04 julho, 2012

04/Julho/1865 - Publicação de Alice no País das Maravilhas.


Alice no País das Maravilhas (título original em inglês: Alice's Adventures in Wonderland, frequentemente abreviado para "Alice in Wonderland") é a obra mais conhecida de Charles Lutwidge Dodgson, publicada a 4 de julho de 1865 sob o pseudónimo de Lewis Carroll. É uma das obras mais célebres do gênero literário nonsense. O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas, revelando uma lógica do absurdo característica dos sonhos. Este está repleto de alusões satíricas dirigidas tanto aos amigos como aos inimigos de Carrol, de paródias a poemas populares infantis ingleses ensinados no século XIX e também de referências linguísticas e matemáticas frequentemente através de enigmas que contribuíram para a sua popularidade. É assim uma obra de difícil interpretação pois contém dois livros num só texto: um para crianças e outro para adultos.
Este livro possui uma continuação Alice do Outro Lado do Espelho, e ambos influenciam ainda diversos autores e filmes como A Liga Extraordinária, de Alan Moore e Sandman, de Neil Gaiman.

AlicesAdventuresInWonderlandTitlePage.jpg
Página do título da primeira edição.



‎147 anos de Alice no País das Maravilhas!

Alice no País das Maravilhas (título original em inglês: Alice's Adventures in Wonderland, frequentemente abreviado para "Alice in Wonderland") é a obra mais conhecida de Charles Lutwidge Dodgson, publicada a 4 de julho de 1865 sob o pseudónimo de Lewis Carroll. É uma das obras mais célebres do gênero literário nonsense. O livro conta a história de uma m...
enina chamada Alice que cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas, revelando uma lógica do absurdo característica dos sonhos. Este está repleto de alusões satíricas dirigidas tanto aos amigos como aos inimigos de Carrol, de paródias a poemas populares infantis ingleses ensinados no século XIX e também de referências linguísticas e matemáticas frequentemente através de enigmas que contribuíram para a sua popularidade. É assim uma obra de difícil interpretação pois contém dois livros num só texto: um para crianças e outro para adultos.


"Comece pelo começo, siga até chegar ao fim e então, pare."
— Lewis Carroll em Alice no País das Maravilhas
 

Jonnhy Deep como "Chapeleiro Maluco"
 
 
 
Saúde, Sorte e Suce$$o: Sempre.
 
@SulinhaSVO
 
 
 
 

Retrato de Dodgson em 1863.
Retrato de Alice Liddell no Verão de 1858.
Ilustração de Alice cercada pelos personagens do País das Maravilhas, Peter Newell. (1890)
Alice's Adventures in Wonderland - Carroll, Robinson - S001 - Cover.jpg