O Natal está quase aí e você ainda não comprou nada para família e amigos? Então vem conferir algumas dicas de presentes de última hora! Também te conto mais sobre minha passagem por Botsuana durante as gravações da 8ª temporada e onde comer em um dos melhores restaurantes italianos do mundo sem sair do Brasil. Bora nessa? |
|
Botsuana: encontro com leopardo e as planícies alagadas no Delta do Okavango
Acima da África do Sul, no coração da África Austral, Botsuana é um país que nos presenteia com uma natureza nua e crua, sendo lar de majestosas espécies do Reino Animal. Permeadas pelo Deserto Kalahari e pelo Delta do Okavango, as paisagens são apenas uma parte da calorosa recepção neste território. Após me surpreender com os leões e elefantes no Parque Nacional de Chobe, ao redor do Belmond Savute Lodge, foi a vez de potencializar minha jornada no país.
Para fechar com chave de ouro a 8ª temporada do CNN Viagem & Gastronomia, segui para o Eagle Island Lodge, uma propriedade privada da rede Belmond. O que antes era um campo de caça de crocodilos se transformou em uma hospedagem que preza pela vida animal e local – tudo isso com uma vista de tirar o fôlego para a savana.
Vários animais soltos em seu habitat natural, planícies aluviais e cursos d’água formam este rico pedaço de terra. Elefantes, hipopótamos, chacais, leopardos e uma vasta diversidade de aves ficam a apenas alguns metros dos veículos do safári.
O avistamento dos animais pode ser feito também pelo ar, a bordo de helicóptero, ou pela água, com canoas de madeira. Junte isso a refeições especiais sob as estrelas e uma visita a comunidade local e temos uma das viagens mais transformadoras da vida à nossa frente.
Na minha coluna desta semana, dei mais detalhes sobre a minha experiência. Vem ver! |
|
O Ristorante Hotel Cipriani, dentro do Belmond Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, conquistou esse mérito no ranking 50 Top Italy 2025, divulgado essa semana em Milão.
O estabelecimento carioca é o único brasileiro da lista dos 50 melhores restaurantes italianos espalhados pelo mundo.
Comandado pelo chef Nello Cassese, o local conquistou uma estrela Michelin neste ano e angariou o 77º lugar entre os melhores restaurantes da América Latina no Latin America’s 50 Best Restaurants. A casa conta com um menu degustação que varia entre 11 e 14 etapas, que combina sabores clássicos da Itália em pratos únicos e autorais.
“Quis trazer uma cozinha italiana mais moderna e leve, sem perder contato com sua essência. Fiquei muito emocionado com o prêmio. É um grande orgulho representar o meu país no Brasil e ainda mais ter uma equipe que entende o significado de tradição culinária italiana”, celebra Nello, que nasceu em Nápoles.
O trabalho do chef foi descrito pela premiação como “elegante em sabor e apresentação”, assim como repleto de “técnica, coração e ingredientes selecionados”. O Ristorante Hotel Cipriani ainda recebeu o prêmio D’Amico Award, que pontua a melhor performance do ano.
Saiba mais sobre a premiação aqui. |
|
Com tantas opções para comer em São Paulo, não sabe por onde começar? Vem conferir algumas dicas de quem entende do assunto!
O chef Rodrigo Einsfeld passou por algumas casas em SP e no Rio até abrir o gastrobar Barê e participar da primeira edição do MasterChef Profissionais. Hoje, Rodrigo é o nome por trás das três unidades do Handz, restaurante com uma pegada casual.
Além de cuidar do menu dos endereços, o chef experimenta outros sabores e indicou seus endereços prediletos para comer bem na capital paulista. Confira:
Casa Garabed - o lugar perfeito para esfihas especiais. Delícias como kafta com homus, bastrmá com ovos e belewa de nozes também estão no menu. Z Deli - já é figurinha carimbada entre as melhores hamburguerias de São Paulo e a unidade do centro serve também café da manhã e brunch. Sushi Hiroshi - tem um extenso cardápio de entradas, sushis e sashimis, assim como combinados, tempurás, yakisobas, donburimono e pratos na chapa, entre outros. Mocotó - representa a culinária brasileira e leva todo o tempero da comida sertaneja para a Zona Norte de São Paulo. Os dadinhos de tapioca são ícones do menu. Ráscal - a comida tem viés mediterrâneo, com bufê e opções à la carte.
|
|
Três lojas infalíveis - e deliciosas - para os presentinhos de última hora
Dezembro é uma verdadeira "eterna sexta-feira", com eventos, jantares e encontros todos os dias. E, claro, sempre deixamos para comprar aquela lembrancinha de última hora, não é mesmo? Eu, pelo menos, sou campeã nisso!
Por isso, resolvi compartilhar três lojas com produtos deliciosos e embalagens encantadoras que têm me salvado nas últimas semanas – e que podem te ajudar também agora no Natal e durante todo o ano.
Dom Casero: com quiosques em diversos shoppings de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, além de vender on-line, eles têm desde casinha natalina de biscoito até panetones recheados, barrinhas de chocolate, alfajores e bolachinhas em embalagens que já servem como decoração.
Dona do Doce: a primeira bolacharia gourmet do Brasil tem uma linha enorme de diversos sabores de bolachas artesanais. A clássica, com doce de leite, é a minha preferida, mas tem de goiabada, banhada de chocolate, Amarula, entre outros em embalagens lindonas.
Mica Chocolates: uma loja que não tem medo de ousar! Seus chocolates artesanais e artísticos são uma explosão surpreendente de sabores. Isso porque os bombons combinam ingredientes inusitados com chocolates de altíssima qualidade e vêm em embalagens que já são um presente. Vende on-line para todo o Brasil, tem uma loja em Pinheiros e um quiosque no Shopping Iguatemi, em São Paulo.
|
|
No sexto e último episódio da oitava temporada, segui em Botsuana, completando a jornada de aventura no país africano. No Eagle Island, um hotel no coração da savana, fui surpreendida pela presença da vida selvagem a todos os momentos. Logo ao acordar, vi pegadas de leões dentro da propriedade. Também me deparei com cerca de dez leões deitados no meio da savana, aguardando pacientemente a oportunidade de caçar. Com essa experiência arrebatadora, encerrei a temporada, imersa nas paisagens, sons e encontros únicos que só a África pode proporcionar. Uma jornada que celebra a grandiosidade da vida selvagem e o privilégio de ter testemunhado tudo tão de perto. |
|
|
|