Facebook

Twitter

19 maio, 2022

Mujica diz que Europa repete erros do passado na guerra na Ucrânia

Em sua videocoluna para a DW, Pepe Mujica fala sobre a responsabilidade da Europa em relação à guerra na Ucrânia e afirma que o Velho Continente não aprendeu com as guerras do passado. Segundo Mujica, a dissolução mal feita da Guerra Fria e a inércia europeia ao observar a expansão da Otan em direção ao Leste Europeu permitiu a germinação do conflito atual.

"Hoje temos uma Europa pálida, que não soube continuar com o processo que havia sido iniciado com [Charles] De Gaulle, com [Konrad] Adenauer, de construir uma paz longa e duradoura que obviamente tinha que chegar aos Urais", disse Mujica. "E agora a Europa está em conflito porque mais uma vez caímos na doença do nacionalismo."

Mujica reafirma que a guerra na Ucrânia impacta o mundo inteiro e que as consequências são sentidas até mesmo em regiões longínquas do conflito. "A Europa tem uma responsabilidade gigantesca. Seria bom que ela tenha a Coragem de assumir isso", concluiu.




José Alberto Mujica Cordano, conhecido popularmente como Pepe Mujica, é um agricultor e político uruguaio tendo sido Presidente da República Oriental do Uruguai entre 2010 e 2015. Após deixar a presidência, foi senador de março de 2015 até agosto de 2018. 
Nascimento: 20 de maio de 1935 (idade 86 anos), Montevidéu, Uruguai
Cônjuge: Lucía Topolansky (desde 2005)


Cidad3: Arte - Conhecimento - Solidariedade!!!
Imprensa Livre!!!