Facebook

Twitter

28 abril, 2025

5 Fatos da CNN

 

Segunda-feira, 28 de Abril de 2025

INSS e entidades suspeitas de fraude travam auditoria do TCU; recursos sob relatoria de Aroldo Cedraz aguardam julgamento

Fraude no INSS


O INSS se associou a entidades acusadas de fraude nos chamados “descontos associativos” e solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) a suspensão do acórdão da Corte, que estabelece uma série de recomendações para coibir essas cobranças. Aposentados e pensionistas podiam se associar a entidades conveniadas para que a mensalidade fosse descontada automaticamente de seus benefícios. Segundo a Polícia Federal, algumas dessas associações estavam envolvidas em um esquema de fraude bilionária. Esses recursos foram apresentados em junho de 2024, após uma auditoria do TCU, e estão sob a relatoria do ministro Aroldo Cedraz. Em cinco ocasiões, Cedraz levou os recursos ao plenário, mas acabou retirando-os de pauta. Até o momento, o julgamento não ocorreu, o que significa que as recomendações não foram cumpridas pelo INSS e pelas entidades.

Prisão de Collor


O Supremo Tribunal Federal (STF) vai retomar hoje o julgamento que discute a manutenção da ordem de prisão do ex-presidente Fernando Collor. A análise será realizada no plenário virtual da Corte, a partir das 11h e seguirá até às 23h59. Nesse formato, não há debates entre os ministros, apenas o registro dos votos no sistema eletrônico do Supremo. Na sexta-feira (25), a Corte havia iniciado a discussão sobre o caso, mas o ministro Gilmar Mendes pediu destaque, o que levaria o julgamento para o plenário físico. No entanto, o magistrado recuou da decisão, permitindo que a análise prossiga no plenário virtual. Já há maioria a favor da manutenção da ordem de prisão imediata, conforme determinou o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, na noite de quinta-feira (24). Ele foi acompanhado pelos ministros Flávio Dino, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Edson Fachin. Na retomada do julgamento, os votos já depositados serão mantidos.

Coreia do Norte


A Coreia do Norte confirmou pela primeira vez nesta segunda-feira (28), no horário local, que enviou tropas para lutar pela Rússia na guerra com a Ucrânia, sob as ordens do líder Kim Jong Un. A Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores do Norte afirmou que o líder Kim Jong Un tomou a decisão de enviar tropas sob o tratado de parceria estratégica abrangente que assinou com Putin no ano passado. “Aqueles que lutaram pela justiça são todos heróis e representantes da honra da pátria”, afirmou Kim, citando a KCNA. A Coreia do Norte “considera uma honra ter uma aliança com um Estado tão poderoso como a Federação Russa”, acrescentou a mídia estatal. A Coreia do Norte enviou um total estimado de 14 mil soldados, incluindo 3 mil reforços para repor suas perdas, disseram autoridades ucranianas. Sem veículos blindados e experiência em guerra com drones, eles sofreram pesadas baixas, mas se adaptaram rapidamente.

Guerra na Ucrânia


Donald Trump continuou expressando sua frustração no domingo (27) com o presidente Vladimir Putin por lançar um ataque com mísseis contra Kiev e disse que não podia afirmar com certeza se o líder russo levava a sério o fim da guerra. “Acho que a reunião correu bem. Veremos o que acontece nos próximos dias. Provavelmente aprenderemos muito. Fiquei decepcionado com os mísseis voando perto da Rússia”, disse Trump ao deixar Nova Jersey. Putin, ele afirmou, precisava demonstrar compromisso com o fim da guerra. “Quero que ele pare de atirar, sente-se e assine um acordo”, disse Trump. “Acredito que temos os limites de um acordo, e quero que ele o assine, acabe com isso e simplesmente volte à vida.”, acrescentou. Em entrevista, o Secretário de Estado, Marco Rubio, afirmou que nesta semana, os EUA deverão decidir se querem continuar envolvidos ou se é hora de se concentrar em outras "questões que são igualmente, se não mais, importantes".

Brasileirão


sexta rodada do Campeonato Brasileiro 2025 reservou jogos tensos e emocionantes para o torcedor. O Botafogo bateu o Fluminense por 2 a 0 no Nilton Santos, na noite de sábado (26), e voltou a vencer após quatro jogos, entre Brasileiro e Libertadores. O Palmeiras vacilou no domingo (27) e perdeu para o Bahia por 1 a 0, no Allianz Parque. O Flamengo, agora, é o líder isolado. O time de Filipe Luis goleou o Corinthians por 4 a 0 no Maracanã, com direito a show de Pedro, que marcou duas vezes. Em meio ao imbróglio sobre o futuro de Dudu, o Cruzeiro venceu o Vasco por 1 a 0, no Parque do Sabiá. O São Paulo buscou empate contra o Ceará após gol de joia da base. Pedro Henrique abriu o placar para os mandantes, e Ryan Francisco deixou tudo igual. Já  o Santos afundou no Z4 após a derrota de 2 a 1 em plena Vila Belmiro para o Red Bull Bragantino, no duelo que fechou a rodada.
Veja sobre o que as pessoas estão falando.
Leia e compartilhe as notícias

 
Jair Bolsonaro
Ex-presidente continua estável na UTI, sem previsão de alta

Congresso
Glauber enfrenta CCJ; Lupi é esperado antes do feriado

Nikolas Ferreira
Valdemar quer deputado “mais experiente” antes de tentar governo de MG

Tarifaço
Impacto das tarifas virá no final de maio, diz ex-assessor de Trump

Canadá
Itamaraty confirma morte de brasileiro no atropelamento em Vancouver
41%
É a porcentagem da aprovação de Donald Trump em quase 100 dias de governo. Índice é o mais baixo desde a década de 50. Leia mais

"Omissão não teve. O meu papel era mandar apurar e isso foi feito"

Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, sobre denúncias de irregularidades em descontos na folha de pagamento de aposentados do INSS. Leia mais

Neste fim de semana, o CNN Entrevistas recebeu o filósofo Mario Sergio Cortella, que falou sobre o legado do papa Francisco à frente da igreja Católica. Assista.