Facebook

Twitter

16 novembro, 2019

Animação perdida da Disney de 1928 é recuperada no Japão

Curta-metragem de Oswald, o Coelho Sortudo, o antecessor de Mickey Mouse, foi encontrado na coleção de pesquisador japonês


OSWALD, O COELHO SORTUDO, NO CURTA NECK N' NECK (FOTO: DISNEY/KOBE PLANET FILM ARCHIVE)

Antes de ser um rato, Mickey Mouse, que acaba de completar 90 anos, foi um coelho. Chamado de Oswald, o Coelho Sortudo, o personagem foi criado por Walt Disney em setembro de 1927. No ano seguinte, o empresário perdeu os direitos autorais do coelhinho, e acabou o transformando no rato mais famoso do planeta.

No total, Disney desenvolveu 26 curtas-metragens de Oswald. Muitos deles se perderam com o tempo mas, segundo o jornal japonês Asahi Shimbum, a cópia física de um desses filmes foi encontrada na coleção de Yasushi Watanabe, um pesquisador de 84 anos que é apaixonado por animação.

Na adolescência, Watanabe comprou o curta em uma banca na cidade de Osaka. O rolo estava entitulado como "Mickey Manga Spide" e continha uma versão de dois minutos de Neck n' Neck, produção estrelada por Oswald. O curta agora está no Kobe Planet Film Archive, no Japão.

LIVRO SOBRE OS CURTAS PERDIDOS DO PERSONAGEM OSWALD, O COELHO SORTUDO, DE WALT DISNEY (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Uma delas foi Watanabe que, ao ler a obra, se deu conta que talvez aquela cópia de dois minutos fosse uma das relíquias perdidas de Disney. E era mesmo. "Eu sou fã da Disney há tanto tempo que estou feliz em poder colaborar", afirmou ele ao Asahi Shimbum.


OSWALD, O COELHO SORTUDO (FOTO: DIVULGAÇÃO)





Cidad3: Arte - Cultura - Humor!!!  
Imprensa Livre!!!  
Saúde, Sorte e $uce$$o: Sempre!
  http://sulinhacidad3.blogspot.com/ 
 https://twitter.com/SulinhaSVO