Facebook

Twitter

28 dezembro, 2024

Le Monde

 


O navio naval dinamarquês P525. O graneleiro chinês Yi Peng 3 está ancorado no Kattegat, quarta-feira, 20 de novembro de 2024. O navio tem sido monitorado de perto por navios navais dinamarqueses em águas dinamarquesas desde terça-feira. O navio está ancorado entre Grenaa e a cidade sueca de Halmstad, ao sul de Anholt... (Foto: Mikkel Berg Pedersen/Ritzau Scanpix) (Foto de Mikkel Berg Pedersen / Ritzau Scanpix / Ritzau Scanpix via AFP)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteComo a OTAN está se organizando para proteger cabos submarinos após uma série de incidentes

Várias dessas infraestruturas críticas foram danificadas nas últimas semanas. A suspeita está focada na Rússia, o porto de origem ou porto de escala de vários dos navios envolvidos. Os membros da OTAN decidiram novas medidas para rastrear os culpados.

Leia o artigoícone ler artigo

Um incêndio é visto através de uma janela do hospital Kamal Adwan, durante a operação militar israelense em andamento, em meio ao conflito Israel-Hamas, em Beit Lahiya, no norte da Faixa de Gaza, em 18 de dezembro de 2024. REUTERS/Stringer

Última grande unidade de saúde no norte de Gaza está 'fora de serviço' após operação militar israelense

Desde 6 de outubro, Israel intensificou sua ofensiva terrestre e aérea no norte de Gaza, declarando que seu objetivo é impedir que militantes do Hamas se reagrupem, e disse na sexta-feira que estava agindo com base em informações de inteligência sobre "infraestrutura e agentes terroristas" nas proximidades do hospital.

Leia o artigoícone ler artigo

(COMBO) Esta combinação de imagens criada em 2 de junho de 2024 mostra um homem segurando um smartphone exibindo o logotipo da plataforma de mídia social chinesa Tiktok em um escritório em Paris em 19 de abril de 2024 e o ex-presidente dos EUA e candidato presidencial republicano Donald Trump falando com a mídia ao chegar para seu julgamento criminal no Tribunal Criminal de Manhattan, na cidade de Nova York, em 30 de maio de 2024. O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, entrou com uma petição em 27 de dezembro de 2024 pedindo à Suprema Corte que suspendesse uma lei que proibiria o TikTok um dia antes de sua posse em 20 de janeiro se ele não fosse vendido por seu proprietário chinês ByteDance. (Foto de Antonin UTZ e Seth Wenig / várias fontes / AFP)

Trump pede à Suprema Corte que adie proibição do TikTok

O presidente eleito americano tentou proibir o aplicativo popular durante seu primeiro mandato por questões de segurança nacional; ele se encontrou na semana passada com o CEO do TikTok, Shou Chew, em seu clube Mar-a-Lago, na Flórida.

Leia o artigoícone ler artigo

MADRI, 13/11/2024.- A jornalista Cristina Fallarás, durante a apresentação de seu livro 'Não publique meu nome', no qual compila depoimentos de vítimas de violência sexual, esta quarta-feira em Madrid. EFE/ Fernando Villar (MaxPPP TagID: efespseventeen129232.jpg) [Foto via MaxPPP]

NOTÍCIAS

ícone de assinanteEm Espanha, centenas de testemunhos anónimos de agressões sexuais estão a gerar polémica

A ativista feminista Cristina Fallaras está compilando mensagens em sua página do Instagram de mulheres que são supostas vítimas de comportamento inapropriado. No entanto, as alegações sem fontes e não verificadas levantam questões sobre a legitimidade de sua abordagem.

Leia o artigoícone ler artigo

Round 6 S2 Choi Seung-hyun como Thanos em Round 6 S2 Cr. No Ju-han/Netflix © 2024

ANÁLISE

ícone de assinante'Squid Game': uma segunda temporada mais sentenciosa do que irônica

Após o sucesso colossal da primeira temporada, os novos episódios, disponíveis desde quinta-feira na Netflix, acrescentam pouco à glória da série coreana de Hwang Dong-hyuk.

Leia o artigoícone ler artigo

LEITURA LONGA

ícone de assinanteA Maison Franco-Japonaise de Tóquio, uma âncora centenária da política cultural da França no Japão

Fundada por Paul Claudel, então embaixador francês no Japão, e Eiichi Shibusawa, a MFJ trabalha desde 1924 para promover o entendimento mútuo.

