Facebook

Twitter

29 novembro, 2024

Le Monde

 

GALERIA

Por dentro de Notre-Dame: As primeiras imagens da catedral pós-reconstrução

Após cinco anos de reconstrução após o incêndio de 2019, o público pôde ter um primeiro vislumbre da restauração da catedral na sexta-feira, quando o presidente Macron fez um último passeio antes da grande reabertura no próximo fim de semana.

Leia o artigoícone ler artigo

O presidente francês Emmanuel Macron, centro à esquerda, e sua esposa Brigitte Macron, terceira à direita, visitam os interiores restaurados da Catedral de Notre-Dame, sexta-feira, 29 de novembro de 2024, em Paris. (Christophe Petit Tesson, Pool via AP)

Macron faz o último passeio por Notre-Dame antes da grande reabertura em 7 de dezembro

A visita do presidente francês, que será transmitida ao vivo, antecede a reabertura do icônico monumento no fim de semana de 7 e 8 de dezembro.

Leia o artigoícone ler artigo

IRLANDA - Dublin, maio de 2022, Estadia turística na capital irlandesa, Dublin. Patrimônio, vida cotidiana, turismo e modernidade, visita a uma cidade europeia e de língua inglesa, dividida entre história e modernismo, entre conservação e tecnologia. Porto e praia de Howth, escapada de Dublin para o fim de semana. Marina de Dublin. Chegada do trem na estação Howth. Trem DART. IRLANDA - Dublin, maio de 2022, Passeio turístico na capital irlandesa, Dublin. Patrimônio, vida cotidiana, turismo e modernidade, uma visita a uma cidade europeia e de língua inglesa, dividida entre história e modernismo, conservação e tecnologia. Porto e praia de Howth, uma escapada de fim de semana para os dublinenses. Marina de Dublin. O trem chega à estação Howth. Trem DART.

RECURSO

ícone de assinanteA Irlanda é rica. Por que os irlandeses sentem que vivem em um país meio desenvolvido?

A nação do trevo ostenta um dos maiores PIBs per capita e um superávit orçamentário de € 25 bilhões. Mas a escassez de moradia e transporte está impactando significativamente a população, tanto que essas questões podem ser decisivas na eleição geral de sexta-feira.

Leia o artigoícone ler artigo

Manifestantes com a bandeira da Geórgia (E) e da União Europeia se reúnem para protestar em frente ao parlamento da Geórgia no centro de Tbilisi em 28 de novembro de 2024, depois que o primeiro-ministro Irakli Kobakhidze disse que o país não buscaria a adesão à União Europeia até 2028, acusando Bruxelas de "chantagem". O anúncio veio horas depois que o Parlamento Europeu adotou uma resolução não vinculativa rejeitando os resultados das eleições parlamentares da Geórgia em 26 de outubro, alegando "irregularidades significativas". (Foto de Giorgi ARJEVANIDZE / AFP)

ícone de assinanteGeórgia suspende candidatura à UE, o que leva a protestos que denunciam uma traição

Na quinta-feira, o governo anunciou o adiamento das negociações sobre seu pedido de adesão até o final de 2028. Manifestações eclodiram, apoiadas pela presidente pró-europeia Salome Zurabishvili, que está pedindo resistência.

Leia o artigoícone ler artigo

ARQUIVO - O presidente chadiano Mahamat Deby Itno participa de sua cerimônia de posse em N'djamena, Chade, quinta-feira, 23 de maio de 2024. (AP Photo/Mouta Ali, arquivo)

NOTÍCIAS

ícone de assinanteChade rompe acordo de defesa com a França, um tapa na cara de Paris

Não há indícios de que Paris tenha sido informada antes do anúncio, feito enquanto o ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Noël Barrot, visitava N'Djamena na quinta-feira.

Leia o artigoícone ler artigo

EM MAPAS

ícone de assinanteEm mapas: Imagens de satélite revelam destruição massiva no sul do Líbano

De acordo com dados derivados de uma análise de imagens de satélite, quase 40% dos edifícios da área foram destruídos pelo exército israelense, que afirma ter descoberto um volume significativo de armas e munições.

Leia o artigoícone ler artigo


Paris, França 25 de março de 2019 - O Presidente da República Popular da China é recebido no Palais de l'Elysee. Na presença do CEO da LVMH, Bernard Arnault, e sua esposa Helene Mercier Arnault.

INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteBernard Arnault faz de tudo para ingressar na prestigiosa sociedade científica

Raphaëlle Bacqué

Leia o artigoícone ler artigo

Nesta imagem de captura de tela do vídeo fornecido pelo Gabinete de Imprensa do Governo Israelense, o Primeiro-Ministro Israelense Benjamin Netanyahu faz uma declaração televisionada na terça-feira, 26 de novembro de 2024, em Jerusalém, Israel. (Gabinete de Imprensa do Governo Israelense via AP)

NOTÍCIAS

ícone de assinantePor que a França ofereceu garantias a Netanyahu sobre o mandado de prisão do TPI

Stéphanie Maupas

Leia o artigoícone ler artigo

O presidente francês Emmanuel Macron, à esquerda, recebe o primeiro-ministro britânico Keir Starmer na segunda-feira, 11 de novembro de 2024, no Palácio do Eliseu, em Paris, antes das cerimônias que marcam o 106º aniversário do Armistício, uma celebração da amizade entre seus países, enquanto nações ao redor do mundo prestam homenagem aos seus soldados mortos na Primeira Guerra Mundial. (AP Photo/Aurelien Morissard)

COLUNA

ícone de assinanteCom o retorno de Trump à Casa Branca, o Reino Unido corre para reconstruir laços com a UE

Philippe Ricard

Leia o artigoícone ler artigo

A SpaceX lança seu quinto teste de voo da Starship do Complexo de Lançamento 1 na Starbase em Boca Chica, Texas, no domingo, 13 de outubro de 2024. O propulsor Super Heavy decolou com sucesso e completou uma queima de subida de duração total antes de executar outra separação bem-sucedida de estágio quente, completando sua manobra de flip, queima de boostback e terminando com uma captura perfeita pela primeira vez pelo Mechazilla. A Starship fez uma reentrada controlada, passando com sucesso pelas fases de aquecimento de pico e pressão aerodinâmica máxima e demonstrando a capacidade de controlar o veículo usando seus flaps enquanto descia pela atmosfera em velocidades hipersônicas. Em seguida, executou sua primeira manobra de flip e queima de pouso, seguida por um mergulho suave da nave no Oceano Índico. Foto SpaceX/UPI via Newscom/upiphotosthree033657/UPI/Newscom/SIPA/2410132345

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteAs atividades espaciais estão colocando em risco a atmosfera superior da Terra?

Pierre Barthélémy

Leia o artigoícone ler artigo

Máscaras no estúdio de Erhard Stiefel, designer de máscaras do Théâtre du Soleil desde 1975. Paris, 23 de outubro.

LEITURA LONGA

ícone de assinanteCom sua última produção, a gigante do teatro francês Ariane Mnouchkine está em pé de guerra

Joelle Gayot

Leia o artigoícone ler artigo

COLUNA

ícone de assinanteCabos submarinos danificados: 'A cooperação entre fabricantes e marinhas nacionais tornou-se essencial'

Jean-Michel Bézat

Leia o artigoícone ler artigo

COLUNA

ícone de assinanteMenos trabalho remoto também pode significar menos libido

Nicolas Santolaria -

Leia o artigoícone ler artigo

ENTREVISTA

ícone de assinanteBassirou Diomaye Faye: 'Em breve não haverá mais tropas francesas no Senegal'

Em entrevista ao Le Monde, o presidente senegalês, defensor da política soberanista, discute o massacre de Thiaroye em 1944 e o relacionamento que pretende estabelecer com a França, cuja influência está sendo cada vez mais desafiada na África francófona.

Leia o artigoícone ler artigo

ENTREVISTA

ícone de assinanteMichel Hazanavicius, diretor de 'The Most Precious of Cargoes': 'A animação nos permite contar histórias sem mostrá-las'

Em entrevista ao Le Monde, o cineasta explica por que escolheu esse estilo de cinema para retratar o Holocausto.

Leia o artigoícone ler artigo

ícone de assinanteBernard Arnault presta depoimento como testemunha no julgamento do ex-chefe de espionagem: "Não vou responder a essas perguntas idiotas!"

Diante de inúmeras perguntas da equipe de defesa, o CEO da LVMH rapidamente perdeu a calma.

Leia o artigoícone ler artigo

RECURSO

ícone de assinanteIsraelenses em Kiryat Shmona testam possível retorno

A cidade, localizada no norte do país, dentro do alcance do fogo do Hezbollah, foi evacuada no dia seguinte aos massacres de 7 de outubro. Desde então, aqueles que ficaram têm esperança de um retorno à normalidade, embora ainda não acreditassem em paz duradoura.

Leia o artigoícone ler artigo

'Angela, me perdoe': Putin nega ter assustado Merkel intencionalmente com cachorro

A ex-chanceler alemã Angela Merkel, que tem um medo bem documentado de animais, relembrou o tenso encontro em suas memórias divulgadas na terça-feira, acusando Putin de convidar o animal de estimação como uma "demonstração de poder".

Leia o artigoícone ler artigo

ANÁLISE

ícone de assinanteExposição 'Migrations du vivant' em Bordéus: Uma janela para animais e plantas em movimento

Viaje pela Terra ou apenas algumas dezenas de metros: o Museu de Bordeaux nos lembra que a vida é cheia de movimento e que ela também estrutura os reinos animal e vegetal.

Leia o artigoícone ler artigo