A mais recente edição da revista Shonen Champion (de 'Welcome to Demon School! Iruma-kun' e 'Shy') trouxe o início da serialização de um novo mangá chamado 'Taika no Risei' ('Os Motivos de Taika', em tradução livre), da autora Paru Itagaki, mas esse título já havia se tornado uma polêmica na internet antes mesmo do lançamento por conta de sua premissa inesperada.
A trama de 'Taika no Risei' começa apresentando a adolescente Ao, uma jovem comum que tem uma vida social comum e gosta de games online, principalmente para arranjar treta com desconhecidos. Ela mora em um lar estruturado com mãe e pai presentes, e a família tem como mascote um pitbull chamado Taika, um amorzinho em forma de animal. Taika é carinhoso e prestativo, a ponto de ninguém imaginar o que viria a acontecer em poucos dias.
Um dia, Ao chega em casa e, ao abrir a porta, encontra o corpo de seu pai estirado no chão. Seu rosto estava todo deformado por mordidas, e ao lado ela vê Taika com o focinho e boca cheios de sangue. A adolescente chega à conclusão que o pitbull matou seu pai, mas por qual motivo?
Ela lembra que no dia anterior, durante o passeio, o próprio pai havia comentado que os pitbulls são criaturas dóceis desde que ninguém ative o 'botãozinho' em suas cabeças que muda seu comportamento. O que terá acontecido naquele dia? O que ativou o lado agressivo de Taika? De qualquer forma, Ao sente uma vontade de proteger seu cachorro de um possível sacrifício e decide ocultar o cadáver do seu pai e mentir para sua mãe sobre o paradeiro do marido dela.
Até aqui temos um mangá de suspense tradicional, mas há um detalhe importante sobre 'Taika no Risei': no mundo dessa história existe uma forma de 'humanizar pets'. Através de um processo ainda não detalhado na trama, há a possibilidade de antropomorfizar animais de estimação e transformá-los em criaturas humanoides, com capacidade de fala e tudo.
Esse intrigante mangá, no entanto, acabou ganhando outras interpretações quando teve sua premissa anunciada. Houve um temor de que seria um mangá promovendo relações sexuais entre humanos e animais, algo que não ocorreu no capítulo de estreia. Mangás são obras abertas, e não podemos dizer até onde a trama pretende ir, mas uma autora como Paru Itagaki que já criou tantas obras boas e responsáveis merece um pouquinho de confiança.
'Taika no Risei'
Onde: revista Shonen Champion
(Ainda sem publicação oficial no Brasil)