Leia o artigoícone ler artigo


22 de dezembro de 2024, Tbilisi, Geórgia: A presidente georgiana SALOME ZOURABICHVILI discursa para uma multidão perto do prédio do parlamento na 25ª noite consecutiva de protestos na capital do país, Tbilisi. Após uma eleição controversa no dia 28 de outubro, a presidente Zourabichvili chegou ao fim de seu mandato presidencial. Uma eleição parlamentar realizada no dia 14 de dezembro pelos parlamentares do Georgian Dream, boicotada pelos partidos da oposição, tem o ex-jogador de futebol, e o único nome na cédula, Mikheil Kavelashvili na fila para a presidência. Com a posse no dia 29 de dezembro, a presidente Zourabichvili se recusou a renunciar por conta de manipulação durante as eleições, chamando a capacidade do Georgian Dream de promulgar tais decisões enquanto está sob investigação por alegações de fraude eleitoral de ''inconstitucional''. Hoje à noite, em seu discurso, ela chamou a presidente do partido Georgian Dream, Bidzina Ivanishvili, para encontrá-la no palácio presidencial antes do dia 29 e falar sobre a realização de novas e justas eleições. Mais cedo hoje, o primeiro-ministro do Georgian Dream, Irakli Kobakhidze, fez uma forte alusão à prisão da presidente Zourabichvili caso ela não se demita no dia 29. Um discurso foi planejado para fora do prédio do Parlamento, mas um caminhão carregando equipamentos de áudio e palco foi apreendido pela polícia. (Crédito da imagem: © Jay Kogler/SOPA Images via ZUMA Press Wire)

PERFIL

ícone de assinanteSalomé Zurabishvili, presidente da Geórgia que desafia o governo russo

Faustina Vicente

Leia o artigoícone ler artigo

O presidente brasileiro Jair Bolsonaro (D) ouve seu companheiro de chapa para a próxima eleição presidencial, Walter Souza Braga Netto, durante o Rally Nacional da Agricultura em Brasília, em 10 de agosto de 2022. (Foto de Sergio LIMA / AFP)

LEITURA LONGA

ícone de assinanteNos bastidores da tentativa de golpe de Jair Bolsonaro no Brasil em 2022

Bruno Meyerfeld

Leia o artigoícone ler artigo

Fumaça cerimonial nas cores da bandeira da França aparece sobre o Rio Sena em Paris, França, durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2024, sexta-feira, 26 de julho de 2024. (AP Photo/Matthias Schrader)

SELEÇÃO

A playlist do Le Monde em inglês com os sucessos franceses que deveriam ter chegado à cerimônia de abertura das Olimpíadas

O mundo em inglês

Leia o artigoícone ler artigo

MADRI, ESPANHA - 09/07/2024: Pessoas tiram fotos do horizonte de Madri do terraço do Círculo de Bellas Artes. (Foto de Marcos del Mazo/LightRocket via Getty Images)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteComo Madrid se tornou um laboratório para o ultraliberalismo em desacordo com o resto da Espanha

Sandrine Morel

Leia o artigoícone ler artigo

Apoiadores de soldados amotinados seguram uma placa com os dizeres "abaixo Macron" enquanto protestam em Niamey, Níger, quinta-feira, 27 de julho de 2023. Órgãos governamentais na África condenaram o que caracterizaram como uma tentativa de golpe na quarta-feira contra o presidente do Níger, Mohamed Bazoum, depois que membros da guarda presidencial declararam que haviam tomado o poder em um golpe devido à deterioração da situação de segurança do país da África Ocidental. (Foto AP/Sam Mednick)

ANÁLISE DE NOTÍCIAS

ícone de assinanteFrança enfrenta crescente pressão da África francófona por soberania

Morgane Le Cam

Leia o artigoícone ler artigo

COLUNA

ícone de assinante'A Europa está mais do que nunca presa entre Putin e Trump'

Philippe Ricard -

Leia o artigoícone ler artigo

ARTIGO DE OPINIÃO

ícone de assinante'As pessoas frequentemente descrevem os comícios de Donald Trump como carnavais. É exatamente isso'

Robert Zaretsky -

Leia o artigoícone ler artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteNo Brasil, agronegócio é acusado de financiar conspiração para assassinar o presidente Lula

O ex-ministro da Defesa de Jair Bolsonaro teria recebido dinheiro "de pessoas ligadas ao agronegócio" para um complô para eliminar o presidente Lula, seu vice-presidente e um juiz do Supremo Tribunal Federal, segundo o ex-assessor do ex-presidente de extrema direita.

Leia o artigoícone ler artigo

Imagens mostram agentes penitenciários de Nova York espancando um preso afro-americano antes de sua morte

Robert Brooks, de 43 anos, foi agredido na noite de 9 de dezembro em uma prisão do estado de Nova York e morreu no dia seguinte. Os resultados finais de sua autópsia ainda estão pendentes.

Leia o artigoícone ler artigo

Número de sem-teto nos EUA aumenta 18%, já que moradia acessível continua fora do alcance de muitos

Os Estados Unidos testemunharam um aumento drástico na falta de moradia, motivado principalmente pela falta de moradia acessível, além de desastres naturais devastadores e uma onda de migrantes em diversas partes do país.

Leia o artigoícone ler artigo

COLUNA

ícone de assinanteComo a aranha 'estilingue' lança sua teia para capturar sua presa

Essa espécie, de apenas alguns milímetros de tamanho, tece sua teia e a arremessa violentamente quando detecta a aproximação de uma presa, capturando-a à distância.

Leia o artigoícone ler artigo