Facebook

Twitter

25 fevereiro, 2013

Boletim Rets - 22/02/2013


Prezado/a leitor/a,

Confira as novidades mais recentes na Rets:

Medidas protetivas: proteção ou invasão da privacidade?
Artigo da jornalista Ligia Martins de Almeida expõe a falta de preparo da mídia brasileira no tratamento do caso de invasão da privacidade da mulher portadora de deficiência que foi impedida de ter filhos pela justiça brasileira. 


Contradições das políticas voltadas aos idosos são evidenciadas em estudo do Ipea
A nota técnica "Envelhecimento Populacional, Perda de Capacidade Laborativa e Políticas Públicas", lançada ontem pelo Ipea, avaliou o impacto das políticas de reposição de renda voltadas à população idosa na redução da pobreza, assim como suas contradições. Segundo o estudo, os indivíduos estão preenchendo os requisitos para a aposentadoria ainda muito jovens. Consequentemente, aposentam-se cedo e retornam ao mercado de trabalho. Por outro lado, a legislação exerce, também, o papel de “expulsão” do mercado de trabalho, que é o caso da aposentadoria compulsória para os servidores públicos aos 70 anos.


Transformando a filantropia no Brasil: o fenômeno da Rede de Fundos Independentes para a Justiça Social
Neste artigo inédito, Cindy Lessa e Graciela Hopstein apresentam tendências do cenário da filantropia no Brasil, analisando tanto os impasses e as adversidades que as organizações sociais enfrentam para mobilizar recursos e alcançar a sustentabilidade, como também apontando para as oportunidades e inovações. As autoras abordam o fenômeno dos denominados fundos independentes, atualmente reunidos na Rede de Fundos Independentes para a Justiça Social.


Fundação Ford abre vaga para a área de mídia e liberdade de expressão
O escritório da Fundação Ford no Brasil, cuja sede fica no Rio de Janeiro, contrata profissional para a vaga de oficial de programa na área de mídia e liberdade de expressão. É preciso comprovada experiência no campo da comunicação, formação educacional apropriada; habilidade demonstrada de desenvolver programas e estratégias inovadoras e habilidade para trabalhar com colegas de origens e perspectivas plurais. Candidatos/as com experiência anterior nos campos da justiça e equidade racial terão preferência.


Muito além do peso
O Instituto Alana e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar realizam no dia 26 de fevereiro a exibição do documentário “Muito além do peso”, no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto. O filme aborda a questão da obesidade infantil no Brasil e no mundo. Após a exibição haverá debate com a participação da diretora Estela Renner; da ministra Tereza Campello, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e de um representante do Ministério da Saúde. Também estarão na mesa Marcos Nisti, do Instituto Alana, Elisabetta Recine, conselheira do Consea e um representante da Organização Pan-Americana de Saúde.


Fundação Xuxa Meneghel contrata para sua coordenação executiva
A Fundação Xuxa Meneghel está selecionando profissional para a coordenação geral da entidade. São requisitos para o cargo: formação superior na área de Educação, Ciências Sociais, ou Ciências Humanas; conhecimento do contexto e das políticas nacionais de direitos da criança e do adolescente; experiência no Terceiro Setor ou na área social da gestão pública; experiência na coordenação de programas, projetos sociais e equipes; capacidade de interlocução e representação político-institucional e habilidade para captação de recursos. O escritório da fundação fica em Pedra de Guaratiba, no Rio de Janeiro.


Aberta a convocatória do Fundo de Apoio para Jovens Feministas
O fundo FRIDA faz a segunda chamada de apoio a grupos feministas liderados por mulheres e jovens transgêneros com menos de 30 anos de idade. O FRIDA é uma iniciativa que patrocina e reforça a participação e liderança de jovens ativistas feministas em todo o mundo. Podem se candidatar grupos formados ou liderados por mulheres ou jovens transgêneros que tenham o compromisso de promover e proteger os direitos destas populações a partir de uma perspectiva feminista.


Veja também no Nupef


Jovens de Teresina produzem vídeos sobre direitos humanos e Internet
Confira os vídeos que resultaram da primeira Oficina Avançada de Vídeo do projeto freenet?film, em Teresina - que reuniu jovens entre 16 e 30 anos, com o objetivo de produzir materiais em vídeo abordando temas relacionados à liberdade na Internet. A atividade foi realizada em parceria com Instituto Comradio do Brasil, e faz parte do processo de mobilização do freenet?film, um projeto coordenado pelo Instituto NUPEF, pelo Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), pelo Intervozes, e pelo Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS/FGV). O objetivo do freenet? é realizar um documentário colaborativo que exponha como as pessoas estão atentas aos desafios para assegurar que a Internet se fortaleça, respeitando a autonomia e os direitos dos usuários. Saiba como participar do projeto, enviando seus vídeos e histórias.


Quer mais informações?
SIGA A RETS NO TWITTER: @RevistaRets

Acompanhe a atualização de nossos artigos, cursos, eventos, editais e oportunidades de trabalho – além de muitos retweets interessantes! 

Cordialmente,

Graciela Selaimen
Editora Rets

 
De: editorarets@rets.org.br <editorarets@rets.org.br>
Assunto: Boletim Rets - 22/02/2013
Para: sulinha3@yahoo.com.br