Facebook

Twitter

24 dezembro, 2019

Charlie Spencer Chaplin - Entre todos, o primeiro....



25/12/1977 Nos deixa, aos 88 anos, enquanto dormia em sua Mansão em Corsier-sur-Vevey, Suíça,  o Genial CHARLIE SPENCER CHAPLIN (1977)
Nascido num subúrbio de Londres, CHARLIE CHAPLIN, o Pai de CARLITOS, o Genial e Doce vagabundo. O Pai de CHAPLIN recebera este nome em Memória do Pintor Acadêmico Franco-Inglês CHARLES CHAPLIN (1825/1891) que seria seu distante parente. Era um Cômico dotado de Bela Voz de Barítono. A Mãe, Hannah Hill era uma Cantora e Atriz de opereta. Seu Pai deixou de ser contratado e tornou-se alcoólatra. Partiu aos 37 anos. A Mãe perdeu a Voz e teve de renunciar a carreira. Devido as falhas de sua Mãe, na idade de 5 anos, CHAPLIN apareceu pela 1a. vez num Palco.
Por causa da miséria, Hannah, CHAPLIN e seu irmão Sidney passaram momentos dolorosos. Com a Mãe doente, Vivendo apenas de minguados ganhos com a costura, eles foram recolhidos no asilo de pobres de Lamberth. Aos 6 anos, CHAPLIN e o irmão foram separados da Mãe para irem Estudar. Começou a Trabalhar muito Jovem como vendedor de Jornais, Tipógrafo, fabricante de Brinquedos, soprador de vidro, recepcionista de médico, etc. Aos 17 anos, seu irmão o levou para falar com Fred Karno, que Sidney Trabalhava. Aos 19 anos, CHAPLIN já era um nome Famoso do "Vaudeville" Teatro Musical/Cômico Londrino, contratado por Fred Karno.
Realizou Mais de 80 Filmes em sua Carreira. Os Mais Lembrados: CARLITOS, O REPORTER (14); O IMIGRANTE (17); VIDA DE CACHORRO (18); O GAROTO (21); EM BUSCA DO OURO (25); O CIRCO (28); LUZES DA CIDADE (31); TEMPOS MODERNOS (36); O GRANDE DITADOR (38); MONSIEUR VERDOUX (47); LUZES DA RIBALTA (52); UM REI EM NOVA YORK (57) e A CONDESSA DE HONG KONG (66).
Em 1972, não Mais em Atividade, a Academia Cinematográfica para se redimir do Grande pecado de não reconhece-lo, enquanto ele Atuava e Dirigia seus Filmes, e os EUA por não ter entendido e ter  perseguido tanto CHAPLIN; entregou a ele um Oscar pelo conjunto de toda a sua Obra: "A junta de Diretora da Academia de Artes e Ciência Cinematográficas, pelo presente, concede o Prêmio Especial de Honra a CHARLIE CHAPLIN, cujo o Gênio transformou uma Indústria em Arte". Na entrega, o público Aplaudiu CHAPLIN de pé, Calorosamente. O "velho" CARLITOS não agüentou e chorou.
Em 04/03/1975, Sagrou-se Sir do Império Britânico comanda máxima na Inglaterra. Foi Condecorado pela própria Rainha Elizabeth II, mas com uns 40 anos de atraso.
CHALIE SPENCER CHAPLIN CARLITOS: Cidadão do mundo, Ator, Compositor, Roteirista e Diretor. Fanático pela Perfeição, Capaz de perder semanas inteiras em busca da Melhor maneira de se Filmar alguns minutos de rolo. Repetia tanto as Cenas que quase levava seus técnicos à loucura, gastando película mais do que qualquer Diretor daquela época. Em todos seus Filmes percebe-se a mesma preocupação com os pequenos detalhes.
Por isso. CHAPLIN é o Diretor dos Diretores. O Mestre dos mestres. CHALIE SPENCER CHAPLIN CARLITOS foi um defensor da Liberdade.
Recomendo, além dos Filmes de CHAPLIN, o Filme CHAPLIN, que Conta a sua História. Baseada em seu Livro de Memórias MINHA VIDA, com o Ator.



