Facebook

Twitter

27 outubro, 2012

98º aniversário de Jackie Coogan, “O Garoto”.

Filho de John Henry Coogan e Lillian Rita Coogan, Jackie Coogan iniciou sua carreira no teatro Vaudeville, onde foi descoberto por Charlie Chaplin. Curiosamente, Coogan adorava imitar Chaplin, fato que chamou a atenção do gênio do cinema, que rapidamente o contratou para seu próximo filme, O Garoto (1921). Antes disso, o pequeno ator ainda fez uma pequena participação, não creditada, no filme Skinner´s Baby, de 1917.

O papel mais famoso de Coogan, em 1921.
O seu personagem em O Garoto lhe rendeu fama e dinheiro, entretanto, sua fortuna foi rapidamente desintegrada pela sua mãe e padrasto, que não a souberam administrar. Tudo foi gasto com extravagância, que iam de casacos de pele, diamantes e carros. Em 1938, já com 24 anos, Coogan processou-os, entretanto, apenas recebeu 126 mil dólares, retirando os gastos com o processo. Quando precisou de auxílio financeiro, Chaplin passou a ajudá-lo. Devido a batalha judicial contra seus pais, Coogan abriu precedentes para a promulgação de uma lei americana (California Child Actor´s) que protege os artistas mirins, obrigando o empregador a reservar 15% dos ganhos da criança em um fundo. A lei ficou conhecida como Coogan Bill ou Coogan Act. Além da proteção financeira, a lei ainda cita pontos como a jornada de trabalho, garantia mínima de escolaridade e outros direitos trabalhistas.


Outro personagem marcante de Coogan foi o Tio Fester, da sitcom “A Família Addams”, de 1960.
Jackie casou-se 4 vezes, teve 4 filhos. Em 1 de março de 1984, Coogan faleceu após ter sofrido uma parada cardíaca no Santa Monica Medical Center, na Califórnia. Seu corpo descansa no cemitério Culver City´s Holy Cross.
Se vivo, o eterno garoto de Chaplin estaria fazendo 98 anos de idade.


De: Blog Chaplin <donotreply@wordpress.com>
Assunto: Daily digest for 27/10/2012
Para:
sociedadevivaclaraclaridade@yahoo.com.br


Viva Clara Claridade