Facebook

Twitter

28 abril, 2025

ICL Notícias

 


DESTAQUES

'Apagão' afeta energia elétrica em Portugal, Espanha e outros países da Europa


Falha começou por volta das 07h30, de Brasília; Operadora de energia da Espanha estima entre seis e dez horas para retorno total da energia

Diversos países da Europa sofrem com um “apagão” no fornecimento de energia elétrica nesta segunda-feira (28). Há relatos de falhas energéticas em Portugal, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Itália, França, Áustria e Grécia. Nas redes sociais, há publicações sobre falhas também na Polônia e na Finlândia.


Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (28), o diretor de serviços de operações da empresa espanhola Red Eléctrica, Eduardo Prieto, disse que a energia só será completamente reestabelecida na Europa em um período entre seis e 10 horas. Com isso, a expectativa é para um retorno completo entre 14h e 17h, no horário de Brasília. Já a E-Redes, de Portugal, não aponta para uma previsão de quando a energia será reestabelecida. (...)


Ler matéria completa


NOTÍCIAS DO DIA

Exército se nega a informar gastos de dinheiro público com torneios de polo


Desaprovação recorde: nunca governo dos EUA foi tão mal avaliado


Dino intima líder do PL a explicar suposto acordo para divisão das emendas


Saiba como verificar se houve desconto ilegal na aposentadoria ou pensão do INSS


ARTIGOS EXCLUSIVOS

Quer desenvolver o pensamento crítico? Confira filmes e documentários que vão te ajudar


Em um mundo de polarizações e discursos simplistas, onde o negacionismo científico e o revisionismo histórico ganham cada vez mais força, o pensamento crítico é fundamental. (...)

IPCA: o que é, para o que serve e como impacta o dia a dia do cidadão brasileiro


Se você acompanha notícias, já deve ter se deparado com o termo IPCA – e, inclusive, já deve ter se questionado o que é e por que ele é tão importante no Brasil. (...) Pensando nisso, vamos entender o que é IPCA (...).

CURIOSIDADE



O Dia Mundial da Educação, comemorado hoje (28), surgiu em 2000, no Fórum de Dakar, quando mais de 100 países – incluindo o Brasil – se comprometeram a fortalecer a educação até 2030.


Passados 25 anos, o cenário ainda é preocupante: 32% dos brasileiros adultos não concluíram o ensino fundamental, segundo o Censo 2022.


A educação é direito garantido. Mas, olhando para os números, a dúvida é: quando esse direito vai sair do papel para todo mundo?

COLUNA ICL


Bergoglio e Boff: do poder ao carisma


Quisera eu - um pagão - que o camerlengo fosse implacável contra os inescrupulosos de todo tipo


O povo nas ruas do mundo e da Roma imortal para o funeral do Papa Francisco atestam um Papa efetivamente pop, mas não aquele da era das comunicações de massa que marcou o longo papado de João Paulo II, o polonês reacionário. E sim o apelo e o pranto popular dos condenados da terra, ou seja, os humilhados, excluídos, marginalizados de todo tipo. (...)


Leia mais na coluna de Lindener Pareto.