Frases
"A Persistência é o Caminho do Êxito"
"Pertenço ao mundo e ele me estrangula"
"Meu enorme pecado foi e ainda é o de Ser Independente. Embora não pertenço ao rol dos comunistas, recuso-me a entrar na trilha dos que odeiam".
"Ao contrário de Freud, não Acredito que o Sexo seja mais Importante elemento da complexidade de nossa conduta. Frio, fome e vergonha da penúria afetam de maneira ainda mais profunda a nossa psicologia"
"Eu tive muitos apertos na Vida"
"Amo o público, mas não o Admiro. Como individuo sim. Mas como multidão não passa de um monstro sem cabeça"
LUZES DA RIBALTA, 1952.
Frases sobre Ele
Num Jantar em Hollywood para Celebrar seu aniversário, CHAPLIN Divertiu seus convidados a Noite inteira Imitando pessoas que Conhecia: homens, mulheres, crianças, seu motorista, seus empregados, Japoneses, seus Secretários. Finalmente Cantou em plenos pulmões uma Ária de Ópera Italiana. Alguém exclamou:
"Ora, CHARLIE, não Sabia que você Cantava tão bem" ele respondeu:
"Mas eu não Canto nada. Estava só Imitando Caruso
Edgar Fuler, Escritor, 1946.
"CHAPLIN não é um Negociante. Mas não há quem o faça abaixar um centavo em seu preço"
Samuel Goldwyn, Produtor.
"Ele tinha pena que tudo que tropeçava, chorava ou abanava a causa. Acima de tudo, tinha pena de si mesmo. Nunca houve um Retrato tão Vivido e chocante da autopiedade, quanto o de CARLITOS com uma Rosa na mão"
Robert Hatch, Jornalista, 1952.
"Uma criança-problema que se tornou um Gênio Obstinado, egocêntrico, desconfiado, irritante e Adorável"
Mary Pickfor, Atriz.
" Quando ele usou a Voz para dizer o que passava em sua Mente , era como uma criança de oito anos Escrevendo uma Letra para a 9ª Sinfonia de Beethoven"
Billy Wilder, Cineasta, 1970.
"O Riso esperanto. Com a colaboração de CARLITOS, não há dúvida de que a Torre de Babel teria sido concluída"
Jean Cocteau, Poeta.
"CHAPLIN não era obrigado ser um homem Interessante, Virtuoso ou modesto. El tem o Sagrado Direito de Ser ou parecer um chato".
Carlos Heitor Cony, Escritor, 1967.
"Há uma Cidade em ti que não Sabemos"
Carlos Drummond de Andrade, Poeta em "Canto ao homem do povo", 1946.
"O filho da Mãe é um Bailarino. O Maior que já houve. Se passar perto de mim, estrangulo-o"
W.C.Fields, Ator.
"O Gênio de CHAPLIN estava na Comédia. Como homem não tinha o menor Senso de Humor"
Lita Grey, EX-mulher, 1983.


Filhos

06/1919 – 1º , junto com Mildred, morreu ao completar 3 dias

28/06/1925 – CHARLIE PENSCER CHAPLIN, Jr.
30/03/1926 – Sidney Earle CHAPLIN
Filhos com Lita Grey

10/1944 – Geraldine
01/1946 – Michael Jonh
1948 – Josephine
20/05/1951 – Victoria
08/1953 – Eugene
23/05/1956 - Jane
03/12/1959 – Anette Emile
08/07/1962 – Christopher
Filhos com Oona O’ Neill

Casamentos
1º. Mildred Harris – ela com 16 ele com 29 anos – 1918 – divorcio em 1920.
2º. Lita Grey – ela com 16 ele com 35 anos – 1924 – divórcio 1927.
3º. Paulette Goldadard – ela com 19 ele com 44 anos – 1933 – divórcio 1938.
4º. Oona O’ Neill – ela com 18 ele com 54 anos – 16 de Abril de 1943.
Viveram juntos até 25/12/1977. Filha de Eugene O’Neill, Escritor/Dramaturgo, Prêmio Nobel.

Livro “CHAPLIN por ele mesmo”




16 de Abril de 1889.

287 Kennington Road. O domicilio dos CHAPLIN, em 1889, foi considerado a Casa Natal de CHARLES SPENCER, por quase todos os seus Biógrafos. Adotamos sua tese. Mas a certidão de Nascimento nunca foi Publicada. R. J. Minney (sem oferecer provas) indica como lugar de Nascimento o bairro Londrino de Bermondsey, na margem direita do Tamisa, perto de Tower Brgidge.

Nome Homenagem ao Pintor Franco-Ingles CHARLIE CHAPLIN (1825/91), seu parente distante.

