Facebook

Twitter

24 outubro, 2012

Musas do Samba - Renatta VaiVai

 

"O samba é uma família, que exige respeito e reconhecimento, por ter uma história, uma raiz, e um legado"

É preciso explicar para alguns, mesmo que esse alguns seja poucos o porque que o samba é uma família, o porque que merecemos respeito, e o porque que necessitamos de um fortalecimento cultural do nosso samba raiz.
Sem impor respeito forçado por uma pessoa em especial, sem força reconhecimento...
, sem mentiras e preconceitos; sem indiferenças e sem interferência de opiniões pessoais e criticas.
Eu, Renatta, não andei e nem percorri caminhos difíceis e tão longos como muitas representantes do samba brasileiro, mas o pouco que percorri fiz de valioso, único e verdadeiro, sem questionamento, tornei tal experiência como aprendizado, porque eu quero deixar um legado e nada mais.
É preciso deixar claro que o samba não se limita às coroas e tiaras, nem à prêmios e faixas, nem à títulos e agremiações, nem à fãs e concorrentes, nem à vitórias e percas.
E acima de tudo, nós, como sambistas representantes da cultura tão rica desse país devemos impor pelo menos o mínimo de reconhecimento da nossa cultura.
Pois, podemos ver os falsos sambistas de longe quando eles faltam com respeito com o samba e com qualquer sambista.
No samba não há espaço para nenhum sentimento de rancor ou ódio, não há lugar para criticas dispensáveis e muito menos para opinião de pessoas que não sabem interpretar a beleza natural de todo esse conjunto chamado SAMBA.
Faço das minhas palavras um manifesto intencional para cada apelo critico e imoral sem fundamentos e provas. Defendo aqui todas as sambistas. Sambistas, é o seu brilho que engrandece nosso samba.
Para cada rainha há o seu povo e sua coroa.
Deixe as criticas para as rainhas que ainda não conquistou e não conquistará a coroa e muito menos seu povo!

"Seguimos um legado deixado pelos mestres que já não está entre nós, a raiz do samba está neste legado, um tesouro que não haverá de ser esquecido e nem destruído por ninguém"

Renatta VaiVai
 
 

 
 
Viva Clara Claridade