do artigo 49.3 por Barnier a duas moções de censura: um dia de agitação na Assembleia Nacional

Na segunda-feira, o primeiro-ministro forçou o projeto de lei do orçamento da previdência social na Assembleia sem votação. Em resposta, a esquerda e a extrema direita apresentaram moções de censura. O governo de Barnier pode ser derrubado na quarta-feira.

Leia o artigoícone ler artigo

O candidato presidencial republicano, ex-presidente Donald Trump, chega a uma festa de observação da noite da eleição no Centro de Convenções de Palm Beach, quarta-feira, 6 de novembro de 2024, em West Palm Beach, Flórida. (Foto AP/Julia Demaree Nikhinson)

NOTÍCIAS

ícone de assinanteTrump comparecerá à reabertura de Notre-Dame em um golpe diplomático para Macron

O presidente eleito americano escolheu a França para sua primeira viagem ao exterior. Ele estará em Paris no sábado, 7 de dezembro.

Leia o artigoícone ler artigo

Esta foto de folheto tirada e divulgada pelo serviço de imprensa presidencial ucraniano em 1º de dezembro de 2024 mostra o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky (D) dando as boas-vindas à Alta Representante da União Europeia para Relações Exteriores e Política de Segurança, Kaja Kallas, durante seu comício em Kiev. - RESTRITO AO USO EDITORIAL - CRÉDITO OBRIGATÓRIO "AFP PHOTO / serviço de imprensa presidencial ucraniano" - SEM MARKETING, SEM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS - DISTRIBUÍDO COMO UM SERVIÇO AOS CLIENTES (Foto por HANDOUT / SERVIÇO DE IMPRENSA PRESIDENCIAL UCRANIANO / AFP) / RESTRITO AO USO EDITORIAL - CRÉDITO OBRIGATÓRIO "AFP PHOTO / serviço de imprensa presidencial ucraniano" - SEM MARKETING, SEM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS - DISTRIBUÍDO COMO UM SERVIÇO AOS CLIENTES

NOTÍCIAS

ícone de assinanteZelensky defende adesão da Ucrânia à OTAN, europeus buscam outra solução

Antonio Costa, o novo presidente do Conselho Europeu, e Kaja Kallas, a nova chefe da diplomacia europeia, visitaram Kiev no domingo, assim que tomaram posse. Os ministros das relações exteriores da OTAN devem se reunir em Bruxelas na terça e quarta-feira.

Leia o artigoícone ler artigo

Um jovem pratica corrida de paraquedas, uma técnica que supostamente desenvolve a "explosividade" de jovens jogadores. Este estádio, que margeia a route de l'Estaque no 16º arrondissement de Marselha, é frequentemente chamado de "laboratório do Rio", em referência ao mítico fervor brasileiro. Marselha, 15 de setembro de 2024.

INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteEm Marselha, jovens futebolistas são treinados em excesso na esperança de se tornarem o próximo Mbappé

Motivadas por pais que sonham que elas se tornem estrelas, um número cada vez maior de crianças está seguindo programas intensos de treinamento individual com treinadores particulares.

Leia o artigoícone ler artigo

Prato de chips de totopos de milho, molho de beterraba, ovo 64, pico de gallo, lascas de queijo envelhecido, proposto pela chef Jeannet Rosales Galán do restaurante Alegrías, 8 de novembro de 2024.

INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteA culinária mexicana apimenta as coisas na França

De tacos a guacamole cítrico e pimentões recheados com cream cheese, uma jovem geração de chefs está trabalhando duro para dar destaque à culinária mexicana.

Leia o artigoícone ler artigo


LEITURA LONGA

ícone de assinanteO que foi preciso para reconstruir Notre-Dame em cinco anos

Laurent Carpentier

Leia o artigoícone ler artigo

Estrasburgo, 23 de novembro de 2024. Place Broglie. Cerimônia comemorativa da libertação de Estrasburgo. Revisões das tropas do presidente E. Macron.