CHARLIE CHAPLIN, Pai, Cantor típico no Música Hall. Escreve e Compõe suas Canções.
Hannah Hill, Mãe, família Inglesa com ascendências irlandês-Espanhola. Com 16 anos foge para tornar-se Bailarina, usando o Nome de Florence ou Lily Harley – 1º. Casamento com bookmaker Sidney Hankes tem 3 filhos: Sidney (1885), Guy e Wheeler Druden. Depois do divorcio, fica apenas com Sidney. Abandona a Dança para Cantar em duo com seu novo marido.

Março/1894, o Pai morre no hospital Saini Thomas, ponte de West Minter, enfrente ao parlamento. É enterrado no cemitério de Tootings.

1901 – Representa SHELOCK HOLMES (Conan Doyle)

1905: Eduardo VII, Rainha Alexandra e o Rei da Grécia assiste uma Apresentação dele.

1926 – Lucien Wahl Escreve no Cinemagazine (Paris): “O Prêmio Nobel do Cinema, quando for Fundado deverá ser conferido a CARLITOS

1927 – Na França, André Suares, fala do “Coração Ignóbil de CARLITOS”, Acrescentando “O Sentimentalismo é a Alma da Platéia, embriaga a multidão com seus andrajos e lágrimas”

12/1947 – CHAPLIN Publica no “Reynold’s News”, de paris, o artigo “Eu declaro guerra a Hollywood”

1948 – Associação Francesa de critica de Cinema pede Prêmio Nobel da Paz para CHARLIE CHAPLIN.
1948 – Sidney CHAPLIN, Jr Abriu, perto de Hollywood, um Teatro com 3 dos seus Amigos. É apoiado, mas não Financiado pelo Pai.

1952 – Filme LUZES DA RIBALTA. Estréia no Odeon Theatre, Londres. A 1ª Apresentação foi dada em Beneficio do Royal London Society For Teaching and Trainning The Blind. A Princesa Margareth Assistiu ao Espetáculo.

1963 – “In CARLITOS – Uma Antologia” – agência EDITORA Íris, SP.

1964 – publicação de MY AUTOBIOGRAPIRY, Edição de The Brodley Head, Londres, traduzido em quase todos os idiomas, com Grande Sucesso de Livraria.

1975 – Além de outras inúmeras Honrarias, CHAPLIN foi Agraciado com o título de Doutor Honoris Causa em Letras pela Universidade de Durham. Recebe o Prêmio de Cultura da federação de Sindicatos da Alemanha Federal. A Academia de Artes e Ciência Cinematográficas de Hollywood outorga-lhe o Oscar. A Suprema Premiação da Sétima Arte. Tem 86 anos quando a Rainha da Inglaterra lhe concede o título, há muito solicitado por diversos Setores internacionais: Cavaleiro da Ordem do Império Britânico. Anunciado no principio do ano é-lhe entregue a 04 de março, no Palácio de Buckingham – cerca de 3 quilômetros das ruas miseráveis em que Cresceu e das escolas para órfãos e abandonados que frequentou (recordam as Agências Noticiosas). Sir CHARLIE SPENCER CHAPLIN comparece perante Elizabeth II numa cadeia de rodas, embora Altivo e sem revelar a emoção aparente, enquanto a Orquestra dos Welsh Guards Toca o tema de LUZES DA RIBALTA.

1977 – Noite de Natal – Sir CHARLIE SPENCER CHAPLIN, aos 88 anos de idade, falece em sua Mansão, Manoir de Ban – no vilarejo de Corsier, pouco acima de Vevey Suíça, rodeado por Oona, 8 dos 10 filhos e dos 7 netos. A Imprensa Falada e Escrita do mundo inteiro traça o elogio duma Vida acidentada: “Era um homem Rico, Respeitado, adulado e Amado. Completa o ciclo biológico e sua existência cumprira-se. No mesmo instante um pequeno vagabundo-errante, e sapatos rotos, chapéu de coco e imensa bengala sacolejante, sem eira nem beira, entra na Imortalidade”

03/03/1978 – uma macabra Notícia surpreende o mundo: alguém roubou a urna funerária de CHAPLIN.


