Pesquisadores do Samsung AI Center de Moscou desenvolveram uma tecnologia que anima retratos realistas, que pode funcionar em alguns instantes com uma única fotografia estática.
Os resultados são incrivelmente precisos, e transformam qualquer imagem em uma animação. Alguns exemplos usados pelos pesquisadores estão em imagens de Marylin Monroe, Salvador Dali e o quadro Monalisa, por exemplo.
O que torna essa tecnologia tão impressionante é que ela não simplesmente recorta um rosto e cria uma animação baseada em um catálogo de expressões. Em vez disso, o Few-Shot Adversarial Learning usa recursos faciais comuns em humanos para manipular o novo rosto. Basicamente, a tecnologia aprende a aparência da pessoa e usa o que sabe sobre as expressões humanas e combina as duas. Mais impressionante ainda, é que ela é capaz de gerar uma cabeça falante em um novo ângulo de visão. Claro que nesses casos não fica tão perfeito a reprodução do rosto em si, mas é uma questão de tempo até que isso seja aperfeiçoado. Quando isso ocorrer, a gente vai começar a se perguntar o que é real ou não. Isso nos faz pensar que esta tecnologia pode ser interessante, mas ao mesmo tempo medonha.
Cidad3: Arte - Conhecimento - Humor!!! Imprensa Livre!!!