Facebook

Twitter

30 janeiro, 2015

Caminhos de São Paulo – Sé e São Paulo: uma cidade com o mundo dentro.

Chega aqui no São Paulo Antiga mais uma novidade para os nossos leitores. Trata-se dos curtas "Caminhos de São Paulo". Estes pequenos vídeos que estamos produzindo mostram caminhadas nossas pelas ruas e avenidas de São Paulo.
Nosso objetivo é mostrar a diversidade de pessoas, costumes e construções existentes em São Paulo de uma maneira diferente e divertida. Afinal se há algo dinâmico em nosso cotidiano, são as nossas ruas.
Para estrear, uma caminhada pelo centro Paulistano pelo seguinte trajeto: Praça da Sé, Rua Direita, Praça do Patriarca, Viaduto do Chá, Rua Barão de Itapetininga, Avenida Ipiranga, Avenida Cásper Líbero, Estação da Luz e por fim Jardim da Luz.

Caminhos de São Paulo – Sé em São Paulo Antiga

sao-paulo-mast-01
São Paulo não só é a maior metrópole da América latina, coração da economia brasileira, como uma cidade onde o mundo convive, onde comunidades vindas de todo o planeta encontraram um lar.  25 de janeiro, São Paulo faz 461 anos de crescimento imparável, com uma história riquíssima.
O que diriam os  12 padres jesuítas que construíram, na pequena povoação de São Paulo de Piratininga, um colégio para evangelizar os índios locais, se vissem a gigantesca cidade em que esta se  transformou,  461 anos depois. O nome São Paulo foi  dado porque o Colégio dos Jesuítas foi fundado no dia 25 de janeiro, data em que a Igreja católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso.
Foi no ano de 1554, e a ideia coube ao padre jesuíta  José de  Anchieta, uma das figuras centrais na sua história . Nos primeiros tempos, São Paulo teve uma importância relativa: durante dois séculos foi uma vila pobre e isolada e, durante um período significativo, foi a única Vila no interior do Brasil.
A descoberta de ouro e outras riquezas mudaram  a face de São Paulo. A 11 de Julho de 1711 é elevada à condição de cidade e, após a independência do Brasil, D.Pedro I concedeu-lhe o título de Imperial cidade, em 1823.
Com o advento da República velha, nas primeiras décadas do século XX, a cidade torna-se, definitivamente, na grande metrópole brasileira, com a industrialização,  acontecimentos culturais com a Semana de Arte modernista, em 1922, ou a construção de edifícios icónicos como o edifício Martinelli, em 1929.
Atualmente São Paulo é uma gigantesca metrópole com cerca de 11 milhões de habitantes, recenseados em 2014, constituindo a sétima cidade mais populosa do mundo e representando 11,5 % do PIB brasileira. Extraordinária é sua  a diversidade populacional: nela coabitam, além da brasileira,  comunidades como a italiana, a judaica, japonesa,  libanesa , árabe  e portuguesa  que possuem as maiores aglomerações fora dos seus respectivos países e, por exemplo, a maior comunidade migrante de regiões  como a nordestina.
No Domingo várias iniciativas vão recordar esta efeméride tão especial. São Paulo, a cidade que tem dentro de si o mundo, faz uns gloriosos 461 anos de vida !
Parabéns !
Paulo César