FRASES

“Num Filme o que importa não é a Realidade, mas o que dela possa extrair a Imaginação”

“Reconheço que o tempo e as circunstâncias me têm Favorecidos. O mundo cumulou-se de Afeições, Inspirei Amor e também ódio. Deu-me a Vida o que havia de Melhor e um pouco do pior”

“Não Sou político, sou Principalmente um Individualista. Creio na Liberdade, nisto se resume a minha política. Sou pelos homens essas é a minha Natureza”

“A Obra Cômica se Realizada com a Vida, pode ser tão Grandiosa quanto uma tragédia Grega”

“Conhecer o homem – esta é a base de todo o meu Sucesso”

“Fui e sou apenas um palhaço. Isso me coloca numa categoria muito acima de qualquer político”

“Um dia vou Interpretar Jesus.  Fui feito para o papel. Pareço-me com ele, sou judeu e Comediante, o que me permite ver o Personagem com Objetividade”

“Uma das coisas mais depressa aprendidas no Teatro é o fato do povo, em geral, gostar de ver as pessoas Ricas em maus lençóis. Isso acontece porque 9 entre 10 dos humanos São pobres e tem, interiormente, ciúmes da Riqueza do outro décimo. Se, pelo contrário de qualquer pobre mulher domestica, em vez de Rir, teriam por ela compaixão”

“Sou um Poeta. Um Anarquista Espiritual. Não Sou um patriota. Sou Amoral. Sou Artista”

“Para fazer Comédia, só preciso de um parque, um policial e uma garota Bonita”

“ Se Soubesse os horrores que se passavam nos campos de concentração, não teria feito O Grande Ditador”

“Não me considero como cidadão de nenhum país em particular. Sou um Cidadão do mundo”.

“Em toda a minha vida me opus à violência e Penso que a bomba atômica, a arma mais atroz que se possa conceber, mantém de tal forma o horror e o receio que o número de meio-louco vai aumentar consideravelmente”.

“Os críticos Americanos São, na maior parte, agentes de Publicidade não disfarçados”.

“Não Penso que se deve dividir as pessoas em categorias segunda as suas opiniões. Isto Conduz ao fascismo. Por minha parte, não pertenço a nenhum partido político. A Vida tornou-se realmente demasiado técnica e cada um de Nós deveria andar sempre com um guia de regras e etiquetas no bolso. Porque agora, basta descer com o pé esquerdo para ser tido como comunista”

“A coisa mais triste que posso Imaginar é me ver habituado ao Luxo”

“Que Eu Seja um Comediantes, mas, um COMEDIANTE QUE PENSA”

“A Finalidade do Cinema é a de nos transportar ao Reino da Beleza”

“A Arte é uma Emoção adicional Justa posta a Vida técnica apurada”

“O Personagem CARLITOS é para mim uma terrível Responsabilidade”

“Considero que não se deve perder tempo com qualquer coisa que não Conhece Bem. Prefiro mil vezes obter o Riso por um ato Inteligente do que por meio de banalidades ou brutalidades. Não há Mistério para fazer Rir o público. Todo o meu Segredo foi o de ter mantido os olhos aberto e o espírito Vigilante em relação a todos os incidentes Capazes de Serem Utilizados em Meus Filmes. Estudei o homem porque, sem o Conhecer, nada poderia ter feito na minha Profissão. E, como dizia, o Conhecimento do homem está na base de todo o êxito”

“O Alto clero católico Americano defende posições políticas das mais reacionárias. A sua Organização manifestou uma Grande indulgência para com os Filmes de gângster, mas condenou, sob pretexto de violência, Filmes onde se espremiam muito indiretamente, Certas tendências Progressistas”

“A Beleza é a única coisa Preciosa da Vida. É difícil encontra-la, mas quem consegue, Descobre tudo”

“Tentemos o impossível. não esqueçamos que os grandes acontecimentos na história da humanidade tem tido as conquistas do que parecia impossível

“Sou Principalmente um Individualista. Creio na Liberdade. Nisto se resume a minha política. Sou pelos homens. Esta é minha Natureza. Não devo ser tomado por um ultra patriota. O chaunismo Conduz ao hitlerismo”

“Receio pelo Nosso futuro. O Nosso mundo já não é o mundo dos Grandes Artistas. É um mundo espumante, Agitado, amargo. Um mundo invadido, inundado pela política”

“Nunca me Senti tão Perfeitamente Feliz. Pretende-se que a Vida começa as 40 anos, nada mais falso. É só aos 50 que se começa a Gozar verdadeiramente a Vida. Nunca apreciei tanto o momento presente como no da em que Festejei os meus 58 anos”

“Não Sou um panfletário: Escrevo o que considero Vital, Cômico e dramático. Se consigo isso num Filme, então Eu o considero Bom”

“O Amor é ajudado pela Força. A Doçura do Perdão traz a Esperança e a Paz”
(Epigrafe que o próprio CHAPLIN Escreveu)

“Seria um Filme que acentuasse a sua Virilidade e não a sua resignação, embora insistindo em suas Qualidades de Condutor dos homens”
(Sobre um filme sobre Cristo)

