Da Agência Brasil
Aos 104 anos, o cineasta português Manoel de Oliveira continua dirigindo filmes. Desde seu primeiro filme, o documentário Douro, Faina Fluvial (1931), até o último, Conquistador Conquistado (2012), Manoel de Oliveira já dirigiu mais de 50 filmes, entre curtas, documentários e longas-metragens, e é o mais velho diretor de cinema ainda em atividade.
Para homenagear o trabalho e a vida do cineasta, o Instituto Tomie Ohtake apresenta, até o dia 10 de novembro, uma exposição em São Paulo. A grande estrela da exposição Manoel de Oliveira: Uma História no Cinema são trechos de filmes dirigidos pelo cineasta, embora também estejam presentes manuscritos, fotografias e textos. A exposição, que tem curadoria de Paula Fernandes, integra a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Na exposição, o visitante poderá fazer uma analogia entre a vida de Manoel de Oliveira e a própria história do cinema, observando como o diretor trouxe as descobertas da imagem em movimento, do som, da cor e das técnicas digitais de filmagem para suas obras. E poderá conhecer mais sobre a vida de Oliveira, que, além de cineasta, foi ator, trapezista, atleta e corredor de automóveis.
Mais informações sobre a exposição, que é gratuita, podem ser encontradas no site http://www.institutotomieohtake.org.br.
Sabedoria, Saúde e $uce$$o: Sempre.