Facebook

Twitter

22 novembro, 2019

1963 – Presidente John F. Kennedy é assassinado a tiros em Dallas/EUA e falece aos 46 anos.

22/11/1963 – Presidente John F. Kennedy é assassinado a tiros em Dallas/EUA e falece aos 46 anos.

Desfilava em carro aberto pelas ruas de Daqllas, Cidade do Estado do Texas.
Pouco depois dos tiros fatais, a polícia prendeu Lee Harvey Oswald e o acusou do crime. Oswald, 24, no passado desertou para a URSS e era membro do comitê jogo Limpo com Cuba. Milhares de pessoas lotavam as ruas para Aplaudir o presidente. Por volta de meio-dia, ouviram-se os tiros, a queda de Kannedy com imenso ferimento na cabeça. O carro foi Conduzido em alta velocidade ao Parkland Hospital, onde o presidente morreu 30 minutos depois, sem recuperar a Consciência. Dois padres deram a extrema-unção a JK, que era católico.
O vice Lundon Johnson, 55 anos, estava em outro carro da comitiva e não foi ferido. O governado texano John Conally Jr. acompanha Kannedy no carro e foi ferido gravemente no tórax e no braço. A primeira dama Jacquline, Sentada ao lado do marido no carro, não se feriu.
Na posse do vice , que ocorreu no avião presidencial 99 minutos após o assassinato, podia ver as meias de Jacqueline estavam manchadas de Sangue.
John Kennedy estava Bem Humorada. Na Manhã, em Fort Worth, falando a uma multidão perto do hotel, Sorriu ao dizer:
"A Senhora Kennedy está se arrumando. Demora, mas fica com aparência Melhor do que Nós quando fazemos isso".
De lá. os Kennedy voaram para Dallas. O vice foi em outro avião. Os dois não viajavam juntos por medida de Segurança contra acidentes e atentados.
Em Dallas, Jacqueline acompanhava o presidente no desfile, o que raramente fazia.
Mo discurso que não fez, Kennedy atacaria os conservadores, dizendo que "nesta Terra, ouvem-se vozes que pregam doutrinas sem relação com a Relidade, que não se adaptam aos anos 60, doutrinas que aparentemente presumem que as Palavras bastam, sem armas, que a vituperação é a mesma coisa que a Vitória e que a Paz é Sinal de fraqueza"
É enterrado dia 25 em Washington: o mundo inteiro viu um Menino Brincar de Soldado e Se emocionou: John-John Kennedy, 3 anos, fez continência junto com a guarda de Honra quando o corpo de Seu Pai, John  Kennedy passou à sua frente. O mais Jovem e o Mais Querido presidente dos EUA chegou a seu Repouso final.
Pouco antes das 11 hs, a viúva Jaqueline e os irmãos do presidente, Robert e Edward, entraram na Rotunda Leste do Capitólio. Os Três se ajoelharam diante do caixão, que repousava Sobre o alto catafalco, o mesmo usado no funeral de Abraham Lincoln hpa quase cem anos.
Depois, os Kennedy retiraram-se para a Praça Leste. Oito Soldados levantaram o caixão e o carregaram lentamente pelos degraus da Rotund, colocando-o num coche puxado por Seis Cavalos. O Cortejo percorreu a Avenida Pennsylvania em direção à catedral de São Mateus. Atrás do coche iam Jacqueline e os irmãos Kennedy. Mais atrás o presidente Lyndon, Sua mulher e Representantes estrangeiros.
Mais de 1.100 pessoas compareceram à igreja. às 12h30, o reverendo Philip Hannon começou o discurso e lembrou o discurso de posse do então presidente, dizendo que naquele momento " a tocha foi passada a uma nova geração de norte Americanos".
A missa terminou às 13h15. A familia Kennedy embarcou em limusines, com o presidente Hohson Sempre ao lado de Jacqueline.
Multidões enchiam as ruas do percurso do enterro até o cemitério de Arlington, onde os discursos e as orações finais se encerraram duas horas depois. O rosto da ex primeira dama estava coberto por um véu escuro que mal escondia Suas lágrimas.
“ Tentar fazer o governo trabalhar é como pregar botão em torta de Queijos”
“ Os governantes são descartáveis quando as instituições são Sólidas”
“ O conformismo é o carcereiro da Liberdade e o inimigo do Crescimento”