“Vou fazer 63 anos, mais 35 do que ela, mas a sua maturidade me torna Consciente da Minha rudeza. Minha mulher deu-me 9 anos de Maior Felicidade. Ter encontrado a Felicidade, na minha idade, fez de mim um dos homens mais Felizes da Terra. Temos 4 filhos Adoráveis. Sou feito para ter uma Grande Família. Antigamente estava muita vezes num tal estado de Excitação nervosa que a queda de uma caixa de fósforos bastava para me fazer Saltar e gritar de irritação. Hoje, quanto entro, depois de um dia de trabalho encarniçado, as crianças podem fazer muito barulho, o Bebê chorar, os mais velhos correr e Rir por toda Casa, minha mulher ralhar com eles e eu digo somente: Graças a Deus, eis-me de novo em Casa”

“Sem dúvida, os Poetas constituem uma classe Superior e como Individuo São Agradáveis, Tolerantes e de Excelente convívio”

“A Beleza existe em tudo, tanto no Bem quanto no mal. Mas, somente os Artistas e Poetas Sabe, encontra-la”

“O caminho da Vida pode Ser o da Liberdade e da Beleza, porém nós nos desviamos dela. A cobiça envenenou a Alma dos homens”

“Não Sigo um Roteiro de Existência. Nenhuma Filosofia. Sábios ou tolos temos todos que Batalhar com a Vida. Oscilo em meio a contradições”

“Quem está distante sempre nos causa maior Impressão”

"O Ser humano não morre quando deixa de Viver, mas quando deixa de Amar"


Chaplin é talvez o único homem que é, no mundo inteiro, Reconhecido pelos homens da rua, o único do qual todos se lembram com Gratidão”
Manchester Guardian
Celebridades do Século 20


4o. CHARLES CHAPLIN - O Mais Sincero Sorriso das Telas.
CARLITOS, o Vagabundo Mais Genial do Cinema, não foi uma Criação fantasiosa de um Artista. O homem que trouxe ao mundo, o Inglês CHARLES SPENCER CHAPLIN, Conhecia muito Bem as misérias da Vida.
Nascido em 1889, ficou orfão de pai ainda Bebê e foi abandonado pela mãe antes dos 10 anos (ela foi Viver num hospicio), Ele perambulou pelas ruas pobres de Londres e Ganhava Moedas Sapateando. Com 23 anos, foi levado para os EUA, com sua Companhia de Teatro e lá foi convidado para fazer de uma nova e Revolucionária Arte: o Cinema.
Atrás e na frente das Câmeras, Revelou-se um dos Artistas Mais Completos do Século e Ensinou a todos que a Comédia comporta a tragédia - e vice-versa.
Seus Maiores Filmes foram Realizados  entre as décadas de 10 e 40 - entre eles O VAGABUNDO (16), O GAROTO (21), LUZES DA RIBALTA (31), TEMPOS MODERNOS (36) e O GRANDE DITADOR (40).
Teimoso, Lutou contra a introdução do Som no cinema - "a fala está arruinando a Beleza do Silêncio" - mas perdeu a Batalha. Também perdeu a guerra das Ideologias no país que o acolhera e dera Fama: foi apontado como Simpatizante do comunismo e teve de deixar os EUA, em 1953, para Viver na Suiça. Depois de 3 casamentos, 9 filhos e Filmes Inesquecíveis, CHAPLIN foi lembrado em 1972, quando recebeu um Oscar pelo conjunto da Obra.
Tres anos mais tarde, recebeu o título de SIR dado pela Rainha Elizabeth II.
O homem que "Viveu para os homens" como gostava de dizer, morreu dormindo na Noite de Natal de 1977.

LUZES DA RIBALTA
Vidas que se acabam a Sorrir
Luzes que se apagam nada mais
É Sonhar em vão tentar nos outros
Iludir se o que se foi
Para Nós voltará jamais
Para que chorar o que passou
Lamentar perdidas ilusões
Se o Ideal que sempre nos Acalentou
Renascerá em outros corações.

SORRIA (SMILE)
Sorria,
embora seu coração esteja magoado.
Sorria, mesmo que ele esteja machucado.
Enquanto houver nuvens no Céu.
Você continuará a Viver, se você Sorrir.
Apesar de seus temores e tristezas
Sorria, e porventura amanhã.
Você verá o Sol voltar a Brilhar por sua causa
Ilumine sua face com Felicidade. Esconda traço de tristeza
Ainda que um temor possa estar sempre tão próximo
É o tempo de você continuar tentando
Sorria, qual a vantagem do choro?
Você Sentirá que a Vida é ainda valida
Se você Sorrir....