LEITURA LONGA

ícone de assinanteO crepúsculo de Emmanuel Macron começa à medida que sua influência diminui

Claire Gatinois

Leia o artigoícone ler artigo

Uma pessoa vota no segundo turno das eleições parlamentares antecipadas francesas, em uma seção eleitoral em Vanves, perto de Paris, França, em 7 de julho de 2024. REUTERS/Guglielmo Mangiapane

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteFrança, um país pessimista atingido pela crise política

Gwennoline Le Cornec

Leia o artigoícone ler artigo

FOTO DE ARQUIVO: Carlos Tavares, CEO da Stellantis, comparece ao Paris Automotive Summit durante o Salão do Automóvel de Paris de 2024, em Paris, França, em 15 de outubro de 2024. REUTERS/Benoit Tessier/Foto de arquivo

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteAs razões por trás da renúncia do CEO da Stellantis, Carlos Tavares

Sophie Fay

Leia o artigoícone ler artigo

Pessoas passam um tempo em um sábado no Lago Baerwalder See com a usina elétrica a carvão de Boxberg ao fundo em Boxberg/Oberlausitz, Alemanha, em 10 de agosto de 2024. Em 2020, o governo alemão decidiu que as duas primeiras unidades da usina elétrica a carvão de Boxberg seriam fechadas até o final de 2029 e as unidades restantes até 2038.

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteNa Alemanha, o declínio económico está iminente

Elsa Conesa

Leia o artigoícone ler artigo

COLUNA

ícone de assinanteAo nomear Yechiel Leiter, Netanyahu coloca um dos seus homens ao lado de Trump

Jean-Pierre Filiu - Historiador e professor da Sciences Po Paris

Leia o artigoícone ler artigo

EDITORIAL

França-África: Macron deve medir o significado de uma dupla bofetada na cara

Leia o artigoícone ler artigo

EUA anunciam novo pacote de US$ 725 milhões para a Ucrânia

O governo Biden está correndo para garantir bilhões de dólares em ajuda para a Ucrânia antes que o presidente eleito Donald Trump assuma o cargo, uma transição que pode gerar incerteza sobre o futuro do apoio dos EUA a Kiev.

Leia o artigoícone ler artigo

Macron e MBS assinam parceria estratégica e convocam eleições no Líbano

O líder francês chegou à Arábia Saudita na segunda-feira para uma visita de Estado de três dias, no momento em que uma crise política ameaça derrubar o governo francês.

Leia o artigoícone ler artigo

Israel ataca o Líbano em retaliação ao ataque do Hezbollah, deixando pelo menos 9 mortos

Tanto Israel quanto o Hezbollah enfrentaram acusações na segunda-feira de violar a trégua, que entrou em vigor na quarta-feira para encerrar uma guerra que matou milhares de pessoas no Líbano e provocou deslocamentos em massa em ambos os lados da fronteira.

Leia o artigoícone ler artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteOs maiores produtores de armas do mundo veem suas receitas aumentarem em meio a guerras e tensões regionais

Os Estados Unidos, lar de 41 dos 100 maiores fabricantes de armas do mundo, dominam a indústria de defesa global, de acordo com o Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo.

Leia o artigoícone ler artigo

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteO que aconteceria sem um orçamento de seguridade social para a França?

A esquerda e a extrema direita apresentaram moções de desconfiança contra o governo depois que o primeiro-ministro Michel Barnier aprovou seu projeto de lei orçamentária sem votação na segunda-feira. A falta de um plano de financiamento da previdência social pode ter consequências para o sistema de assistência médica e benefícios da França.

Leia o artigoícone ler artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteEntregas de ajuda para refugiados palestinos suspensas em travessia importante, após mortes de humanitários

Dois trabalhadores humanitários foram mortos no enclave no sábado, 30 de novembro. A falta de segurança forçou a UNRWA a interromper a ajuda no ponto de passagem entre o sul de Gaza e Israel.

Leia o artigoícone ler artigo