Facebook

Twitter

14 dezembro, 2014

Jovem muda vida de povoado africano ao criar programa que conecta pacientes com médicos de países desenvolvidos

Josh Nesbit sempre soube que tinha vocação para a medicina. E essa certeza se manteve quando ele ingressou na Universidade de Stanford. Porém, ao viajar para conhecer o interior do Malawi, no sudeste da África, Josh viveu uma experiência que alterou ligeiramente o seu objetivo de origem.
No Malawi rural, o norte-americano conheceu pacientes que precisavam caminhar por 80 ou mais quilômetros para poder ter uma consulta médica. Mas Josh também percebeu que no pequeno vilarejo de Namitete o seu celular pegava tão bem quanto na Califórnia. E foi ligando esses dois pontos que surgiu a organização sem fins lucrativos Medic Mobile.
Através de mensagens de texto que podem ser enviadas pelos modelos mais simples de celular, a Medic Mobile conecta pacientes de regiões pobres e inóspitas com médicos de países desenvolvidos. Para isso foi desenvolvido um sistema que permite aos profissionais de saúde explicar sintomas, transmitir receitas médicas e acompanhar o tratamento apenas trocando SMS’s.
A ferramenta foi testada inicialmente no Hospital Saint Gabriel, no próprio Malawi, no ano de 2010. Em seis meses de programa-piloto, foram economizadas 1200 horas de trabalho dos funcionários, 3 mil dólares com o combustível que era usado nos deslocamentos e mais de 100 pacientes tiveram sintomas de tuberculose identificados através do sistema. No final de 2013, já eram quase 8 mil profissionais de saúde conectados à Medic Mobile em 21 países, a maioria na África Subsaariana.
Será que Josh, o inventor da plataforma que queria ser médico, teria conseguido ajudar mais pessoas apenas atendendo em seu consultório?
medicmobile11
medicmobile13
medicmobile14
medicmobile15
medicmobile17
medicmobile18
medicmobile16
medicmobile20
medicmobile02
medicmobile06
medicmobile05
medicmobile12
medicmobile08

 
 Hypeness - Inovação e criatividade para todos.