Facebook

Twitter

07 março, 2015

Paulistanas e Paulistanas de Coração: Mulheres que marcaram a história da cidade de SP




No próximo domingo, dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Muito mais do que uma data comercial, esse dia marca a história e trajetória das mulheres na sociedade atual. É um dia para relembrar a luta diária por visibilidade e igualdade!
E que melhor forma de comemorar e homenagear todas as mulheres que fazem parte do nosso dia a dia, do que recordando um pouquinho da vida e trajetória de grandes mulheres?
Paulistanas e Paulistanas de coração que marcaram a história:

Anita Malfatti
Anita Catarina Malfatti, Paulistana de 1889. 

Pintora, desenhista e professora, Anita Malfatti foi um dos grandes nomes da vanguarda modernista brasileira. Paulistana de 1889, teve participação na Semana de Arte Moderna de 1922, sempre questionando a situação atual e chocando com suas famosas obras, como “A Boba”.

Tomie Ohtake
Tomie morou durante muito tempo na Mooca

Artista Plástica de renome, Tomie Ohtake, nasceu no Japão, mas se naturalizou brasileira, ou melhor, Paulistana. Com mais de cinquenta anos de carreira, Tomie sempre teve uma relação de amor com a cidade.  Morou durante muito tempo na Mooca, mais precisamente na Rua da Paz, onde tinha também seu ateliê. Ganhadora de diversos prêmios e autora de famosas obras e instalações era considerada a “dama das artes plásticas brasileira”. Os paulistanos podem sempre lembrar da sua relação com São Paulo, visitando o Instituo Tomie Ohtake,
inaugurado na cidade em 2001.

Elis Regina

Um das mais belas vozes brasileiras, Elis deixa saudades. 
Elis Regina Carvalho Costa, conhecida popularmente como Elis Regina, foi uma das mais belas vozes brasileiras que já existiu. A cantora, nascida em 1945, encantou gerações com sua presença de palco e sua personalidade. Engajada politicamente, participou de movimentos de renovação política e cultural brasileira, com voz ativa na campanha pela Anistia de exilados brasileiros. Algumas de suas interpretações ficaram muito famosas na época, como “O bêbado e a equilibrista” (letra e música de João Bosco e Aldir Blanc). 

Pagu
Patrícia Rehder Galvão, mais conhecida como Pagu, nasceu em São Paulo em 1910. Escritora, jornalista, tradutora e desenhista foi uma das grandes mulheres do movimento modernista brasileiro, mesmo não participando ativamente da Semana Moderna de 1922. Militante do Partido Comunista, Pagu fazia parte também do movimento antropofágico da época, ao lado do marido Oswald de Andrade. Lutou pelos direitos trabalhistas e escreveu diversos ensaios e livros, alguns sob o pseudônimo de Mara Lobo. Chegou a morar na Liberdade, no Brás, na Aclimação e na Bela Vista, passando seus últimos dias em no Litoral, na cidade de Santos.
        
Foto: Wikimedia/ divulgação.

Hilda Hilst

Hilda: grande escritora brasileira. 

Nascida em 1930, Hilda Hilst foi uma poeta, dramaturga e cronista brasileira. Com mais de 40 livros escritos e publicados entre 1950 e 2000, foi considerada um das principais escritoras em língua portuguesa do século XX. Chegou a estudar no colégio Santa Marcelina e a frequentar o Curso Clássico da Escola Mackenzie, morando, durante algum tempo, em um apartamento na Alameda Santos. Ganhou diversos prêmios, como o “Prêmio Jabuti”. Suas obras foram traduzidas para o alemão, francês, inglês, italiano e espanhol, ganhando prestígio mundial.

Maysa

Maysa nasceu no RJ, mas se mudou para SP ainda pequena. 

Maysa Figueira Monjardim, conhecida também como Maysa Matarazzo, foi uma cantora, compositora e atriz brasileira. Nasceu no Rio de Janeiro em 1936, mas se mudou para São Paulo ainda pequena. Seu interesse pelas artes começou muito cedo. Aos 12 anos, compôs uma de suas primeiras músicas, “Adeus”. Manteve uma carreira de sucesso, entre altos e baixos de sua vida pessoal. Inovou, mesmo estando no auge, e se saiu muito bem como uma das intérpretes da bossa-nova brasileira.

Laerte

Laerte nasceu em São Paulo, em 1951. 

Laerte Coutinho, mais conhecida como Laerte, é uma cartunista e chargista, considerada uma das figuras mais importantes e influentes no Brasil. Nascida em São Paulo, em 1951, é autora de diversos HQ’s famosos, como “Piratas do Tietê”. Faz críticas pontuais sobre a vida contemporânea, sempre com um toque de humor. Além de ter diversas obras publicadas e charges em um dos principais jornais da cidade, também escreveu para a “TV Colosso” e para a “TV Pirata”.  Em 2012, fundou a Abrat – Associação Brasileira de Transgêneros, inovando e promovendo conversa e debate em torno do tema da transgeneridade. 

Rita Lee

Rita Lee: Paulistana da Vila Mariana. 

Rita Lee nasceu em 1947, na Vila Mariana, em São Paulo. Cantora, atriz, compositora, escritora e ativista, ficou conhecida como a “Rainha do Rock Brasileiro”. Construiu uma carreira que começou com o rock, mas que ao longo dos anos flertou com diversos gêneros, como a MPB, o pop e a música eletrônica. Além da música, também participou de diversos trabalhos na televisão e no cinema. Como escritora, lançou em parceria com Laerte, o livro “Storynhas”. Até hoje, canta e encanta com novos e velhos hits como “Reza” e “Lança Perfume”.

E também:

Lilian PacceJornalista e crítica de moda brasileira. 

Foto: divulgação oficial.
 
Maria Esther BuenoPaulistana e ex-tenista brasileira, atuante nas décadas de 50, 60 e 70. 


Maria LenkFoi a principal nadadora brasileira, tendo sido a única mulher do país a ser introduzida no Swimming Hall of Fame, em Fort Lauderdale, Flórida. 

Foto: divulgação oficial.
Maitê ProençaAtriz, apresentadora e escritora.


Negra Li
Cantora, compositora e rapper brasileira.

Renata Falzoni
Fotógrafa, videorrepórter, bike repórter, cicloativista e uma das fundadoras do Night Biker's Club do Brasil no ano de 1989.


Sandra Annenberg Jornalista e ex-atriz.


Ana Paula Arósio Atriz e ex-modelo brasileira.



Mara Gabrilli Psicóloga , publicitária e política brasileira.


 
Glória Kalil Jornalista, empresária e consultora de moda.


Carla Pernambuco Cozinheira, apresentadora e empresária. Seu restaurante Carlota faz muito sucesso na capital.


Fonte: agenda@cidadedesaopaulo.com